Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais

We will initially deal with information competence, its history and its concept, which dialogues with discussions regarding Information Competence (IL), thus, we will seek to conflict the concept of information competence with a more current concept of competence, which is the “critical competence i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-2463-7914
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48934
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48934
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Competência em Informação
Competência Crítica em Informação
Pedagogia Libertadora
Decolonialidade
Anticolonialidade
Information Literacy
Critical Information Literacy
Liberating Pedagogy
Decoloniality
Anticoloniality
spellingShingle Competência em Informação
Competência Crítica em Informação
Pedagogia Libertadora
Decolonialidade
Anticolonialidade
Information Literacy
Critical Information Literacy
Liberating Pedagogy
Decoloniality
Anticoloniality
Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá
Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
description We will initially deal with information competence, its history and its concept, which dialogues with discussions regarding Information Competence (IL), thus, we will seek to conflict the concept of information competence with a more current concept of competence, which is the “critical competence in information” – CCI, which is supported by liberating pedagogies and other issues – ethnic, gender and sexuality, for example, as they make it possible to develop a reflective informational praxis. The ICC, with a more radical content, is based on critical praxis and pedagogies, focusing on the relationship between information and the social problems that exist in the world. Even so, we will remain “dissatisfied” with this concept and as a way of subsidizing even more radically the already radicalized criticality of critical competence in information, we will bring to the light of the debate epistemologies arising from decoloniality (Quijano, Dussel and Fanon) and anticoloniality (represented by the Zapatismo, Comunidad de Historia Mapuche, among others), as a way of fighting colonialism and capitalism still in vogue in Latin America, that is, promoting a critique, from the Latin American reality, about the CCI. Therefore, this theoretical research of a bibliographic nature opens the way for other epistemologies and reflections for Librarianship and Information Science, while we will discuss critical competence in information with a view to problematizing this concept. Finally, we will point out paths to be followed, such as a praxis of liberation contained in Dussel (1977), anti-racist and self-defense present in Fanon (2008), anti-colonial/ethnic (defense of Amerindian peoples and their territories) and critical reflection on instances of dominion and power, such as the nation-state, provided by the natives' relationship with the territory and their self-criticism – signaled by anti-colonial thinkers. Such questions of coloniality can be perceived by the concept of “coloniality of power” brought by Quijano (2009), as they will be directed in relation to a praxis of the informational subject in the face of capitalist and colonial reality and the anti-colonial and decolonial ICC as an alternative to this inevitable situation.
author2 https://orcid.org/0000-0003-2463-7914
author_facet https://orcid.org/0000-0003-2463-7914
Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá
format bachelorThesis
author Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá
author_sort Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá
title Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
title_short Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
title_full Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
title_fullStr Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
title_full_unstemmed Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
title_sort construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48934
work_keys_str_mv AT gomesmarcusvictorsiqueirajosua construindomundossemmurosumacompetenciacriticaeminformacaosobpressupostosdecoloniaiseanticoloniais
_version_ 1773967211093819392
