A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História

The porrajmos – as the gipsies in the Roma group call the Nazi genocide promoted by the Nazis in the 20th century - was the consequence of a long process of anti-Roma in Europe, and despite being a very significant event in the history of Roma peoples, it is, even today, a learning content little...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vale, Lucas Medeiros de Araújo
Outros Autores: Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-51265
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Role-Playing Game (RPG)
Ciganos
Ensino de história
Base Nacional Comum Curricular
Porrajmos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Role-Playing Game (RPG)
Ciganos
Ensino de história
Base Nacional Comum Curricular
Porrajmos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Vale, Lucas Medeiros de Araújo
A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
description The porrajmos – as the gipsies in the Roma group call the Nazi genocide promoted by the Nazis in the 20th century - was the consequence of a long process of anti-Roma in Europe, and despite being a very significant event in the history of Roma peoples, it is, even today, a learning content little taught in Basic Education, in view of the absence of affirmative public policies and teaching materials for this. Faced with this problem-situation, this research had as its central theme the development of a pedagogical tool for the teaching of porrajmos. We delimited the research to the development of the Role Playing Game – RPG, entitled "The last song of Birkenau", which aims to contribute to the mastery of a skill in the curricular component History, described in the National Common Curriculum Base, for the 9th year of Education Fundamental, which dialogues directly with the theme. The methodological flow of this research was elaborated taking as reference the projective and epistemological paradigm of Design, through the Design Science Research approach, in the form of applied research, and resulted in the production of: 1) a game-book for the player; 2) a teacher's game book; 3) six character cards; and 4) a game website. By developing an educational game that addresses Gypsy histories and cultures, and which is directly related to a skill described in the BNCC, in addition to promoting greater visibility for Gypsies, we seek to enable other teachers to access a learning object with potential playful, transformative, collaborative, interactive and creative.
author2 Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
author_facet Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Vale, Lucas Medeiros de Araújo
format masterThesis
author Vale, Lucas Medeiros de Araújo
author_sort Vale, Lucas Medeiros de Araújo
title A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_short A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_full A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_fullStr A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_full_unstemmed A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_sort última canção de birkenau (rpg): desenvolvimento de um role-playing game sobre o genocídio cigano para o ensino de história
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265
work_keys_str_mv AT valelucasmedeirosdearaujo aultimacancaodebirkenaurpgdesenvolvimentodeumroleplayinggamesobreogenocidiociganoparaoensinodehistoria
AT valelucasmedeirosdearaujo ultimacancaodebirkenaurpgdesenvolvimentodeumroleplayinggamesobreogenocidiociganoparaoensinodehistoria
_version_ 1773959664567844864
spelling ri-123456789-512652023-02-10T21:20:57Z A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História Vale, Lucas Medeiros de Araújo Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira http://lattes.cnpq.br/8698223241960222 http://lattes.cnpq.br/8670475877813913 Petry, Arlete dos Santos http://lattes.cnpq.br/7426037066308934 Bittencourt, Ana Beatriz Bahia Spinola Goldfarb, Maria Patrícia Lopes Role-Playing Game (RPG) Ciganos Ensino de história Base Nacional Comum Curricular Porrajmos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The porrajmos – as the gipsies in the Roma group call the Nazi genocide promoted by the Nazis in the 20th century - was the consequence of a long process of anti-Roma in Europe, and despite being a very significant event in the history of Roma peoples, it is, even today, a learning content little taught in Basic Education, in view of the absence of affirmative public policies and teaching materials for this. Faced with this problem-situation, this research had as its central theme the development of a pedagogical tool for the teaching of porrajmos. We delimited the research to the development of the Role Playing Game – RPG, entitled "The last song of Birkenau", which aims to contribute to the mastery of a skill in the curricular component History, described in the National Common Curriculum Base, for the 9th year of Education Fundamental, which dialogues directly with the theme. The methodological flow of this research was elaborated taking as reference the projective and epistemological paradigm of Design, through the Design Science Research approach, in the form of applied research, and resulted in the production of: 1) a game-book for the player; 2) a teacher's game book; 3) six character cards; and 4) a game website. By developing an educational game that addresses Gypsy histories and cultures, and which is directly related to a skill described in the BNCC, in addition to promoting greater visibility for Gypsies, we seek to enable other teachers to access a learning object with potential playful, transformative, collaborative, interactive and creative. O porrajmos – como os ciganos do grupo rom nomeiam genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX – foi a consequência de um longo processo de anticiganismo na Europa, e apesar de ser um evento significativo na história dos povos ciganos, é, ainda hoje, um conteúdo de aprendizagem pouco ensinado no Ensino Básico, tendo em vista a ausência de políticas publicas afirmativas e materiais didáticos sobre a temática. Diante desta situação-problema, esta pesquisa teve como tema central o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino do porrajmos. Delimitamos a pesquisa ao desenvolvimento do jogo de Role Playing Game – RPG, intitulado "A última canção de Birkenau", que visa contribuir com o domínio de uma habilidade do componente curricular História, descrito na Base Nacional Comum Curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental, que dialoga diretamente com a temática. O fluxo metodológico desta pesquisa foi elaborado tomando como referência o paradigma projetivo e epistemológico do Design, por meio da abordagem Design Science Research, em forma de pesquisa aplicada, e teve como resultado a produção de: 1) um livro-jogo do jogador; 2) um livro-jogo do professor; 3) seis cartas de personagens; e 4) um site do jogo. Ao desenvolver um jogo educacional que aborda as histórias e culturas ciganas, e que se relaciona diretamente com uma habilidade descrita na BNCC, além de promover uma maior visibilidade aos ciganos, busca-se possibilitar a demais professores o acesso a um objeto de aprendizagem com potencial lúdico, transformador, colaborativo, interativo e (cri)ativo. 2023-02-10T21:20:09Z 2023-02-10T21:20:09Z 2022-12-15 masterThesis VALE, Lucas Medeiros de Araújo. A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História. Orientador: Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui. 2022. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS