Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA

A presente monografia objetiva registrar histórias de vida de pessoas adultas da Educação de Jovens e Adultos atentando para influência dessas trajetórias na relação dos sujeitos com a escola, trazendo destaque para aspectos, como: a relação precoce com o mundo do trabalho, a intermitência escolar e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Letícia da Silva
Outros Autores: Sampaio, Marisa Narcizo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
EJA
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50951
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50951
record_format dspace
spelling ri-123456789-509512023-01-16T18:01:38Z Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA Lima, Letícia da Silva Sampaio, Marisa Narcizo https://lattes.cnpq.br/3913743741565242 Costa, Gilberto Ferreira Aguiar, Alexandre da Silva Sampaio, Marisa Narcizo História de vida EJA Trabalho precoce Intermitência escolar Gênero CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A presente monografia objetiva registrar histórias de vida de pessoas adultas da Educação de Jovens e Adultos atentando para influência dessas trajetórias na relação dos sujeitos com a escola, trazendo destaque para aspectos, como: a relação precoce com o mundo do trabalho, a intermitência escolar e questões associadas ao gênero dos sujeitos. A metodologia adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizado o método de história de vida como instrumento de levantamento de dados. Foram realizadas entrevistas com dois sujeitos adultos, um homem e uma mulher, que tiveram histórias de vida relacionadas à modalidade EJA e reflexões a partir da leitura de produções de autores que discutem a temática e os destaques desta pesquisa. Alguns dos autores utilizados para fundamentação teórica foram: Arroyo (2017),Castro (2007), Chauí (1987), Cunha (2022), Custódio (2007), Louro (2004), Rosa (2006), Souza ( 2008), Thomson (1997) e Veronese (2007). Como resultado da pesquisa, foi possível constatar que as histórias de vida dos sujeitos influenciou diretamente na relação dos sujeitos com a escola e nas possibilidades que ambos tiveram ao longo da vida, uma vez que a classe social e a condição de serem trabalhadores foram determinantes para o afastamento escolar em diferentes momentos de suas trajetórias, o que configurou uma relação de intermitência com a escola. Assim como os gêneros de ambos, tiveram um papel no tipo de trabalho atribuído a cada um deles e nas possibilidades de retorno ao processo de escolarização que tiveram ao longo da vida. 2023-01-16T18:01:36Z 2023-01-16T18:01:36Z 2022-12-12 bachelorThesis LIMA, Letícia da Silva. Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50951 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic História de vida
EJA
Trabalho precoce
Intermitência escolar
Gênero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle História de vida
EJA
Trabalho precoce
Intermitência escolar
Gênero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Lima, Letícia da Silva
Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
description A presente monografia objetiva registrar histórias de vida de pessoas adultas da Educação de Jovens e Adultos atentando para influência dessas trajetórias na relação dos sujeitos com a escola, trazendo destaque para aspectos, como: a relação precoce com o mundo do trabalho, a intermitência escolar e questões associadas ao gênero dos sujeitos. A metodologia adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizado o método de história de vida como instrumento de levantamento de dados. Foram realizadas entrevistas com dois sujeitos adultos, um homem e uma mulher, que tiveram histórias de vida relacionadas à modalidade EJA e reflexões a partir da leitura de produções de autores que discutem a temática e os destaques desta pesquisa. Alguns dos autores utilizados para fundamentação teórica foram: Arroyo (2017),Castro (2007), Chauí (1987), Cunha (2022), Custódio (2007), Louro (2004), Rosa (2006), Souza ( 2008), Thomson (1997) e Veronese (2007). Como resultado da pesquisa, foi possível constatar que as histórias de vida dos sujeitos influenciou diretamente na relação dos sujeitos com a escola e nas possibilidades que ambos tiveram ao longo da vida, uma vez que a classe social e a condição de serem trabalhadores foram determinantes para o afastamento escolar em diferentes momentos de suas trajetórias, o que configurou uma relação de intermitência com a escola. Assim como os gêneros de ambos, tiveram um papel no tipo de trabalho atribuído a cada um deles e nas possibilidades de retorno ao processo de escolarização que tiveram ao longo da vida.
author2 Sampaio, Marisa Narcizo
author_facet Sampaio, Marisa Narcizo
Lima, Letícia da Silva
format bachelorThesis
author Lima, Letícia da Silva
author_sort Lima, Letícia da Silva
title Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
title_short Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
title_full Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
title_fullStr Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
title_full_unstemmed Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
title_sort escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da eja
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50951
work_keys_str_mv AT limaleticiadasilva escolatrabalhoegenerohistoriascruzadasdesujeitosdaeja
_version_ 1773961454435696640