Autorelato e proxy: queixas auditivas em escolares em município da região metropolitana de Natal
Introdução: No contexto escolar, a integridade do sistema auditivo é essencial para que a criança tenha um bom desempenho escolar, tornando-se fundamental para a aquisição da linguagem e para a interação da criança com o meio ambiente, interferindo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social....
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-501152022-12-13T18:29:47Z Autorelato e proxy: queixas auditivas em escolares em município da região metropolitana de Natal Lima, Neuza Gabriela Silva de Araújo, Aryelly Dayane da Silva Nunes Araújo, Aryelly Dayane da Silva Nunes Telles, Maurício Wiering Pinto Oliveira, Thalita da Silva Audição Hearing Instituições acadêmicas Schools Triagem Triage Saúde pública Public Health Introdução: No contexto escolar, a integridade do sistema auditivo é essencial para que a criança tenha um bom desempenho escolar, tornando-se fundamental para a aquisição da linguagem e para a interação da criança com o meio ambiente, interferindo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Objetivo: comparar queixas auditivas autorreferidas e relatadas por proxy com resultado da avaliação audiológica em alunos de escola municipal da Grande Natal. Metodologia: estudo seccional realizado em escola municipal na região metropolitana da cidade de Natal/RN. A alocação da amostra se deu por conveniência; sendo 125 escolares incluídos na pesquisa. Todos os sujeitos responderam a questionário prévio, e foram avaliados com meatoscopia e screening audiometrico. Os professores responderam um questionário, sendo assim definido o proxy. Foi realizada a análise estatística descritiva para caracterização da amostra e queixas combinada a análise de concordância Kappa e sua significância (IC95%), considerando como padrão de referência o resultado do screening audiométrico. Resultados: 11,2% apresentaram obstrução em, pelo menos, uma das orelhas. 6,4% apresentou falha e 82,4% passou. De acordo com o relato dos professores, apenas -0,038 (IC 0,776%) sujeito não ouve bem; 0,131 (IC 0,217) deles não obedece instruções, 0,042 (IC 0,569) estão com desempenho abaixo do esperado e 0,063 (IC 0,463) têm dificuldades escolares. Conclusão: conclui-se que não há concordância entre os fatores autodeclarados pelos alunos, coeficiente audiométrico e a proxy. Porém, pode-se inferir sua importância para a saúde pública no tocante ao diagnóstico e intervenção precoce de alterações auditivas configurando a necessidade de mais estudos envolvendo saúde auditiva do escolar relacionado a proxy. 2022-12-13T18:29:47Z 2022-12-13T18:29:47Z 2022-12-07 bachelorThesis LIMA, Neuza Gabriela Silva. Autorelato e proxy: queixas auditivas em escolares em município da região metropolitana de Natal. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50115 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN |
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Introdução: No contexto escolar, a integridade do sistema auditivo é essencial para que a criança tenha um bom desempenho escolar, tornando-se fundamental para a aquisição da linguagem e para a interação da criança com o meio ambiente, interferindo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Objetivo: comparar queixas auditivas autorreferidas e relatadas por proxy com resultado da avaliação audiológica em alunos de escola municipal da Grande Natal. Metodologia: estudo seccional realizado em escola municipal na região metropolitana da cidade de Natal/RN. A alocação da amostra se deu por conveniência; sendo 125 escolares incluídos na pesquisa. Todos os sujeitos responderam a questionário prévio, e foram avaliados com meatoscopia e screening audiometrico. Os professores responderam um questionário, sendo assim definido o proxy. Foi realizada a análise estatística descritiva para caracterização da amostra e queixas combinada a análise de concordância Kappa e sua significância (IC95%), considerando como padrão de referência o resultado do screening audiométrico. Resultados: 11,2% apresentaram obstrução em, pelo menos, uma das orelhas. 6,4% apresentou falha e 82,4% passou. De acordo com o relato dos professores, apenas -0,038 (IC 0,776%) sujeito não ouve bem; 0,131 (IC 0,217) deles não obedece instruções, 0,042 (IC 0,569) estão com desempenho abaixo do esperado e 0,063 (IC 0,463) têm dificuldades escolares. Conclusão: conclui-se que não há concordância entre os fatores autodeclarados pelos alunos, coeficiente audiométrico e a proxy. Porém, pode-se inferir sua importância para a saúde pública no tocante ao diagnóstico e intervenção precoce de alterações auditivas configurando a necessidade de mais estudos envolvendo saúde auditiva do escolar relacionado a proxy. |
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