O ensino por investigação com ênfase em microbiologia de açudes na educação de jovens e adultos: conhecimentos e concepções de professores e estudantes

O Ensino de Ciências passou por diversas mudanças ao longo dos anos, incluídas nesse processo variações na maneira de ensinar. Dentre as diversas abordagens didáticas que vêm sendo propostas ao longo do tempo, destacamos neste estudo o Ensino por Investigação. A pesquisa foi desenvolvida em uma cida...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Gessyka Kalen Diniz
Outros Autores: Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49716
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Descrição
Resumo:O Ensino de Ciências passou por diversas mudanças ao longo dos anos, incluídas nesse processo variações na maneira de ensinar. Dentre as diversas abordagens didáticas que vêm sendo propostas ao longo do tempo, destacamos neste estudo o Ensino por Investigação. A pesquisa foi desenvolvida em uma cidade localizada em região semiárida do estado do Rio Grande do Norte, nordeste brasileiro, e envolveu 13 professores do ensino fundamental II e médio que lecionam as disciplinas de ciências, biologia, química, física e geografia. O trabalho buscou identificar as abordagens e os recursos didáticos utilizados por professores das escolas públicas da cidade e caracterizar suas concepções sobre o ensino por investigação. Para isso, foram aplicados questionários semiestruturados com professores e os resultados mostram que parte deles se referia ao Ensino por Investigação, mas não compreendia adequadamente essa abordagem didática, revelando a importância de formações continuadas que instiguem novas metodologias para professores que estão em exercício. Em uma segunda etapa da pesquisa, considerando a importância do tema da água para o local, buscamos identificar conhecimentos gerais a respeito do açude existente na cidade e os conceitos prévios de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre Microbiologia aquática. Para isso, utilizamos questionários semiestruturados e desenhos. Os resultados mostram que os alunos possuem um conhecimento insuficiente sobre microbiologia aquática, demonstrando ser importante aprofundar os estudos sobre essa temática em sala de aula. Por fim, propomos a elaboração de uma sequência didática sobre o tema em questão, com o viés do ensino por investigação, para ser aplicada a alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados evidenciam que a aplicação da sequência didática utilizando a abordagem didática do ensino por investigação foi eficaz para entendimento por parte dos estudantes sobre microbiologia.