Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA
A presente monografia objetiva registrar histórias de vida de pessoas adultas da Educação de Jovens e Adultos atentando para influência dessas trajetórias na relação dos sujeitos com a escola, trazendo destaque para aspectos, como: a relação precoce com o mundo do trabalho, a intermitência escolar e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50951 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-50951 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-509512023-01-16T18:01:38Z Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA Lima, Letícia da Silva Sampaio, Marisa Narcizo https://lattes.cnpq.br/3913743741565242 Costa, Gilberto Ferreira Aguiar, Alexandre da Silva Sampaio, Marisa Narcizo História de vida EJA Trabalho precoce Intermitência escolar Gênero CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A presente monografia objetiva registrar histórias de vida de pessoas adultas da Educação de Jovens e Adultos atentando para influência dessas trajetórias na relação dos sujeitos com a escola, trazendo destaque para aspectos, como: a relação precoce com o mundo do trabalho, a intermitência escolar e questões associadas ao gênero dos sujeitos. A metodologia adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizado o método de história de vida como instrumento de levantamento de dados. Foram realizadas entrevistas com dois sujeitos adultos, um homem e uma mulher, que tiveram histórias de vida relacionadas à modalidade EJA e reflexões a partir da leitura de produções de autores que discutem a temática e os destaques desta pesquisa. Alguns dos autores utilizados para fundamentação teórica foram: Arroyo (2017),Castro (2007), Chauí (1987), Cunha (2022), Custódio (2007), Louro (2004), Rosa (2006), Souza ( 2008), Thomson (1997) e Veronese (2007). Como resultado da pesquisa, foi possível constatar que as histórias de vida dos sujeitos influenciou diretamente na relação dos sujeitos com a escola e nas possibilidades que ambos tiveram ao longo da vida, uma vez que a classe social e a condição de serem trabalhadores foram determinantes para o afastamento escolar em diferentes momentos de suas trajetórias, o que configurou uma relação de intermitência com a escola. Assim como os gêneros de ambos, tiveram um papel no tipo de trabalho atribuído a cada um deles e nas possibilidades de retorno ao processo de escolarização que tiveram ao longo da vida. 2023-01-16T18:01:36Z 2023-01-16T18:01:36Z 2022-12-12 bachelorThesis LIMA, Letícia da Silva. Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50951 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
História de vida EJA Trabalho precoce Intermitência escolar Gênero CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
História de vida EJA Trabalho precoce Intermitência escolar Gênero CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Lima, Letícia da Silva Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA |
description |
A presente monografia objetiva registrar histórias de vida de pessoas adultas da Educação de Jovens e Adultos atentando para influência dessas trajetórias na relação dos sujeitos com a escola, trazendo destaque para aspectos, como: a relação precoce com o mundo do trabalho, a intermitência escolar e questões
associadas ao gênero dos sujeitos. A metodologia adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizado o método de história de vida como instrumento de levantamento de dados. Foram realizadas entrevistas com dois sujeitos adultos, um homem e uma mulher, que tiveram histórias de vida relacionadas à modalidade EJA e reflexões a partir da leitura de produções de autores que discutem a temática e os
destaques desta pesquisa. Alguns dos autores utilizados para fundamentação teórica foram: Arroyo (2017),Castro (2007), Chauí (1987), Cunha (2022), Custódio (2007), Louro (2004), Rosa (2006), Souza ( 2008), Thomson (1997) e Veronese (2007). Como resultado da pesquisa, foi possível constatar que as histórias de vida dos sujeitos influenciou diretamente na relação dos sujeitos com a escola e nas
possibilidades que ambos tiveram ao longo da vida, uma vez que a classe social e a condição de serem trabalhadores foram determinantes para o afastamento escolar em diferentes momentos de suas trajetórias, o que configurou uma relação de intermitência com a escola. Assim como os gêneros de ambos, tiveram um papel no tipo de trabalho atribuído a cada um deles e nas possibilidades de retorno ao processo de escolarização que tiveram ao longo da vida. |
author2 |
Sampaio, Marisa Narcizo |
author_facet |
Sampaio, Marisa Narcizo Lima, Letícia da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Letícia da Silva |
author_sort |
Lima, Letícia da Silva |
title |
Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA |
title_short |
Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA |
title_full |
Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA |
title_fullStr |
Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA |
title_full_unstemmed |
Escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da EJA |
title_sort |
escola, trabalho e gênero: histórias cruzadas de sujeitos da eja |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50951 |
work_keys_str_mv |
AT limaleticiadasilva escolatrabalhoegenerohistoriascruzadasdesujeitosdaeja |
_version_ |
1773961454435696640 |