A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira

Financial education – also called financial literacy – is a process in which knowledge about financial products is disseminated in society and people are guided to develop the necessary skills to make conscious financial decisions, according to the risks and existing opportunities. The main objectiv...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreira, Matheus da Silva
Outros Autores: Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51017
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-51017
record_format dspace
spelling ri-123456789-510172023-06-22T18:09:34Z A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira The Brazilian Financial Education Olympics and its potential to assess the international recommendations on financial education Moreira, Matheus da Silva Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de Serafini, Paula Gonçalves http://lattes.cnpq.br/2610553476171705 Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de Serafini, Paula Gonçalves http://lattes.cnpq.br/2610553476171705 Pignataro, Thelma Educação financeira Ensino médio Recomendações internacionais Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) Financial education Secondary education International recommendations Financial education – also called financial literacy – is a process in which knowledge about financial products is disseminated in society and people are guided to develop the necessary skills to make conscious financial decisions, according to the risks and existing opportunities. The main objective of this study is to analyze the potential of adopting international recommendations on financial education in Brazil, for secondary education in the years 2019 to 2021. For this, bibliographical research and documental analysis were combined with a quali-quantitative approach to identify the topics considered in the questions of the OBEF tests, compared them with the ENEF recommendations and analyze the international recommendations on the teaching of financial education. The tests were built with the intention to correspond to the age of their participants, focusing on themes that are more appropriate to the individuals' growth phase and guided by international recommendations for the promotion of financial education. A educação financeira – também chamada de letramento financeiro ou alfabetização financeira – é um processo em que se dissemina na sociedade o conhecimento sobre os produtos financeiros e orienta-se as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para tomar decisões financeiras conscientes, de acordo com os riscos e oportunidades existentes. O objetivo principal deste estudo é analisar o potencial da adoção das recomendações internacionais sobre a educação financeira no Brasil, para o ensino médio nos anos de 2019 a 2021. Para isso, combinou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental com abordagem quali-quantitativa para identificar os temas abordados nas questões das provas da OBEF, compará-los com as recomendações da ENEF e analisar as recomendações internacionais sobre o ensino da educação financeira. As provas foram construídas com o intuito de corresponder à idade dos seus participantes, concentrando-se em temas mais adequados à fase de formação dos indivíduos e alinhada às recomendações internacionais para a promoção da educação financeira. 2023-01-23T18:51:52Z 2023-01-23T18:51:52Z 2022-12-07 bachelorThesis MOREIRA, Matheus da Silva. A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira. Orientadora: Edna Maria da Silva Medeiros de Oliveira. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51017 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração Departamento de Ciências Administrativas
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação financeira
Ensino médio
Recomendações internacionais
Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF)
Financial education
Secondary education
International recommendations
spellingShingle Educação financeira
Ensino médio
Recomendações internacionais
Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF)
Financial education
Secondary education
International recommendations
Moreira, Matheus da Silva
A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
description Financial education – also called financial literacy – is a process in which knowledge about financial products is disseminated in society and people are guided to develop the necessary skills to make conscious financial decisions, according to the risks and existing opportunities. The main objective of this study is to analyze the potential of adopting international recommendations on financial education in Brazil, for secondary education in the years 2019 to 2021. For this, bibliographical research and documental analysis were combined with a quali-quantitative approach to identify the topics considered in the questions of the OBEF tests, compared them with the ENEF recommendations and analyze the international recommendations on the teaching of financial education. The tests were built with the intention to correspond to the age of their participants, focusing on themes that are more appropriate to the individuals' growth phase and guided by international recommendations for the promotion of financial education.
author2 Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de
author_facet Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de
Moreira, Matheus da Silva
format bachelorThesis
author Moreira, Matheus da Silva
author_sort Moreira, Matheus da Silva
title A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
title_short A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
title_full A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
title_fullStr A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
title_full_unstemmed A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
title_sort olimpíada brasileira de educação financeira e o seu potencial de avaliar as recomendações internacionais sobre educação financeira
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51017
work_keys_str_mv AT moreiramatheusdasilva aolimpiadabrasileiradeeducacaofinanceiraeoseupotencialdeavaliarasrecomendacoesinternacionaissobreeducacaofinanceira
AT moreiramatheusdasilva thebrazilianfinancialeducationolympicsanditspotentialtoassesstheinternationalrecommendationsonfinancialeducation
AT moreiramatheusdasilva olimpiadabrasileiradeeducacaofinanceiraeoseupotencialdeavaliarasrecomendacoesinternacionaissobreeducacaofinanceira
_version_ 1773958636200001536