Narrativas docentes: histórias de vida e carreira docente de professores de história

O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como obj...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreira, Maria Eduarda Oliveira
Outros Autores: Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51059
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Resumo:O presente trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos durante a participação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ UFRN no projeto de pesquisa "Caminhos do Ensino de História: o saber e o fazer docente na educação básica (1970-2000)” em 2021 e 2022. Tem como objetivo analisar, através das narrativas de história oral, as motivações que levaram professores de História a escolherem e permanecerem na carreira docente. Para isso foram utilizadas seis narrativas orais de professores de História que atuaram na rede básica durante os anos 1970-2000, essas entrevistas fazem parte do acervo digital do projeto. Como metodologia utilizamos a História Oral, orientada pelos princípios de Meihy e Holanda (2017) e procedimentos utilizados por Pranto (2018). Os principais autores que dialogam com a pesquisa são: Nóvoa (2013), Goodson (2013) e Portelli (2016). Identificamos por meio da análise das narrativas, à luz do referencial teórico, o quanto é evidente o entrecruzamento das experiências da vida com as carreiras docentes e que o contexto vivido, os marcadores sociais e as experiências escolares influenciam diretamente nas trajetórias docentes. Também compreendemos que a motivação e permanência dos professores na docência em História se deu por influência de fatores diferentes, como a identificação com professores ou familiares, o contexto vivenciado, a busca por mercado de trabalho, realização pessoal e profissional. Consideramos que as narrativas orais de professores em seu processo dialógico tem muito a nos falar sobre educação, contribuindo assim para as discussões e pesquisas acerca do desenvolvimento profissional e identidade docente como também para a formação e protagonismo dos professores.