Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área

The present work has the objective of elaborating a proposal of collective education focused on the basic studies for the metal instruments (trumpet, horn, trombone, bombardino and tuba) from propositions in the scope of the Free Course of Metals (FCB) at the Escola de Música D’alva Stella Noguei...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Luandrey Célio Silva da
Outros Autores: Farias, Ranilson Bezerra de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-49524
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Instrumentos de metal (música) - ensino coletivo
Performance musical
Educação musical
Escola de Música D'alva Stella
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Instrumentos de metal (música) - ensino coletivo
Performance musical
Educação musical
Escola de Música D'alva Stella
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Costa, Luandrey Célio Silva da
Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
description The present work has the objective of elaborating a proposal of collective education focused on the basic studies for the metal instruments (trumpet, horn, trombone, bombardino and tuba) from propositions in the scope of the Free Course of Metals (FCB) at the Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN and the pedagogical concepts of teachers who work with collective teaching of brass in different contexts. In order to achieve the proposed objectives for these studies, in this work we used as data production techniques the bibliographic research, the documental research and the application of a questionnaire, involving six teachers from different educational institutions, who work with the collective practice of the instruments of brass, with the purpose of better understanding which aspects are fundamental for a good development in collective classes for these instruments and, with that, to have a better direction in the elaboration of exercises for the basic studies. Thus, with the crossing of data, we list the fundamentals, taking into account the teachers' reports and the FCB course plan. With this, our proposal addresses the following fundamentals: relaxation – stretching; breathing; buzzing (beetle); long notes; flexibility; articulation; scales with different articulations; breaks; and arpeggios. In addition, we also approach the interpretive practice with the suggestion of songs for the construction of a repertoire focused on the reality of collective classes for metal instruments.
author2 Farias, Ranilson Bezerra de
author_facet Farias, Ranilson Bezerra de
Costa, Luandrey Célio Silva da
format masterThesis
author Costa, Luandrey Célio Silva da
author_sort Costa, Luandrey Célio Silva da
title Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_short Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_full Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_fullStr Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_full_unstemmed Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área
title_sort ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do curso livre de metais da escola de música d’alva stella e das concepções didáticas de professores da área
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524
work_keys_str_mv AT costaluandreyceliosilvada ensinocoletivodeinstrumentosdemetaisumapropostadeestudosdebaseapartirdarealidadepedagogicadocursolivredemetaisdaescolademusicadalvastellaedasconcepcoesdidaticasdeprofessoresdaarea
_version_ 1773960441160007680
spelling ri-123456789-495242022-10-07T23:22:03Z Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área Costa, Luandrey Célio Silva da Farias, Ranilson Bezerra de http://lattes.cnpq.br/4910349182480436 http://lattes.cnpq.br/1494165090933958 Silva, Gilvando Pereira da Serafim, Leandro Libardi Alves, Lelio Oliveira, Mário André Wanderley Instrumentos de metal (música) - ensino coletivo Performance musical Educação musical Escola de Música D'alva Stella CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA The present work has the objective of elaborating a proposal of collective education focused on the basic studies for the metal instruments (trumpet, horn, trombone, bombardino and tuba) from propositions in the scope of the Free Course of Metals (FCB) at the Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN and the pedagogical concepts of teachers who work with collective teaching of brass in different contexts. In order to achieve the proposed objectives for these studies, in this work we used as data production techniques the bibliographic research, the documental research and the application of a questionnaire, involving six teachers from different educational institutions, who work with the collective practice of the instruments of brass, with the purpose of better understanding which aspects are fundamental for a good development in collective classes for these instruments and, with that, to have a better direction in the elaboration of exercises for the basic studies. Thus, with the crossing of data, we list the fundamentals, taking into account the teachers' reports and the FCB course plan. With this, our proposal addresses the following fundamentals: relaxation – stretching; breathing; buzzing (beetle); long notes; flexibility; articulation; scales with different articulations; breaks; and arpeggios. In addition, we also approach the interpretive practice with the suggestion of songs for the construction of a repertoire focused on the reality of collective classes for metal instruments. O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de ensino coletivo voltada aos estudos de base para os instrumentos de metal (trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba) a partir de proposições no âmbito do Curso Livre de Metais (CLM) da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire/UERN e das concepções pedagógicas de professores que atuam com o ensino coletivo de metais em diferentes contextos. A fim de atingir os objetivos propostos para esses estudos, neste trabalho, utilizamos, como técnicas de produção de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a aplicação de questionário, envolvendo seis professores de diferentes instituições de ensino, que trabalham com a prática coletiva dos instrumentos de metais, com o propósito de compreender melhor quais aspectos são fundamentais para um bom desenvolvimento em aulas coletivas para esses instrumentos e, com isso, ter um melhor direcionamento na elaboração de exercícios para os estudos de base. Assim, com o cruzamento de dados, elencamos os fundamentos, levando em consideração os relatos dos professores e o plano de curso do CLM. Com isso, nossa proposta aborda os seguintes fundamentos: relaxamento – alongamento; respiração; buzzing (besourinho); notas longas; flexibilidade; articulação; escalas com articulações diversas; intervalos; e arpejos. Além disso, também abordamos a prática interpretativa com a sugestão de músicas para construção de repertório voltado para a realidade das aulas coletivas para os instrumentos de metal. 2022-10-07T23:21:26Z 2022-10-07T23:21:26Z 2022-05-23 masterThesis COSTA, Luandrey Célio Silva da. Ensino coletivo de instrumentos de metais: uma proposta de estudos de base a partir da realidade pedagógica do Curso Livre de Metais da Escola de Música D’alva Stella e das concepções didáticas de professores da área. Orientador: Ranilson Bezerra de Farias. 2022. 144f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49524 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA