Análise do impacto do piso do magistério nas finanças públicas e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Este projeto tem por finalidade identificar o impacto da remuneração do magistério nas finanças públicas do município de Timbaúba dos Batistas/RN e analisar a relação da remuneração do magistério com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A metodologia utilizada na pesquisa classific...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50606 |
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Resumo: | Este projeto tem por finalidade identificar o impacto da remuneração do magistério nas finanças públicas do município de Timbaúba dos Batistas/RN e analisar a relação da remuneração do magistério com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A metodologia utilizada na pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa, descritiva, mediante um estudo de caso. Os dados foram coletados através do portal de transparência do município, como também no site do INEP. No decorrer do estudo, foi possível observar que houve o aumento da arrecadação de recursos próprios durante esses anos e do índice da inadimplência. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e tabelas, como também foi feito um teste de correlação de Pearson com o intuito de verificar a existência de relação entre as variáveis remuneração do magistério e o IDEB, e como essa relação se comporta. A partir da análise dos dados, constatou-se que o montante de remuneração do magistério foi maior que as entradas de receitas do FUNDEB ao longo dos anos. Também pode-se observar que essa diferença cresce a cada ano, o que ocasiona um impacto financeiro nos cofres do município. E por fim, conclui-se que a remuneração dos profissionais do magistério tem causado impacto nas finanças do município de Timbaúba dos Batistas/RN, e que existe uma relação positiva entre a remuneração dos professores e o IDEB do município. |
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