Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica

A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santiago, Ialessy Kewen Saraiva
Outros Autores: Lopes, Maria Maroni
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-49933
record_format dspace
spelling ri-123456789-499332022-11-30T14:05:54Z Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica Interdisciplinarity in education mathematics classes basic Santiago, Ialessy Kewen Saraiva Lopes, Maria Maroni Lima Neto, José Melinho de Araújo, Jonimar Pereira de Interdisciplinaridade Aulas de matemática interdisciplinares Professores de Matemática Interdisciplinarity Interdisciplinary math classes Mathematics Teachers A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa: como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976), Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos, entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de planejar aulas nesse formato. 2022-11-30T14:05:53Z 2022-11-30T14:05:53Z 2022-07-27 bachelorThesis SANTIAGO, Ialessy Kewen Saraiva. Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN MATEMÁTICA – LICENCIATURA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS - DCEA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Interdisciplinaridade
Aulas de matemática interdisciplinares
Professores de Matemática
Interdisciplinarity
Interdisciplinary math classes
Mathematics Teachers
spellingShingle Interdisciplinaridade
Aulas de matemática interdisciplinares
Professores de Matemática
Interdisciplinarity
Interdisciplinary math classes
Mathematics Teachers
Santiago, Ialessy Kewen Saraiva
Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
description A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa: como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976), Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos, entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de planejar aulas nesse formato.
author2 Lopes, Maria Maroni
author_facet Lopes, Maria Maroni
Santiago, Ialessy Kewen Saraiva
format bachelorThesis
author Santiago, Ialessy Kewen Saraiva
author_sort Santiago, Ialessy Kewen Saraiva
title Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
title_short Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
title_full Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
title_fullStr Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
title_sort interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933
work_keys_str_mv AT santiagoialessykewensaraiva interdisciplinaridadenasaulasdematematicadaeducacaobasica
AT santiagoialessykewensaraiva interdisciplinarityineducationmathematicsclassesbasic
_version_ 1773965588480131072