O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio

A saúde mental é atualmente um dos temas mais discutidos quando se trata de estudos sobre o ensino médio. Nessa perspectiva, a educação física apresenta papel fundamental para a sua manutenção e melhora. Este estudo foi realizado em uma turma de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio da rede públ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de
Outros Autores: Dias, Maria Aparecida
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50548
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50548
record_format dspace
spelling ri-123456789-505482022-12-23T13:21:16Z O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de Dias, Maria Aparecida Dias, Maria aparecida Surdi, Aguinaldo Cesar Melo, Ana Beatriz Medeiros Saúde Mental Ensino Médio Badminton Peteca Esportes de rede ou parede A saúde mental é atualmente um dos temas mais discutidos quando se trata de estudos sobre o ensino médio. Nessa perspectiva, a educação física apresenta papel fundamental para a sua manutenção e melhora. Este estudo foi realizado em uma turma de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte e objetiva analisar, a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva, a utilização do badminton e da peteca, como conteúdo dos esportes de rede ou parede de rebote, na melhora da saúde mental em turma do terceiro ano do ensino médio. Como método de coleta, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada antes e depois da realização de 4 aulas do conteúdo badminton e peteca. A análise dos dados coletados apontou para um alto índice de alunos que se sentem ansiosos e para o importante papel das aulas de educação física na melhoria da ansiedade desses. Além disso, evidenciou a influência da comunidade escolar e das atividades em grupos na saúde mental da turma. Conclui-se que o badminton e a peteca demonstram ser excelentes conteúdos a serem desenvolvidos em turma de ensino médio na perspectiva de melhoria da saúde mental dos alunos, com excelente adesão e possibilitando uma melhor interação interpessoal na turma. 2022-12-23T13:21:15Z 2022-12-23T13:21:15Z 2022-12-19 bachelorThesis LIMA, Rafael Souza de Araujo Paiva de. O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50548 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física (Licenciatura) Departamento de Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Saúde Mental
Ensino Médio
Badminton
Peteca
Esportes de rede ou parede
spellingShingle Saúde Mental
Ensino Médio
Badminton
Peteca
Esportes de rede ou parede
Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de
O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
description A saúde mental é atualmente um dos temas mais discutidos quando se trata de estudos sobre o ensino médio. Nessa perspectiva, a educação física apresenta papel fundamental para a sua manutenção e melhora. Este estudo foi realizado em uma turma de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte e objetiva analisar, a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva, a utilização do badminton e da peteca, como conteúdo dos esportes de rede ou parede de rebote, na melhora da saúde mental em turma do terceiro ano do ensino médio. Como método de coleta, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada antes e depois da realização de 4 aulas do conteúdo badminton e peteca. A análise dos dados coletados apontou para um alto índice de alunos que se sentem ansiosos e para o importante papel das aulas de educação física na melhoria da ansiedade desses. Além disso, evidenciou a influência da comunidade escolar e das atividades em grupos na saúde mental da turma. Conclui-se que o badminton e a peteca demonstram ser excelentes conteúdos a serem desenvolvidos em turma de ensino médio na perspectiva de melhoria da saúde mental dos alunos, com excelente adesão e possibilitando uma melhor interação interpessoal na turma.
author2 Dias, Maria Aparecida
author_facet Dias, Maria Aparecida
Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de
format bachelorThesis
author Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de
author_sort Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de
title O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
title_short O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
title_full O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
title_fullStr O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
title_sort o uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do ensino médio
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50548
work_keys_str_mv AT limarafaelsouzadearaujopaivade ousodosesportesderedeouparedecomoconteudoparaoensinoemelhorianasaudementalemturmasdoterceiroanodoensinomedio
_version_ 1773965714104778752