A leitura de imagens por meio de um jogo: uma proposta para o ensino de Artes Visuais

A pesquisa se centra na leitura de imagem por meio de um jogo. Para isso busca compreender o conceito de jogo e suas relações com a aprendizagem, tanto na perspectiva dos caminhos da produção do conhecimento quanto na perspectiva do engajamento propiciado pela ludicidade. Discute a importância da le...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nobre, Iara Queiroz
Outros Autores: Petry, Arlete dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50993
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spelling ri-123456789-509932023-01-19T19:19:26Z A leitura de imagens por meio de um jogo: uma proposta para o ensino de Artes Visuais Nobre, Iara Queiroz Petry, Arlete dos Santos Rupp, Bettina Reale, Heldilene Guerreiro Arte/educação Jogo Leitura de imagem Pintura A pesquisa se centra na leitura de imagem por meio de um jogo. Para isso busca compreender o conceito de jogo e suas relações com a aprendizagem, tanto na perspectiva dos caminhos da produção do conhecimento quanto na perspectiva do engajamento propiciado pela ludicidade. Discute a importância da leitura de imagem para o conhecimento em artes visuais, dando atenção aos estágios da leitura de imagem discutidos por Abigail Housen no artigo The eye of the Beholder: Research, Theory and Practice. Como metodologia de pesquisa o estudo utiliza a pesquisa-ação, com ativa participação de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nestor Lima (Natal/RN) e, como proposta pedagógica realiza oficinas, seguindo a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Sendo assim, ocorre a produção de imagens no formato de cartas de baralho por meio de diferentes técnicas de pintura, a contextualização dessas produções e de imagens de referência e, especialmente, a leitura das cartas de referência e das produzidas pelos participantes. As imagens (cartas) de referência compõem o baralho do jogo Dixit, sendo sua mecânica de jogo a base para a adaptação da experiência de jogo proposta nesta pesquisa. Tendo como objetivo, para além da pintura, a experimentação do jogo como recurso pedagógico para trabalhar a leitura de imagem com os alunos e refletir sobre os resultados, o estudo conclui que a proposta lúdica gerou maior engajamento dos participantes em relação a outros formatos de propostas de ensino, despertou interesse em seguir aprendendo sobre pintura e houve desenvolvimento na habilidade de leitura de imagens com avanço de estágios. 2023-01-19T19:19:24Z 2023-01-19T19:19:24Z 2022-12-09 bachelorThesis NOBRE, Iara Queiroz. A leitura de imagens por meio de um jogo: uma proposta para o ensino de Artes Visuais. Orientadora: Arlete dos Santos Petry. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50993 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN
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A leitura de imagens por meio de um jogo: uma proposta para o ensino de Artes Visuais
description A pesquisa se centra na leitura de imagem por meio de um jogo. Para isso busca compreender o conceito de jogo e suas relações com a aprendizagem, tanto na perspectiva dos caminhos da produção do conhecimento quanto na perspectiva do engajamento propiciado pela ludicidade. Discute a importância da leitura de imagem para o conhecimento em artes visuais, dando atenção aos estágios da leitura de imagem discutidos por Abigail Housen no artigo The eye of the Beholder: Research, Theory and Practice. Como metodologia de pesquisa o estudo utiliza a pesquisa-ação, com ativa participação de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nestor Lima (Natal/RN) e, como proposta pedagógica realiza oficinas, seguindo a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Sendo assim, ocorre a produção de imagens no formato de cartas de baralho por meio de diferentes técnicas de pintura, a contextualização dessas produções e de imagens de referência e, especialmente, a leitura das cartas de referência e das produzidas pelos participantes. As imagens (cartas) de referência compõem o baralho do jogo Dixit, sendo sua mecânica de jogo a base para a adaptação da experiência de jogo proposta nesta pesquisa. Tendo como objetivo, para além da pintura, a experimentação do jogo como recurso pedagógico para trabalhar a leitura de imagem com os alunos e refletir sobre os resultados, o estudo conclui que a proposta lúdica gerou maior engajamento dos participantes em relação a outros formatos de propostas de ensino, despertou interesse em seguir aprendendo sobre pintura e houve desenvolvimento na habilidade de leitura de imagens com avanço de estágios.
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