Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha

O presente trabalho foi realizado com a intenção de entender quais estratégias foram usadas na comunicação do então candidato ao cargo de presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro pronunciamento oficial de campanha, realizado em 19 de agosto de 2022, reproduzido por meio do for...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo, Karoline Araújo
Outros Autores: Carvalho, Breno da Silva
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50189
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50189
record_format dspace
spelling ri-123456789-501892023-01-12T19:36:56Z Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha Melo, Karoline Araújo Carvalho, Breno da Silva comunicação; imagem; campanha política; mídia sociais; discurso communication; image; political campaign; social media; speech O presente trabalho foi realizado com a intenção de entender quais estratégias foram usadas na comunicação do então candidato ao cargo de presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro pronunciamento oficial de campanha, realizado em 19 de agosto de 2022, reproduzido por meio do formato reels no Instagram (@lulaoficial) com duração de dois minutos e dezessete segundos. O estudo tem como objetivo compreender as estratégias de comunicação utilizadas e assim tentar identificar quais peças-chave da campanha eleitoral estão contidas na fala do candidato. Assim, por meio da netnografia (KOZINETS, 2014), pode-se realizar uma análise do discurso (DUARTE E BARROS, 2012; CHARAUDEAU, 2008), a fim de articular aspectos relevantes na fala do candidato e a construção de sua imagem, recorrendo ao referencial teórico de autores, como Muller (2019), Alonso (2021), Stanley (2018) e Moura (2016). Conclusivamente, identifica-se como – através do discurso – há a construção de um candidato que seja percebido com foco na simbologia do amor e da esperança, sem perder o viés populista conquistado ao longo de anos na carreira pública e política. 2022-12-14T22:00:11Z 2022-12-14T22:00:11Z 2022-12-09 bachelorThesis Melo, Karoline Araújo. Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha. 2022. 17f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50189 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Publicidade e Propaganda Departamento de Comunicação Social
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic comunicação; imagem; campanha política; mídia sociais; discurso
communication; image; political campaign; social media; speech
spellingShingle comunicação; imagem; campanha política; mídia sociais; discurso
communication; image; political campaign; social media; speech
Melo, Karoline Araújo
Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
description O presente trabalho foi realizado com a intenção de entender quais estratégias foram usadas na comunicação do então candidato ao cargo de presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro pronunciamento oficial de campanha, realizado em 19 de agosto de 2022, reproduzido por meio do formato reels no Instagram (@lulaoficial) com duração de dois minutos e dezessete segundos. O estudo tem como objetivo compreender as estratégias de comunicação utilizadas e assim tentar identificar quais peças-chave da campanha eleitoral estão contidas na fala do candidato. Assim, por meio da netnografia (KOZINETS, 2014), pode-se realizar uma análise do discurso (DUARTE E BARROS, 2012; CHARAUDEAU, 2008), a fim de articular aspectos relevantes na fala do candidato e a construção de sua imagem, recorrendo ao referencial teórico de autores, como Muller (2019), Alonso (2021), Stanley (2018) e Moura (2016). Conclusivamente, identifica-se como – através do discurso – há a construção de um candidato que seja percebido com foco na simbologia do amor e da esperança, sem perder o viés populista conquistado ao longo de anos na carreira pública e política.
author2 Carvalho, Breno da Silva
author_facet Carvalho, Breno da Silva
Melo, Karoline Araújo
format bachelorThesis
author Melo, Karoline Araújo
author_sort Melo, Karoline Araújo
title Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
title_short Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
title_full Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
title_fullStr Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
title_full_unstemmed Discurso político midiático: a construção da imagem de Lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
title_sort discurso político midiático: a construção da imagem de lula no primeiro pronunciamento oficial de campanha
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50189
work_keys_str_mv AT melokarolinearaujo discursopoliticomidiaticoaconstrucaodaimagemdelulanoprimeiropronunciamentooficialdecampanha
_version_ 1773963085500907520