spelling ri-123456789-489342022-08-16T14:15:04Z Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá https://orcid.org/0000-0003-2463-7914 http://lattes.cnpq.br/0229537475582012 Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho https://orcid.org/0000-0003-2463-7914 http://lattes.cnpq.br/0229537475582012 Sánchez-Tarragó, Nancy http://lattes.cnpq.br/1609557353294133 Campos, Arthur Ferreira https://orcid.org/0000-0001-6561-1951 http://lattes.cnpq.br/2631917363783106 Competência em Informação Competência Crítica em Informação Pedagogia Libertadora Decolonialidade Anticolonialidade Information Literacy Critical Information Literacy Liberating Pedagogy Decoloniality Anticoloniality We will initially deal with information competence, its history and its concept, which dialogues with discussions regarding Information Competence (IL), thus, we will seek to conflict the concept of information competence with a more current concept of competence, which is the “critical competence in information” – CCI, which is supported by liberating pedagogies and other issues – ethnic, gender and sexuality, for example, as they make it possible to develop a reflective informational praxis. The ICC, with a more radical content, is based on critical praxis and pedagogies, focusing on the relationship between information and the social problems that exist in the world. Even so, we will remain “dissatisfied” with this concept and as a way of subsidizing even more radically the already radicalized criticality of critical competence in information, we will bring to the light of the debate epistemologies arising from decoloniality (Quijano, Dussel and Fanon) and anticoloniality (represented by the Zapatismo, Comunidad de Historia Mapuche, among others), as a way of fighting colonialism and capitalism still in vogue in Latin America, that is, promoting a critique, from the Latin American reality, about the CCI. Therefore, this theoretical research of a bibliographic nature opens the way for other epistemologies and reflections for Librarianship and Information Science, while we will discuss critical competence in information with a view to problematizing this concept. Finally, we will point out paths to be followed, such as a praxis of liberation contained in Dussel (1977), anti-racist and self-defense present in Fanon (2008), anti-colonial/ethnic (defense of Amerindian peoples and their territories) and critical reflection on instances of dominion and power, such as the nation-state, provided by the natives' relationship with the territory and their self-criticism – signaled by anti-colonial thinkers. Such questions of coloniality can be perceived by the concept of “coloniality of power” brought by Quijano (2009), as they will be directed in relation to a praxis of the informational subject in the face of capitalist and colonial reality and the anti-colonial and decolonial ICC as an alternative to this inevitable situation. Trataremos, incialmente, a respeito da competência em informação, sua história e seu conceito, que vai ao encontro da Information Literacy (IL), buscando conflitar com um conceito mais atual de competência, que é o da “competência crítica em informação” – CCI, que se apoia em pedagogias libertadoras e outras questões – étnicas, de gênero e sexualidade, por exemplo, as quais possibilitam desenvolver uma práxis informacional mais crítica e reflexiva. A CCI, de teor mais radical, se baseia numa práxis e em pedagogias críticas, colocando foco na relação da informação com os problemas sociais que existe no mundo. Mesmo assim, permaneceremos “inconformados” com esse conceito e como forma de subsidiar mais radicalmente ainda a já radicalizada criticidade da competência crítica em informação, traremos à luz do debate epistemologias advindas da decolonialidade (Quijano, Dussel e Fanon) e da anticolonialidade (representado pelo zapatismo, Comunidad de Historia Mapuche, entre outros), como uma maneira de combater o colonialismo e capitalismo ainda em voga na América Latina, isto é, promovendo uma crítica, a partir da realidade latinoamericana, a respeito da CCI. Diante disso, essa pesquisa teórica de cunho bibliográfico abre caminhos para outras epistemologias e reflexões para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, ao passo que discutiremos a competência crítica em informação com vistas a problematizar tal conceito. Por fim, apontaremos caminhos a serem percorridos, como uma práxis da libertação contida em Dussel (1977), antirracista e de autodefesa presentes em Fanon (2008), anticolonial/étnica (de defesa dos povos ameríndios e seus territórios) e de reflexão crítica sobre instâncias de domínio e poder, como é o caso do Estado-nação, providas da relação dos nativos com o território e sua autocrítica – sinalizada pelos pensadores anticoloniais. Tais questões da colonialidade podem ser percebidas pelo conceito de “colonialidade de poder” trazido por Quijano (2009), ao passo que serão direcionadas em relação a uma práxis do sujeito informacional diante da realidade capitalista e colonial e a CCI anticolonial e decolonial como alternativa para essa inevitável situação. 2022-08-01T18:14:22Z 2022-08-01T18:14:22Z 2022-07-26 bachelorThesis GOMES, Marcus Victor Siqueira Josuá. Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais. 2022. 100f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48934 pt_BR Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia Departamento de Ciência da Informação