Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia

In this search we intend to identify the body and pedagogyc practice comprehension in the didactic materiais produced by PAIDEIA. We also intend to reflect about the relation between the body comprehension and the theoretical-methodological orientations indicated on the analyzed material and to cons...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Silvaneide Maria Alves da
Outros Autores: Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50179
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-50179
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic corpo
metodologia
educação física
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle corpo
metodologia
educação física
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rocha, Silvaneide Maria Alves da
Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
description In this search we intend to identify the body and pedagogyc practice comprehension in the didactic materiais produced by PAIDEIA. We also intend to reflect about the relation between the body comprehension and the theoretical-methodological orientations indicated on the analyzed material and to construct arguments concerning the relation of body knowledge in this area. As search methodology we used the content analysis which was proposed by Laurence Bardin (1977). This content analysis is composed by three moments: first-analysis or organization, codification and referential analysis. At the first chapter we discuss the body comprehension from the thematic categories Body and History, Body and Culture and Body and Experience; at the second moment, we identify the implications of these comprehensions on the pedagogic doing, beginning from criticai orientation and practices diversities categories. At the third chapter, we discuss the epistemological matters, concentrating the discussion on the Movement Culture, as academic area or curricular component. From these analyses we identify a body phenomenological conception, which is comprehended as subject body, biocultural, with intelligence, which communicates with the world by its language, its gesture. The methodological proposition are coherent with this comprehension, leading classes open to the pupils experiences, and may the pupil comprehend itself as body condition of intervention on social history. It brings to us a reflection about our pedagogic doing concerning to respect each pupil movement experiences.
author2 Nóbrega, Terezinha Petrucia da
author_facet Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Rocha, Silvaneide Maria Alves da
format masterThesis
author Rocha, Silvaneide Maria Alves da
author_sort Rocha, Silvaneide Maria Alves da
title Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
title_short Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
title_full Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
title_fullStr Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
title_full_unstemmed Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
title_sort compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50179
work_keys_str_mv AT rochasilvaneidemariaalvesda compreensoesdecorpoepraticapedagogicanaeducacaofisicaumaanalisedomaterialdidaticoproduzidopelopaideia
_version_ 1773966815621283840
spelling ri-123456789-501792022-12-14T21:05:07Z Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo paideia Rocha, Silvaneide Maria Alves da Nóbrega, Terezinha Petrucia da http://lattes.cnpq.br/8796051544530436 Melo, José Pereira de Silva, Ana Márcia Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza corpo metodologia educação física CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO In this search we intend to identify the body and pedagogyc practice comprehension in the didactic materiais produced by PAIDEIA. We also intend to reflect about the relation between the body comprehension and the theoretical-methodological orientations indicated on the analyzed material and to construct arguments concerning the relation of body knowledge in this area. As search methodology we used the content analysis which was proposed by Laurence Bardin (1977). This content analysis is composed by three moments: first-analysis or organization, codification and referential analysis. At the first chapter we discuss the body comprehension from the thematic categories Body and History, Body and Culture and Body and Experience; at the second moment, we identify the implications of these comprehensions on the pedagogic doing, beginning from criticai orientation and practices diversities categories. At the third chapter, we discuss the epistemological matters, concentrating the discussion on the Movement Culture, as academic area or curricular component. From these analyses we identify a body phenomenological conception, which is comprehended as subject body, biocultural, with intelligence, which communicates with the world by its language, its gesture. The methodological proposition are coherent with this comprehension, leading classes open to the pupils experiences, and may the pupil comprehend itself as body condition of intervention on social history. It brings to us a reflection about our pedagogic doing concerning to respect each pupil movement experiences. Pretendemos nesta pesquisa identificar a compreensão de corpo no material didático produzido pelo PAIDEIA. Objetiva-se ainda, refletir sobre a relação entre as compreensões de corpo e as orientações teórico-metodológicas indicadas nos materiais analisados e construir meta-argumentos sobre a relação entre o conhecimento do corpo na área. Como metodologia de pesquisa utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Esta consiste em três momentos: a pré-análise ou organização, a Codificação e a Análise Referencial. No capítulo um discutimos as compreensões de corpo a partir das Categorias temáticas Corpo e História, Corpo e Cultura e Corpo e Experiência; No segundo momento, identificamos as implicações dessas compreensões no fazer pedagógico, partindo das categorias Orientação Crítica e Diversidades de práticas. No capítulo terceiro, trazemos a discussão relativa aos aportes epistemológicos, centralizando a discussão na Cultura de Movimento, seja como Área Acadêmica, seja Componente Curricular. A partir da análise identificamos uma concepção fenomenológica de corpo, o qual é compreendido como corpo sujeito, biocultural, dotado de inteligência, que se comunica com o mundo através de sua linguagem, que é o gesto. As proposições metodológicas caminham em coerência com esta compreensão, orientando aulas abertas a Experiência do aluno, e que este se perceba como condição corpórea de intervenção na história social. Isso nos desperta uma reflexão do nosso fazer pedagógico no sentido de respeitar as vivências motoras de cada aluno, reconhecendo nelas uma construção biocultural e inscrição histórica, levando a reconhecer e respeitar a individualidade de casa aluno. 2022-12-14T21:04:34Z 2022-12-14T21:04:34Z 2010 masterThesis ROCHA, Silvaneide Maria Alves da. Compreensões de corpo e prática pedagógica na educação física: uma análise do material didático produzido pelo PAIDEIA. Orientador: Terezinha Petrucia da Nóbrega. 2010. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50179 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Programa de Pós-graduação em Educação Centro de Ciências Sociais Aplicadas