Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN

Este trabalho traz uma reflexão sobre o Projeto de Residência Pedagógica de formação de professores realizado por meio do ensino remoto emergencial no âmbito do Programa de Residência Pedagógica na Creche Marina Fernandes Peixoto localizada no município de Nova Cruz – RN. Na condição de pedagogo em...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ribeiro Júnior, Armando Barbosa
Outros Autores: Costa, Gilberto Ferreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50793
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50793
record_format dspace
spelling ri-123456789-507932023-01-03T14:29:15Z Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN Ribeiro Júnior, Armando Barbosa Costa, Gilberto Ferreira Formação docente Estágio supervisionado Ensino remoto emergencial Este trabalho traz uma reflexão sobre o Projeto de Residência Pedagógica de formação de professores realizado por meio do ensino remoto emergencial no âmbito do Programa de Residência Pedagógica na Creche Marina Fernandes Peixoto localizada no município de Nova Cruz – RN. Na condição de pedagogo em formação buscou-se averiguar como as aulas da educação infantil estão sendo ministradas no ensino emergencial remoto na referida escola e como coordenação pedagógica e professores estão organizando o trabalho pedagógico na intenção de subsidiar a criança no seu processo de ensino-aprendizagem. Enquanto relato reflexivo de práticas educativas traz algumas discussões feitas nas etapas de observação à prática escolar assim como durante o período de contribuição à prática do professor responsável pela sala de aula. Na primeira etapa nos aproximamos do Projeto Político Pedagógico da instituição e da prática do planejamento. Entre essas práticas o uso pelo professor de ferramentas tecnológicas utilizadas na educação escolar infantil, a relação da família no processo formativo da criança e os desafios encontrados pela coordenação da instituição de ensino e docente responsável pela turma. Para desenvolver esse texto buscamos apoio teórico em autores como Barbosa (2013), Libâneo (2013) Pimenta e Lima (2006), Vasconcelos (2008), Veiga (2004), entre outros. De acordo com os dados obtidos através da observação e intervenção durante o estágio supervisionado foi possível perceber a presença de desafios a serem superados como a necessidade de uma formação continuada ainda mais qualificada, a adequação de recursos didáticos que possibilitassem maior segurança do professor ao ministrar suas aulas, a necessidade de inovação metodológica para o trabalho com as novas ferramentas tecnológicas educacionais, capacitação docente para a utilização das TICs’ na educação infantil além da reinvenção constante das práticas educativas buscando superar os desafios encontrados no ensino remoto emergencial. Contudo, em meio aos desafios foi possível identificar o esforço da escola, por meio de sua coordenação pedagógica, em planejar, apoiar e acompanhar um processo de ensino-aprendizagem com ênfase na aprendizagem das crianças e na busca constante de uma aproximação com as suas famílias. 2023-01-03T14:29:14Z 2023-01-03T14:29:14Z 2021-09-22 bachelorThesis RIBEIRO JÚNIOR, Armando Barbosa. Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50793 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Formação docente
Estágio supervisionado
Ensino remoto emergencial
spellingShingle Formação docente
Estágio supervisionado
Ensino remoto emergencial
Ribeiro Júnior, Armando Barbosa
Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN
description Este trabalho traz uma reflexão sobre o Projeto de Residência Pedagógica de formação de professores realizado por meio do ensino remoto emergencial no âmbito do Programa de Residência Pedagógica na Creche Marina Fernandes Peixoto localizada no município de Nova Cruz – RN. Na condição de pedagogo em formação buscou-se averiguar como as aulas da educação infantil estão sendo ministradas no ensino emergencial remoto na referida escola e como coordenação pedagógica e professores estão organizando o trabalho pedagógico na intenção de subsidiar a criança no seu processo de ensino-aprendizagem. Enquanto relato reflexivo de práticas educativas traz algumas discussões feitas nas etapas de observação à prática escolar assim como durante o período de contribuição à prática do professor responsável pela sala de aula. Na primeira etapa nos aproximamos do Projeto Político Pedagógico da instituição e da prática do planejamento. Entre essas práticas o uso pelo professor de ferramentas tecnológicas utilizadas na educação escolar infantil, a relação da família no processo formativo da criança e os desafios encontrados pela coordenação da instituição de ensino e docente responsável pela turma. Para desenvolver esse texto buscamos apoio teórico em autores como Barbosa (2013), Libâneo (2013) Pimenta e Lima (2006), Vasconcelos (2008), Veiga (2004), entre outros. De acordo com os dados obtidos através da observação e intervenção durante o estágio supervisionado foi possível perceber a presença de desafios a serem superados como a necessidade de uma formação continuada ainda mais qualificada, a adequação de recursos didáticos que possibilitassem maior segurança do professor ao ministrar suas aulas, a necessidade de inovação metodológica para o trabalho com as novas ferramentas tecnológicas educacionais, capacitação docente para a utilização das TICs’ na educação infantil além da reinvenção constante das práticas educativas buscando superar os desafios encontrados no ensino remoto emergencial. Contudo, em meio aos desafios foi possível identificar o esforço da escola, por meio de sua coordenação pedagógica, em planejar, apoiar e acompanhar um processo de ensino-aprendizagem com ênfase na aprendizagem das crianças e na busca constante de uma aproximação com as suas famílias.
author2 Costa, Gilberto Ferreira
author_facet Costa, Gilberto Ferreira
Ribeiro Júnior, Armando Barbosa
format bachelorThesis
author Ribeiro Júnior, Armando Barbosa
author_sort Ribeiro Júnior, Armando Barbosa
title Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN
title_short Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN
title_full Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN
title_fullStr Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do Programa Residência Pedagógica realizada na Escola Creche Marina Fernandes Peixoto - Nova Cruz - RN
title_sort ensino remoto emergencial: relato de experiência do estágio supervisionado no âmbito do programa residência pedagógica realizada na escola creche marina fernandes peixoto - nova cruz - rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50793
work_keys_str_mv AT ribeirojuniorarmandobarbosa ensinoremotoemergencialrelatodeexperienciadoestagiosupervisionadonoambitodoprogramaresidenciapedagogicarealizadanaescolacrechemarinafernandespeixotonovacruzrn
_version_ 1773957489874698240