Escola e cultura local: contribuições do currículo para a educação integral dos sujeitos

Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultur...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Damiana de Oliveira Pereira da
Outros Autores: Sampaio, Marisa Narcizo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50990
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Descrição
Resumo:Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da inserção da cultura local no currículo escolar trazem para o ensino e aprendizagem dos sujeitos. Ao mesmo tempo, reflete sobre a relação entre escola, currículo e cultura local, sobre a importância do currículo escolar com base na cultura local para uma educação menos preconceituosa e antiracista. Registra estratégias pedagógicas que se desenvolvem a partir do trabalho pedagógico com os conteúdos prescritos e os conhecimentos da cultura local e mostra o papel da escola na valorização e preservação da cultura local. As discussões e reflexões se desdobram a partir da construção, desenvolvimento e resultados de propostas curriculares com base na cultura local, alinhadas aos conceitos de Multiculturalismo e interdisciplinaridade. Para levantar dados, foram realizadas, com ajuda de um roteiro, entrevistas semiestruturadas com o coordenador geral e o gestor de duas escolas que possuem experiência com propostas curriculares na perspetiva da cultura local. Esta pesquisa posssui uma abordagem qualitativa. É embasada pela relação dos dados obtidos nas entrevistas com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. Foi utilizado aporte teórico de alguns autores para fundamentar a pesquisa, como: Alves (2005), Candau (2016), Canen (2005), Fleury (2014), Freire (1996), Moreira (2003), Silva (1999), Teixeira (2007), Tura (2005), Walsh (2009) entre outros. O resultado da pesquisa constatou que uma proposta curricular na perspectiva da cultura local contribui para um ensino comprometido com a diversidade cultural e com o respeito às diferenças, e práticas pedagógicas menos preconceituosas e antirracistas, oferecendo um aprendizado significativo para os sujeitos, contribuindo para a construção de suas identidades e vínculo com a comunidade e valorização de sua cultura, possibilitando, ainda, sua intervenção participativa, autônoma e confiante no mundo que o cerca.