Tipos de acesso endôntico e relação com a resistência à fratura do elemento dentário: uma revisão integrativa da literatura.

A etapa de acesso é extremamente importante para a realização do tratamento endodôntico. Na maioria dos casos é feita de maneira convencional, no entanto, é importante observar que, ultimamente, muito se tem pesquisado sobre meios de acesso envolvendo a mínima remoção possível de estrutura dentária,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira Filho, José Maurício de
Outros Autores: Nóbrega, Letícia Maria Menezes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50503
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A etapa de acesso é extremamente importante para a realização do tratamento endodôntico. Na maioria dos casos é feita de maneira convencional, no entanto, é importante observar que, ultimamente, muito se tem pesquisado sobre meios de acesso envolvendo a mínima remoção possível de estrutura dentária, a fim de perder o mínimo possível de resistência à fratura dos dentes tratados. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva a reunião de informações acerca da relação entre o tipo de acesso endodôntico e a resistência à fratura do elemento dentário, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Assim, foram utilizadas as palavras-chave “access cavity”, “fracture resistance”, “minimally invasive”, “conservative access cavity”, “endodontic cavity” para buscas nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, em que foram encontrados 71 artigos, dos quais 15 foram selecionados a partir dos critérios de inclusão: artigos na íntegra publicados em português, inglês, espanhol; trabalhos experimentais in vitro, publicados entre 2018 e 2022. Como critérios de exclusão: publicações que não abordassem a temática e/ou que abordassem apenas capacidade de limpeza, também artigos publicados há mais de 5 anos. Diante da análise da literatura, não se observou uma homogeneidade nos resultados, provavelmente pela ausência de padronização de conceito e técnica. Todavia, a maioria dos artigos analisados não mostram melhoria na resistência à fratura do elemento dentário, logo, não há benefício, a partir dessa literatura estudada, na realização dos acessos pesquisados em relação a cavidade de acesso tradicional.