Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos

Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultur...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Damiana de Oliveira Pereira da
Outros Autores: Sampaio, Marisa Narcizo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50990
record_format dspace
spelling ri-123456789-509902023-01-19T18:34:19Z Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos Silva, Damiana de Oliveira Pereira da Sampaio, Marisa Narcizo 6513575623499803 http://lattes.cnpq.br/6513575623499803 Ribeiro, Vândiner 5257845839536488 http://lattes.cnpq.br/5257845839536488 Aquino, Fernanda Mayara Sales 4331340130870278 http://lattes.cnpq.br/4331340130870278 Escola Currículo Cultura local Interdisciplinaridade Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultura local para uma educação menos preconceituosa e antiracista. Registra estratégias pedagógicas que se desenvolvem a partir do trabalho pedagógico com os conteúdos prescritos e os conhecimentos da cultura local e mostra o papel da escola na valorização e preservação da cultura local. As discussões e reflexões se desdobram a partir da construção, desenvolvimento e resultados de propostas curriculares com base na cultura local, alinhadas aos conceitos de Multiculturalismo e interdisciplinaridade. Para levantar dados, foram realizadas, com ajuda de um roteiro, entrevistas semiestruturadas com o coordenador geral e o gestor de duas escolas que possuem experiência com propostas curriculares na perspetiva da cultura local. Esta pesquisa posssui uma abordagem qualitativa. É embasada pela relação dos dados obtidos nas entrevistas com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. Foi utilizado aporte teórico de alguns autores para fundamentar a pesquisa, como: Alves (2005), Candau (2016), Canen (2005), Fleury (2014), Freire (1996), Moreira (2003), Silva (1999), Teixeira (2007), Tura (2005), Walsh (2009) entre outros. O resultado da pesquisa constatou que uma proposta curricular na perspectiva da cultura local contribui para um ensino comprometido com a diversidade cultural e com o respeito às diferenças, e práticas pedagógicas menos preconceituosas e antirracistas, oferecendo um aprendizado significativo para os sujeitos, contribuindo para a construção de suas identidades e vínculo com a comunidade e valorização de sua cultura, possibilitando, ainda, sua intervenção participativa, autônoma e confiante no mundo que o cerca. 2023-01-19T18:34:18Z 2023-01-19T18:34:18Z 2022-12-20 bachelorThesis SILVA, Damiana de Oliveira Pereira da. Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação educação integral dos sujeitos. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal Do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Escola
Currículo
Cultura local
Interdisciplinaridade
spellingShingle Escola
Currículo
Cultura local
Interdisciplinaridade
Silva, Damiana de Oliveira Pereira da
Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
description Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultura local para uma educação menos preconceituosa e antiracista. Registra estratégias pedagógicas que se desenvolvem a partir do trabalho pedagógico com os conteúdos prescritos e os conhecimentos da cultura local e mostra o papel da escola na valorização e preservação da cultura local. As discussões e reflexões se desdobram a partir da construção, desenvolvimento e resultados de propostas curriculares com base na cultura local, alinhadas aos conceitos de Multiculturalismo e interdisciplinaridade. Para levantar dados, foram realizadas, com ajuda de um roteiro, entrevistas semiestruturadas com o coordenador geral e o gestor de duas escolas que possuem experiência com propostas curriculares na perspetiva da cultura local. Esta pesquisa posssui uma abordagem qualitativa. É embasada pela relação dos dados obtidos nas entrevistas com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. Foi utilizado aporte teórico de alguns autores para fundamentar a pesquisa, como: Alves (2005), Candau (2016), Canen (2005), Fleury (2014), Freire (1996), Moreira (2003), Silva (1999), Teixeira (2007), Tura (2005), Walsh (2009) entre outros. O resultado da pesquisa constatou que uma proposta curricular na perspectiva da cultura local contribui para um ensino comprometido com a diversidade cultural e com o respeito às diferenças, e práticas pedagógicas menos preconceituosas e antirracistas, oferecendo um aprendizado significativo para os sujeitos, contribuindo para a construção de suas identidades e vínculo com a comunidade e valorização de sua cultura, possibilitando, ainda, sua intervenção participativa, autônoma e confiante no mundo que o cerca.
author2 Sampaio, Marisa Narcizo
author_facet Sampaio, Marisa Narcizo
Silva, Damiana de Oliveira Pereira da
format bachelorThesis
author Silva, Damiana de Oliveira Pereira da
author_sort Silva, Damiana de Oliveira Pereira da
title Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
title_short Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
title_full Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
title_fullStr Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
title_full_unstemmed Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
title_sort escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990
work_keys_str_mv AT silvadamianadeoliveirapereirada escolaeculturalocalcontribuicoesdocurriculoparaaeducacaointegraldossujeitos
_version_ 1773957768388018176