Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-49933 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-499332022-11-30T14:05:54Z Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica Interdisciplinarity in education mathematics classes basic Santiago, Ialessy Kewen Saraiva Lopes, Maria Maroni Lima Neto, José Melinho de Araújo, Jonimar Pereira de Interdisciplinaridade Aulas de matemática interdisciplinares Professores de Matemática Interdisciplinarity Interdisciplinary math classes Mathematics Teachers A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa: como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976), Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos, entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de planejar aulas nesse formato. 2022-11-30T14:05:53Z 2022-11-30T14:05:53Z 2022-07-27 bachelorThesis SANTIAGO, Ialessy Kewen Saraiva. Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN MATEMÁTICA – LICENCIATURA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS - DCEA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Interdisciplinaridade Aulas de matemática interdisciplinares Professores de Matemática Interdisciplinarity Interdisciplinary math classes Mathematics Teachers |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade Aulas de matemática interdisciplinares Professores de Matemática Interdisciplinarity Interdisciplinary math classes Mathematics Teachers Santiago, Ialessy Kewen Saraiva Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
description |
A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais
disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas
de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática
enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa:
como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais
possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os
objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores
de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande
do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em
Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico
foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976),
Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e
Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas
dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a
interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são
desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros
docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos,
entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de
planejar aulas nesse formato. |
author2 |
Lopes, Maria Maroni |
author_facet |
Lopes, Maria Maroni Santiago, Ialessy Kewen Saraiva |
format |
bachelorThesis |
author |
Santiago, Ialessy Kewen Saraiva |
author_sort |
Santiago, Ialessy Kewen Saraiva |
title |
Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
title_short |
Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
title_full |
Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
title_sort |
interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933 |
work_keys_str_mv |
AT santiagoialessykewensaraiva interdisciplinaridadenasaulasdematematicadaeducacaobasica AT santiagoialessykewensaraiva interdisciplinarityineducationmathematicsclassesbasic |
_version_ |
1773965588480131072 |