Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica
A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais
disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas
de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática
enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa:
como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais
possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os
objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores
de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande
do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em
Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico
foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976),
Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e
Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas
dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a
interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são
desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros
docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos,
entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de
planejar aulas nesse formato. |
---|