Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais
This research proposed to build a didactic sequence, entitled "Economic Activities in Serra do Mel-RN", exploring the tool of audiovisual resources of local themes with students of the 6th year of Elementary School. The problematization of the work indicated the hypothesis that, conside...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49288 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-49288 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino de Geografia Sequência didática Saberes discentes Aprendizagem experimental YouTube (recurso eletrônico) - vídeo Serra do Mel (RN) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Ensino de Geografia Sequência didática Saberes discentes Aprendizagem experimental YouTube (recurso eletrônico) - vídeo Serra do Mel (RN) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Silva, Obédia Oliveira da Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
description |
This research proposed to build a didactic sequence, entitled "Economic Activities in
Serra do Mel-RN", exploring the tool of audiovisual resources of local themes with
students of the 6th year of Elementary School. The problematization of the work
indicated the hypothesis that, considered a local reality, it is possible to build
geographic knowledge from the content of videos. The study thus sought to understand
the process of pedagogical didactic organization in the challenge of approaching the
spaces of teaching experience. It was considered that access to digital information
helps us, as teachers, to advance in a challenge of geographic education, one in which,
being the student subject of learning, and holder of knowledge from his experience,
we are able to reconcile scientific knowledge with everyday knowledge, that is,
knowledge that comes from the student's own geographical context. On the one hand,
we have, for example, the textbook and, on the other hand, the possibility of research
on contents that are expressed from the student's own reality. The application of the
research showed us that it is essential for the teacher to know the most attractive and
engaging tools that he has at his disposal for use and learning. It is necessary to
integrate technology, students' experiences, be available to deal with the new, enable
the exchange of experiences between teacher and student to raise awareness of the
existing relationships between society and nature. |
author2 |
Silva, Jeane Medeiros |
author_facet |
Silva, Jeane Medeiros Silva, Obédia Oliveira da |
format |
masterThesis |
author |
Silva, Obédia Oliveira da |
author_sort |
Silva, Obédia Oliveira da |
title |
Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
title_short |
Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
title_full |
Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
title_fullStr |
Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
title_full_unstemmed |
Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
title_sort |
sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49288 |
work_keys_str_mv |
AT silvaobediaoliveirada sequenciadidaticamediadapelapesquisadiscenteconstruindoconhecimentosgeograficoslocais |
_version_ |
1773962304346390528 |
spelling |
ri-123456789-492882022-09-05T20:59:19Z Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais Silva, Obédia Oliveira da Silva, Jeane Medeiros https://orcid.org/0000-0001-9852-1346 http://lattes.cnpq.br/6622332858843989 Morais, Ione Rodrigues Diniz https://orcid.org/0000-0001-6629-8047 http://lattes.cnpq.br/9233980341514642 Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos http://lattes.cnpq.br/4131095141659610 Ensino de Geografia Sequência didática Saberes discentes Aprendizagem experimental YouTube (recurso eletrônico) - vídeo Serra do Mel (RN) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA This research proposed to build a didactic sequence, entitled "Economic Activities in Serra do Mel-RN", exploring the tool of audiovisual resources of local themes with students of the 6th year of Elementary School. The problematization of the work indicated the hypothesis that, considered a local reality, it is possible to build geographic knowledge from the content of videos. The study thus sought to understand the process of pedagogical didactic organization in the challenge of approaching the spaces of teaching experience. It was considered that access to digital information helps us, as teachers, to advance in a challenge of geographic education, one in which, being the student subject of learning, and holder of knowledge from his experience, we are able to reconcile scientific knowledge with everyday knowledge, that is, knowledge that comes from the student's own geographical context. On the one hand, we have, for example, the textbook and, on the other hand, the possibility of research on contents that are expressed from the student's own reality. The application of the research showed us that it is essential for the teacher to know the most attractive and engaging tools that he has at his disposal for use and learning. It is necessary to integrate technology, students' experiences, be available to deal with the new, enable the exchange of experiences between teacher and student to raise awareness of the existing relationships between society and nature. Esta pesquisa se propôs a construir uma sequência didática, intitulada “Atividades Econômicas em Serra do Mel-RN”, explorando a ferramenta de recursos audiovisuais de temáticas locais com alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental. A problematização do trabalho indicou a hipótese de que, considerada uma realidade local, é possível construir conhecimentos geográficos a partir do conteúdo de vídeos. O estudo buscou, assim, compreender o processo de organização didático pedagógico em desafio de se aproximar dos espaços de experiência docente. Considerou-se que o acesso a informações digitais ajuda-nos, enquanto docentes, a avançar em um desafio da educação geográfica, aquele em que, sendo o aluno sujeito da aprendizagem, e detentor de saberes de sua experiência, consigamos conciliar os conhecimentos científicos com os conhecimentos do cotidiano, isto é, aqueles que vem do próprio contexto geográfico do aluno. Por um lado, temos, por exemplo, o livro didático e, por outro, a possibilidade de pesquisa sobre conteúdos que estejam expressos a partir da própria realidade do aluno. A aplicação da pesquisa nos demonstrou que é fundamental que o professor conheça as ferramentas mais atrativas e envolventes que tem à sua disposição para o uso e aprendizado. É necessário integrar a tecnologia, as vivências dos alunos, estar disponível a lidar com o novo, possibilitar a troca de experiências entre o professor e aluno para a sensibilização às relações existentes entre a sociedade e a natureza. 2022-09-05T20:58:38Z 2022-09-05T20:58:38Z 2022-06-22 masterThesis SILVA, Obédia Oliveira da. Sequência didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais. 2022. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49288 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |