Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Este projeto tem por finalidade identificar o impacto da remuneração do magistério nas finanças públicas do município de Timbaúba dos Batistas/RN e analisar a relação da remuneração do magistério com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A metodologia utilizada na pesquisa classific...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mariz, Jaine da Silva
Outros Autores: Silva, Clara Monise
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50606
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50606
record_format dspace
spelling ri-123456789-506062022-12-23T17:51:54Z Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Mariz, Jaine da Silva Silva, Clara Monise Valentim, Maria do Socorro Araújo, Salmo Batista Piso salarial. FUNDEB. IDEB. Finanças Públicas Este projeto tem por finalidade identificar o impacto da remuneração do magistério nas finanças públicas do município de Timbaúba dos Batistas/RN e analisar a relação da remuneração do magistério com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A metodologia utilizada na pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa, descritiva, mediante um estudo de caso. Os dados foram coletados através do portal de transparência do município, como também no site do INEP. No decorrer do estudo, foi possível observar que houve o aumento da arrecadação de recursos próprios durante esses anos e do índice da inadimplência. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e tabelas, como também foi feito um teste de correlação de Pearson com o intuito de verificar a existência de relação entre as variáveis remuneração do magistério e o IDEB, e como essa relação se comporta. A partir da análise dos dados, constatou-se que o montante de remuneração do magistério foi maior que as entradas de receitas do FUNDEB ao longo dos anos. Também pode-se observar que essa diferença cresce a cada ano, o que ocasiona um impacto financeiro nos cofres do município. E por fim, conclui-se que a remuneração dos profissionais do magistério tem causado impacto nas finanças do município de Timbaúba dos Batistas/RN, e que existe uma relação positiva entre a remuneração dos professores e o IDEB do município. 2022-12-23T17:51:54Z 2022-12-23T17:51:54Z 2022-12-14 bachelorThesis Mariz, Jaine da Silva. Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50606 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Piso salarial. FUNDEB. IDEB. Finanças Públicas
spellingShingle Piso salarial. FUNDEB. IDEB. Finanças Públicas
Mariz, Jaine da Silva
Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
description Este projeto tem por finalidade identificar o impacto da remuneração do magistério nas finanças públicas do município de Timbaúba dos Batistas/RN e analisar a relação da remuneração do magistério com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A metodologia utilizada na pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa, descritiva, mediante um estudo de caso. Os dados foram coletados através do portal de transparência do município, como também no site do INEP. No decorrer do estudo, foi possível observar que houve o aumento da arrecadação de recursos próprios durante esses anos e do índice da inadimplência. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e tabelas, como também foi feito um teste de correlação de Pearson com o intuito de verificar a existência de relação entre as variáveis remuneração do magistério e o IDEB, e como essa relação se comporta. A partir da análise dos dados, constatou-se que o montante de remuneração do magistério foi maior que as entradas de receitas do FUNDEB ao longo dos anos. Também pode-se observar que essa diferença cresce a cada ano, o que ocasiona um impacto financeiro nos cofres do município. E por fim, conclui-se que a remuneração dos profissionais do magistério tem causado impacto nas finanças do município de Timbaúba dos Batistas/RN, e que existe uma relação positiva entre a remuneração dos professores e o IDEB do município.
author2 Silva, Clara Monise
author_facet Silva, Clara Monise
Mariz, Jaine da Silva
format bachelorThesis
author Mariz, Jaine da Silva
author_sort Mariz, Jaine da Silva
title Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
title_short Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
title_full Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
title_fullStr Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
title_full_unstemmed Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
title_sort análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o índice de desenvolvimento da educação básica (ideb)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50606
work_keys_str_mv AT marizjainedasilva analisedoimpactodopisodomagisterionasfinancaspublicasesuarelacaocomoindicededesenvolvimentodaeducacaobasicaideb
_version_ 1773961453519241216