Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história
O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como obj...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-51059 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-510592023-01-27T12:15:17Z Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história Moreira, Maria Eduarda Oliveira Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/5469866709210973 http://lattes.cnpq.br/2481333551162411 Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Fernandes, Aline de Medeiros Santos, Gillyane Dantas dos História oral Narrativas docentes Professores de história CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como objetivo analisar, através das narrativas de história oral, as motivações que levaram professores de História a escolherem e permanecerem na carreira docente. Para isso foram utilizadas seis narrativas orais de professores de História que atuaram na rede básica durante os anos 1970-2000, essas entrevistas fazem parte do acervo digital do projeto. Como metodologia utilizamos a História Oral, orientada pelos princípios de Meihy e Holanda (2017) e procedimentos utilizados por Pranto (2018). Os principais autores que dialogam com a pesquisa são: Nóvoa (2013), Goodson (2013) e Portelli (2016). Identificamos por meio da análise das narrativas, à luz do referencial teórico, o quanto é evidente o entrecruzamento das experiências da vida com as carreiras docentes e que o contexto vivido, os marcadores sociais e as experiências escolares influenciam diretamente nas trajetórias docentes. Também compreendemos que a motivação e permanência dos professores na docência em História se deu por influência de fatores diferentes, como a identificação com professores ou familiares, o contexto vivenciado, a busca por mercado de trabalho, realização pessoal e profissional. Consideramos que as narrativas orais de professores em seu processo dialógico tem muito a nos falar sobre educação, contribuindo assim para as discussões e pesquisas acerca do desenvolvimento profissional e identidade docente como também para a formação e protagonismo dos professores. 2023-01-27T12:15:15Z 2023-01-27T12:15:15Z 2022-12-16 bachelorThesis MOREIRA, Maria Eduarda Oliveira. Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
História oral Narrativas docentes Professores de história CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
História oral Narrativas docentes Professores de história CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Moreira, Maria Eduarda Oliveira Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
description |
O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como objetivo analisar, através das narrativas de história oral, as motivações que levaram professores de História a escolherem e permanecerem na carreira docente. Para isso foram utilizadas seis narrativas orais de professores de História que atuaram na rede básica durante os anos 1970-2000, essas entrevistas fazem parte do acervo digital do projeto. Como metodologia utilizamos a História Oral, orientada pelos princípios de Meihy e Holanda (2017) e procedimentos utilizados por Pranto (2018). Os principais autores que dialogam com a pesquisa são: Nóvoa (2013), Goodson (2013) e Portelli (2016). Identificamos por meio da análise das narrativas, à luz do referencial teórico, o quanto é evidente o entrecruzamento das experiências da vida com as carreiras docentes e que o contexto vivido, os marcadores sociais e as experiências escolares influenciam diretamente nas trajetórias docentes. Também compreendemos que a motivação e permanência dos professores na docência em História se deu por influência de fatores diferentes, como a identificação com professores ou familiares, o contexto vivenciado, a busca por mercado de trabalho, realização pessoal e profissional. Consideramos que as narrativas orais de professores em seu processo dialógico tem muito a nos falar sobre educação, contribuindo assim para as discussões e pesquisas acerca do desenvolvimento profissional e identidade docente como também para a formação e protagonismo dos professores. |
author2 |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros |
author_facet |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Moreira, Maria Eduarda Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Moreira, Maria Eduarda Oliveira |
author_sort |
Moreira, Maria Eduarda Oliveira |
title |
Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
title_short |
Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
title_full |
Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
title_fullStr |
Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
title_full_unstemmed |
Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
title_sort |
narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059 |
work_keys_str_mv |
AT moreiramariaeduardaoliveira narrativasdocenteshistoriasdevidaecarreiradocentedeprofessoresdehistoria |
_version_ |
1773959427409313792 |