Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica

A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santiago, Ialessy Kewen Saraiva
Outros Autores: Lopes, Maria Maroni
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49933
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa: como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976), Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos, entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de planejar aulas nesse formato.