A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.

The current article reports a research that had as objective to analyze storytelling as mediation to the development of literacy in students from Pre-Kindergarten, belonging to the Municipal public School of Children Education in Caicó-RN, during the remote teaching period. In this regard, the inqui...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Felicia Azevedo da
Outros Autores: Melo , Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49128
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-49128
record_format dspace
spelling ri-123456789-491282022-08-09T17:50:19Z A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto. Costa, Felicia Azevedo da Melo , Jacicleide Ferreira Targino da Cruz 9819922257845742 0000-0002-9849-8315 http://lattes.cnpq.br/6005114615753200 Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares http://lattes.cnpq.br/8608923801830565 Cavalcante , Christianne Medeiros http://lattes.cnpq.br/5337718629104196 Contação de história Letramento Educação Infantil Storytelling Literacy Preschool education Alfabetização de Crianças CNPQ::OUTROS The current article reports a research that had as objective to analyze storytelling as mediation to the development of literacy in students from Pre-Kindergarten, belonging to the Municipal public School of Children Education in Caicó-RN, during the remote teaching period. In this regard, the inquiry problematic was guided by the following question of study: In which means storytelling contributes to the literacy improvement in early childhood education? To fulfill the investigation purpose and answer the question – the driving force of the exploration – the methodological path of this study was based on a qualitative research approach of the descriptive type (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), using participant observation and records in the field diary (MINAYO, 2002) as tools to build empirical data. As theoretical basis it is supported, mainly, in fundamental references: Abramovich (1997), Benjamin (1994), Bettelheim (2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Luria e Yudovich (1985), Soares (2002), Vygotsky (1998; 2001). The results presented storytelling as a social practice where it can constitute as literacy experience and also like mediation to the learning development in Preschool Education. O presente artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo analisar a contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento dos discentes no nível III da Educação Infantil, pertencentes a uma Escola pública Municipal da cidade de Caicó-RN, durante período de ensino remoto. Nesse sentido, a problematização da pesquisa foi guiada pela seguinte questão de estudo: De que forma a contação de história contribui para o desenvolvimento do letramento na educação infantil? Para atender ao objetivo de investigação e responder à questão - fio condutor da pesquisa – o percurso metodológico deste estudo ancorou-se na abordagem de pesquisa qualitativa do tipo descritiva (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), com utilização de observação participante e registros no diário de campo (MINAYO, 2002) como instrumentos para a construção dos dados empíricos. Como embasamento teórico se respalda, principalmente, em referências básicas como: Abramovich (1997), Benjamin (1994), Bettelheim (2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Luria e Yudovich (1985), Soares (2002), Vygotsky (1998; 2001). Os resultados demonstraram a contação de histórias como uma prática social que pode se constituir como prática de letramento e também como mediação para o desenvolvimento do letramento na Educação Infantil. 2022-08-09T17:50:18Z 2022-08-09T17:50:18Z 2022-07-21 bachelorThesis COSTA, Felicia Azevedo da. A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto. 2022. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49128 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Departamento de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Contação de história
Letramento
Educação Infantil
Storytelling
Literacy
Preschool education
Alfabetização de Crianças
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Contação de história
Letramento
Educação Infantil
Storytelling
Literacy
Preschool education
Alfabetização de Crianças
CNPQ::OUTROS
Costa, Felicia Azevedo da
A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
description The current article reports a research that had as objective to analyze storytelling as mediation to the development of literacy in students from Pre-Kindergarten, belonging to the Municipal public School of Children Education in Caicó-RN, during the remote teaching period. In this regard, the inquiry problematic was guided by the following question of study: In which means storytelling contributes to the literacy improvement in early childhood education? To fulfill the investigation purpose and answer the question – the driving force of the exploration – the methodological path of this study was based on a qualitative research approach of the descriptive type (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), using participant observation and records in the field diary (MINAYO, 2002) as tools to build empirical data. As theoretical basis it is supported, mainly, in fundamental references: Abramovich (1997), Benjamin (1994), Bettelheim (2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Luria e Yudovich (1985), Soares (2002), Vygotsky (1998; 2001). The results presented storytelling as a social practice where it can constitute as literacy experience and also like mediation to the learning development in Preschool Education.
author2 Melo , Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
author_facet Melo , Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
Costa, Felicia Azevedo da
format bachelorThesis
author Costa, Felicia Azevedo da
author_sort Costa, Felicia Azevedo da
title A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
title_short A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
title_full A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
title_fullStr A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
title_full_unstemmed A contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
title_sort contação de histórias como mediação para o desenvolvimento do letramento na educação infantil durante o período de ensino remoto.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49128
work_keys_str_mv AT costafeliciaazevedoda acontacaodehistoriascomomediacaoparaodesenvolvimentodoletramentonaeducacaoinfantilduranteoperiododeensinoremoto
AT costafeliciaazevedoda contacaodehistoriascomomediacaoparaodesenvolvimentodoletramentonaeducacaoinfantilduranteoperiododeensinoremoto
_version_ 1773959250102452224