Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN

A moda é fenômeno sociocultural e sua dinâmica recebe forte influência do contexto onde está inserida, vestir-se e alimentar-se são atos primordiais na vida humana e há uma escassez de estudos sobre a relação entre estes atos. No entanto inúmeras pesquisas relacionam a influência da mídia na percepç...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Fernanda Kelly Dias
Outros Autores: Jorge, Thiago Perez
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48794
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48794
record_format dspace
spelling ri-123456789-487942022-07-27T20:20:25Z Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN A study on the influence of fashion on food and body image perception of university students of Nutrition courses at UFRN Araújo, Fernanda Kelly Dias Jorge, Thiago Perez https://orcid.org/0000-0002-5060-8861 http://lattes.cnpq.br/5946792897459617 https://orcid.org/0000-0002-0375-8613 http://lattes.cnpq.br/9022248828077360 Sureira, Thaiz Mattos https://orcid.org/0000-0002-6547-8887 http://lattes.cnpq.br/2148739634320316 Jorge, Thiago Perez https://orcid.org/0000-0002-0375-8613 http://lattes.cnpq.br/9022248828077360 Sureira, Thaiz Mattos https://orcid.org/0000-0002-6547-8887 http://lattes.cnpq.br/2148739634320316 Chaves, Viviany Moura https://orcid.org/0000-0002-9654-7152 http://lattes.cnpq.br/4551073538164961 Percepção corporal Alimentação Moda Mídia A moda é fenômeno sociocultural e sua dinâmica recebe forte influência do contexto onde está inserida, vestir-se e alimentar-se são atos primordiais na vida humana e há uma escassez de estudos sobre a relação entre estes atos. No entanto inúmeras pesquisas relacionam a influência da mídia na percepção corporal de mulheres, e nos mostram como estas sofrem impactos relacionados ao corpo e a sua alimentação. Assim, o objetivo deste trabalho foi pesquisar e estudar se a moda pode influenciar o comportamento alimentar e percepção corporal de um grupo específico de mulheres. Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo (misto), cuja metodologia é composta por aplicação de questionário on-line, a população do estudo foi constituída por 33 estudantes mulheres (cis e trans), matriculadas nos cursos de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal e Santa Cruz no primeiro e último ano do curso. O estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, publicado na Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, preservando o caráter voluntário e o anonimato das participantes. Como conclusão do estudo, constatou-se que há influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de nutrição da UFRN, visto que a mídia é o meio transmissor da moda e seus padrões e características. Tem-se que as silhuetas, formas e tamanhos das peças de vestuário, assim como, as imagens vinculadas às campanhas de moda, influenciam negativamente na percepção da imagem corporal e nos padrões alimentares da população estudada. Este é um estudo localizado e sugere-se que mais estudos sejam realizados para maiores investigações sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal. 2022-07-27T20:20:25Z 2022-07-27T20:20:25Z 2022-06-20 bachelorThesis ARAÚJO, Fernanda Kelly Dias. Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e na percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição), Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48794 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Nutrição Departamento de Nutrição
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Percepção corporal
Alimentação
Moda
Mídia
spellingShingle Percepção corporal
Alimentação
Moda
Mídia
Araújo, Fernanda Kelly Dias
Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN
description A moda é fenômeno sociocultural e sua dinâmica recebe forte influência do contexto onde está inserida, vestir-se e alimentar-se são atos primordiais na vida humana e há uma escassez de estudos sobre a relação entre estes atos. No entanto inúmeras pesquisas relacionam a influência da mídia na percepção corporal de mulheres, e nos mostram como estas sofrem impactos relacionados ao corpo e a sua alimentação. Assim, o objetivo deste trabalho foi pesquisar e estudar se a moda pode influenciar o comportamento alimentar e percepção corporal de um grupo específico de mulheres. Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo (misto), cuja metodologia é composta por aplicação de questionário on-line, a população do estudo foi constituída por 33 estudantes mulheres (cis e trans), matriculadas nos cursos de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal e Santa Cruz no primeiro e último ano do curso. O estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, publicado na Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, preservando o caráter voluntário e o anonimato das participantes. Como conclusão do estudo, constatou-se que há influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de nutrição da UFRN, visto que a mídia é o meio transmissor da moda e seus padrões e características. Tem-se que as silhuetas, formas e tamanhos das peças de vestuário, assim como, as imagens vinculadas às campanhas de moda, influenciam negativamente na percepção da imagem corporal e nos padrões alimentares da população estudada. Este é um estudo localizado e sugere-se que mais estudos sejam realizados para maiores investigações sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal.
author2 Jorge, Thiago Perez
author_facet Jorge, Thiago Perez
Araújo, Fernanda Kelly Dias
format bachelorThesis
author Araújo, Fernanda Kelly Dias
author_sort Araújo, Fernanda Kelly Dias
title Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN
title_short Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN
title_full Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN
title_fullStr Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN
title_full_unstemmed Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN
title_sort um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de nutrição da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48794
work_keys_str_mv AT araujofernandakellydias umestudosobreainfluenciadamodanaalimentacaoepercepcaodaimagemcorporaldeestudantesuniversitariasdoscursosdenutricaodaufrn
AT araujofernandakellydias astudyontheinfluenceoffashiononfoodandbodyimageperceptionofuniversitystudentsofnutritioncoursesatufrn
_version_ 1773963923400163328