Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social
Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma que...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-50908 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-509082023-01-10T20:22:50Z Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social Anjos, Ana Beatriz Leite dos Azoni, Cintia Alves Salgado https://orcid.org/0000-0002-1905-6165 http://lattes.cnpq.br/1072559515772925 https://orcid.org/0000-0003-2175-9676 http://lattes.cnpq.br/4935645902363577 Delgado, Isabelle Cahino Alves, Luciana Mendonça Desenvolvimento da linguagem Leitura Vulnerabilidade social Vocabulário Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social. 2023-01-10T20:22:22Z 2023-01-10T20:22:22Z 2022-02-18 masterThesis ANJOS, Ana Beatriz Leite dos. Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social. Orientador: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2022. 62f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Desenvolvimento da linguagem Leitura Vulnerabilidade social Vocabulário Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
spellingShingle |
Desenvolvimento da linguagem Leitura Vulnerabilidade social Vocabulário Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Anjos, Ana Beatriz Leite dos Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
description |
Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação,
conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e
social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países
em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos
contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências
neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como
dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas,
geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais
etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um
programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na
decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da
pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo
e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do
ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo
experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta
à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com
60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC
se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção
somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as
habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a
intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica,
reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas.
Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades
avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de
desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de
palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras
(GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados
do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da
leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta
à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social. |
author2 |
Azoni, Cintia Alves Salgado |
author_facet |
Azoni, Cintia Alves Salgado Anjos, Ana Beatriz Leite dos |
format |
masterThesis |
author |
Anjos, Ana Beatriz Leite dos |
author_sort |
Anjos, Ana Beatriz Leite dos |
title |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_short |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_full |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_fullStr |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_sort |
efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 |
work_keys_str_mv |
AT anjosanabeatrizleitedos efeitosdeumprogramaderespostaaintervencaonadecodificacaoleitoradeescolaresemvulnerabilidadesocial |
_version_ |
1773958516184186880 |