Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultur...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-50990 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-509902023-01-19T18:34:19Z Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos Silva, Damiana de Oliveira Pereira da Sampaio, Marisa Narcizo 6513575623499803 http://lattes.cnpq.br/6513575623499803 Ribeiro, Vândiner 5257845839536488 http://lattes.cnpq.br/5257845839536488 Aquino, Fernanda Mayara Sales 4331340130870278 http://lattes.cnpq.br/4331340130870278 Escola Currículo Cultura local Interdisciplinaridade Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultura local para uma educação menos preconceituosa e antiracista. Registra estratégias pedagógicas que se desenvolvem a partir do trabalho pedagógico com os conteúdos prescritos e os conhecimentos da cultura local e mostra o papel da escola na valorização e preservação da cultura local. As discussões e reflexões se desdobram a partir da construção, desenvolvimento e resultados de propostas curriculares com base na cultura local, alinhadas aos conceitos de Multiculturalismo e interdisciplinaridade. Para levantar dados, foram realizadas, com ajuda de um roteiro, entrevistas semiestruturadas com o coordenador geral e o gestor de duas escolas que possuem experiência com propostas curriculares na perspetiva da cultura local. Esta pesquisa posssui uma abordagem qualitativa. É embasada pela relação dos dados obtidos nas entrevistas com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. Foi utilizado aporte teórico de alguns autores para fundamentar a pesquisa, como: Alves (2005), Candau (2016), Canen (2005), Fleury (2014), Freire (1996), Moreira (2003), Silva (1999), Teixeira (2007), Tura (2005), Walsh (2009) entre outros. O resultado da pesquisa constatou que uma proposta curricular na perspectiva da cultura local contribui para um ensino comprometido com a diversidade cultural e com o respeito às diferenças, e práticas pedagógicas menos preconceituosas e antirracistas, oferecendo um aprendizado significativo para os sujeitos, contribuindo para a construção de suas identidades e vínculo com a comunidade e valorização de sua cultura, possibilitando, ainda, sua intervenção participativa, autônoma e confiante no mundo que o cerca. 2023-01-19T18:34:18Z 2023-01-19T18:34:18Z 2022-12-20 bachelorThesis SILVA, Damiana de Oliveira Pereira da. Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação educação integral dos sujeitos. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal Do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Escola Currículo Cultura local Interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Escola Currículo Cultura local Interdisciplinaridade Silva, Damiana de Oliveira Pereira da Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
description |
Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultura local para uma educação menos preconceituosa e antiracista. Registra estratégias pedagógicas que se desenvolvem a partir do trabalho pedagógico com os conteúdos prescritos e os conhecimentos da cultura local e mostra o papel da escola na valorização e preservação da cultura local. As discussões e reflexões se desdobram a partir da construção, desenvolvimento e resultados de propostas curriculares com base na cultura local, alinhadas aos conceitos de Multiculturalismo e interdisciplinaridade. Para levantar dados, foram realizadas, com ajuda de um roteiro, entrevistas semiestruturadas com o coordenador geral e o gestor de duas escolas que possuem experiência com propostas curriculares na perspetiva da cultura local. Esta pesquisa posssui uma abordagem qualitativa. É embasada pela relação dos dados obtidos nas entrevistas com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. Foi utilizado aporte teórico de alguns autores para fundamentar a pesquisa, como: Alves (2005), Candau (2016), Canen (2005), Fleury (2014), Freire (1996), Moreira (2003), Silva (1999), Teixeira (2007), Tura (2005), Walsh (2009) entre outros. O resultado da pesquisa constatou que uma proposta curricular na perspectiva da cultura local contribui para um ensino comprometido com a diversidade cultural e com o respeito às diferenças, e práticas pedagógicas menos preconceituosas e antirracistas, oferecendo um aprendizado significativo para os sujeitos, contribuindo para a construção de suas identidades e vínculo com a comunidade e valorização de sua cultura, possibilitando, ainda, sua intervenção participativa, autônoma e confiante no mundo que o cerca. |
author2 |
Sampaio, Marisa Narcizo |
author_facet |
Sampaio, Marisa Narcizo Silva, Damiana de Oliveira Pereira da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Damiana de Oliveira Pereira da |
author_sort |
Silva, Damiana de Oliveira Pereira da |
title |
Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
title_short |
Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
title_full |
Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
title_fullStr |
Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
title_full_unstemmed |
Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
title_sort |
escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990 |
work_keys_str_mv |
AT silvadamianadeoliveirapereirada escolaeculturalocalcontribuicoesdocurriculoparaaeducacaointegraldossujeitos |
_version_ |
1773957768388018176 |