Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história

O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como obj...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreira, Maria Eduarda Oliveira
Outros Autores: Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-51059
record_format dspace
spelling ri-123456789-510592023-01-27T12:15:17Z Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história Moreira, Maria Eduarda Oliveira Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/5469866709210973 http://lattes.cnpq.br/2481333551162411 Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Fernandes, Aline de Medeiros Santos, Gillyane Dantas dos História oral Narrativas docentes Professores de história CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como objetivo analisar, através das narrativas de história oral, as motivações que levaram professores de História a escolherem e permanecerem na carreira docente. Para isso foram utilizadas seis narrativas orais de professores de História que atuaram na rede básica durante os anos 1970-2000, essas entrevistas fazem parte do acervo digital do projeto. Como metodologia utilizamos a História Oral, orientada pelos princípios de Meihy e Holanda (2017) e procedimentos utilizados por Pranto (2018). Os principais autores que dialogam com a pesquisa são: Nóvoa (2013), Goodson (2013) e Portelli (2016). Identificamos por meio da análise das narrativas, à luz do referencial teórico, o quanto é evidente o entrecruzamento das experiências da vida com as carreiras docentes e que o contexto vivido, os marcadores sociais e as experiências escolares influenciam diretamente nas trajetórias docentes. Também compreendemos que a motivação e permanência dos professores na docência em História se deu por influência de fatores diferentes, como a identificação com professores ou familiares, o contexto vivenciado, a busca por mercado de trabalho, realização pessoal e profissional. Consideramos que as narrativas orais de professores em seu processo dialógico tem muito a nos falar sobre educação, contribuindo assim para as discussões e pesquisas acerca do desenvolvimento profissional e identidade docente como também para a formação e protagonismo dos professores. 2023-01-27T12:15:15Z 2023-01-27T12:15:15Z 2022-12-16 bachelorThesis MOREIRA, Maria Eduarda Oliveira. Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic História oral
Narrativas docentes
Professores de história
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle História oral
Narrativas docentes
Professores de história
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Moreira, Maria Eduarda Oliveira
Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
description O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como objetivo analisar, através das narrativas de história oral, as motivações que levaram professores de História a escolherem e permanecerem na carreira docente. Para isso foram utilizadas seis narrativas orais de professores de História que atuaram na rede básica durante os anos 1970-2000, essas entrevistas fazem parte do acervo digital do projeto. Como metodologia utilizamos a História Oral, orientada pelos princípios de Meihy e Holanda (2017) e procedimentos utilizados por Pranto (2018). Os principais autores que dialogam com a pesquisa são: Nóvoa (2013), Goodson (2013) e Portelli (2016). Identificamos por meio da análise das narrativas, à luz do referencial teórico, o quanto é evidente o entrecruzamento das experiências da vida com as carreiras docentes e que o contexto vivido, os marcadores sociais e as experiências escolares influenciam diretamente nas trajetórias docentes. Também compreendemos que a motivação e permanência dos professores na docência em História se deu por influência de fatores diferentes, como a identificação com professores ou familiares, o contexto vivenciado, a busca por mercado de trabalho, realização pessoal e profissional. Consideramos que as narrativas orais de professores em seu processo dialógico tem muito a nos falar sobre educação, contribuindo assim para as discussões e pesquisas acerca do desenvolvimento profissional e identidade docente como também para a formação e protagonismo dos professores.
author2 Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
author_facet Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
Moreira, Maria Eduarda Oliveira
format bachelorThesis
author Moreira, Maria Eduarda Oliveira
author_sort Moreira, Maria Eduarda Oliveira
title Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
title_short Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
title_full Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
title_fullStr Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
title_full_unstemmed Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
title_sort narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059
work_keys_str_mv AT moreiramariaeduardaoliveira narrativasdocenteshistoriasdevidaecarreiradocentedeprofessoresdehistoria
_version_ 1773959427409313792