Entre a instrumentalização de subjetividades e estratégias de resistência: um estudo de caso sobre a circulação das emoções nas dinâmicas de trabalho em uma empresa de call center da Região Metropolitana de Natal-RN
A emergência sanitária causada pela Covid-19 foi reconhecida como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020. A partir de então, as medidas adotadas por diversos países na tentativa de conter a crise ocasionou diversas mudanças nos arranjos sociais impactando, especialmente, a...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-494702023-02-16T20:10:49Z Entre a instrumentalização de subjetividades e estratégias de resistência: um estudo de caso sobre a circulação das emoções nas dinâmicas de trabalho em uma empresa de call center da Região Metropolitana de Natal-RN Batista, Liana Araújo, Anna Bárbara 0000-0003-0944-2000 https://lattes.cnpq.br/1761984349729291 https://orcid.org/0000-0002-2792-9931 http://lattes.cnpq.br/7723385972861655 Castellitti, Carolina 0000-0003-3843-4296 http://lattes.cnpq.br/6882269811171677 Santos, Thelma Flaviana Rodrigues dos 0000-0001-8768-9418 http://lattes.cnpq.br/5181682081254290 Capitalismo afetivo; Trabalho emocional; home office; call center; pandemia; trabalho remoto; Covid-19. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA A emergência sanitária causada pela Covid-19 foi reconhecida como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020. A partir de então, as medidas adotadas por diversos países na tentativa de conter a crise ocasionou diversas mudanças nos arranjos sociais impactando, especialmente, as dinâmicas trabalhistas. Em minha dissertação de mestrado, defendida em agosto de 2021, analisei os impactos que o trabalho remoto adotado no período trouxe para um grupo de 9 mulheres e 4 homens que trabalham em uma empresa de call center da região metropolitana de Natal-RN. Por meio de um estudo de caso feito com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semi estruturadas foram avaliados os discursos e as condições materiais envolvidas na transferência do trabalho para a casa desses sujeitos no intuito de demonstrar que a adoção do modelo home office constituiu-se como mais uma etapa da crescente precarização do trabalho no Brasil. Neste Trabalho de Conclusão de Curso proponho retomar os dados daquela pesquisa e analisar aspectos complementares do estudo priorizando aspectos emocionais e socioafetivos relacionados à saúde mental dos indivíduos por tratarem-se de aspectos igualmente relevantes em suas experiência de trabalho. Serão acionados os conceitos de capitalismo afetivo de Eva Illouz (2001) e trabalho emocional de Arlie Russell Hochschild (1983) na análise das estratégias da empresa para a instrumentalização da dimensão afetiva e a capitalização das emoções das trabalhadoras em nome de uma produtividade incessante, assim como das consequências dessas políticas para a saúde mental dos sujeitos. Essa interlocução teórica será complementada com os estudos de Michael Hardt (2003), Christophe Dejours (1992), Veronica Gago (2018), Nicolas Wasser (2015) e Ruy Braga (2014). O foco do estudo é investigar como se deu o enfrentamento dos sujeitos da pesquisa à exploração neoliberal de suas dimensões emocionais e socioafetivas tanto durante o período de trabalho presencial quanto a partir da chegada da pandemia de Covid-19 e a consequente adoção do modelo home office. 2022-10-04T21:46:32Z 2022-10-04T21:46:32Z 2022-07-26 bachelorThesis BATISTA, Liana. Entre a instrumentalização de subjetividades e estratégias de resistência : um estudo de caso sobre a circulação das emoções nas dinâmicas de trabalho em uma empresa de call center da Região Metropolitana de Natal-RN. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Ciências Sociais), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49470 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Sociais Ciências Sociais |
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Capitalismo afetivo; Trabalho emocional; home office; call center; pandemia; trabalho remoto; Covid-19. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
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A emergência sanitária causada pela Covid-19 foi reconhecida como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020. A partir de então, as medidas adotadas por diversos países na tentativa de conter a crise ocasionou diversas mudanças nos arranjos sociais impactando, especialmente, as dinâmicas trabalhistas. Em minha dissertação de mestrado, defendida em agosto de 2021, analisei os impactos que o trabalho remoto adotado no período trouxe para um grupo de 9 mulheres e 4 homens que trabalham em uma empresa de call center da região metropolitana de Natal-RN. Por meio de um estudo de caso feito com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semi estruturadas foram avaliados os discursos e as condições materiais envolvidas na transferência do trabalho para a casa desses sujeitos no intuito de demonstrar que a adoção do modelo home office constituiu-se como mais uma etapa da crescente precarização do trabalho no Brasil. Neste Trabalho de Conclusão de Curso proponho retomar os dados daquela pesquisa e analisar aspectos complementares do estudo priorizando aspectos emocionais e socioafetivos relacionados à saúde mental dos indivíduos por tratarem-se de aspectos igualmente relevantes em suas experiência de trabalho. Serão acionados os conceitos de capitalismo afetivo de Eva Illouz (2001) e trabalho emocional de Arlie Russell Hochschild (1983) na análise das estratégias da empresa para a instrumentalização da dimensão afetiva e a capitalização das emoções das trabalhadoras em nome de uma produtividade incessante, assim como das consequências dessas políticas para a saúde mental dos sujeitos. Essa interlocução teórica será complementada com os estudos de Michael Hardt (2003), Christophe Dejours (1992), Veronica Gago (2018), Nicolas Wasser (2015) e Ruy Braga (2014). O foco do estudo é investigar como se deu o enfrentamento dos sujeitos da pesquisa à exploração neoliberal de suas dimensões emocionais e socioafetivas tanto durante o período de trabalho presencial quanto a partir da chegada da pandemia de Covid-19 e a consequente adoção do modelo home office. |
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