A importância do trabalho pedagógico para crianças e adolescentes em tratamento de câncer ou doenças hematológicas: relato reflexivo de experiência

Este relato de experiência tem como objetivo principal descrever, de forma reflexiva, as experiências vividas na Casa Durval Paiva de apoio à criança com câncer, localizada em Natal/RN, no período de estágio supervisionado, refletindo acerca da importância da educação hospitalar e/ou domiciliar dian...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, Yonara Cristina da Fonseca Souza
Outros Autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50825
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Descrição
Resumo:Este relato de experiência tem como objetivo principal descrever, de forma reflexiva, as experiências vividas na Casa Durval Paiva de apoio à criança com câncer, localizada em Natal/RN, no período de estágio supervisionado, refletindo acerca da importância da educação hospitalar e/ou domiciliar diante do quadro de enfermidade em que se encontra, a criança e o adolescente hospitalizado ou em tratamento de saúde, que é um cidadão e que possui direitos que são fundamentais e inerentes a ele. E, portanto, para que se desenvolvam de forma integral, esses precisam e devem ser reconhecidos e garantidos para as crianças e suas famílias. A construção desse trabalho foi realizada por meio de estudo exploratório e descritivo, além de pesquisa bibliográfica e documental, a partir de documentos oficiais da casa de apoio em uma abordagem qualitativa. O trabalho foi organizado por tópicos, sendo o primeiro uma breve descrição sobre o que é a classe hospitalar, como é estruturada segundo alguns documentos e autores que discutem a temática, além do público atendido. O tópico seguinte trata da Legislação brasileira que assegura o direito à escolarização da criança doente ou em tratamento de saúde e, logo após, descrevo a importância da classe domiciliar e hospitalar para essas crianças, adolescentes e para seus familiares. Na quarta parte adentro na descrição das práticas e dinâmicas do trabalho pedagógico nesse contexto, a partir das minhas observações e intervenções no estágio supervisionado. E, por fim, trago as considerações finais e reflexões sobre esse relato de experiência a partir das minhas vivências nas classes e suas contribuições para minha formação acadêmica.