Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social
Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma que...
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 |
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Resumo: | Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação,
conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e
social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países
em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos
contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências
neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como
dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas,
geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais
etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um
programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na
decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da
pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo
e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do
ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo
experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta
à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com
60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC
se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção
somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as
habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a
intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica,
reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas.
Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades
avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de
desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de
palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras
(GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados
do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da
leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta
à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social. |
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