Um estudo sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de Nutrição da UFRN

A moda é fenômeno sociocultural e sua dinâmica recebe forte influência do contexto onde está inserida, vestir-se e alimentar-se são atos primordiais na vida humana e há uma escassez de estudos sobre a relação entre estes atos. No entanto inúmeras pesquisas relacionam a influência da mídia na percepç...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Fernanda Kelly Dias
Outros Autores: Jorge, Thiago Perez
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48794
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Descrição
Resumo:A moda é fenômeno sociocultural e sua dinâmica recebe forte influência do contexto onde está inserida, vestir-se e alimentar-se são atos primordiais na vida humana e há uma escassez de estudos sobre a relação entre estes atos. No entanto inúmeras pesquisas relacionam a influência da mídia na percepção corporal de mulheres, e nos mostram como estas sofrem impactos relacionados ao corpo e a sua alimentação. Assim, o objetivo deste trabalho foi pesquisar e estudar se a moda pode influenciar o comportamento alimentar e percepção corporal de um grupo específico de mulheres. Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo (misto), cuja metodologia é composta por aplicação de questionário on-line, a população do estudo foi constituída por 33 estudantes mulheres (cis e trans), matriculadas nos cursos de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal e Santa Cruz no primeiro e último ano do curso. O estudo seguiu os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, publicado na Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde, preservando o caráter voluntário e o anonimato das participantes. Como conclusão do estudo, constatou-se que há influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal de estudantes universitárias dos cursos de nutrição da UFRN, visto que a mídia é o meio transmissor da moda e seus padrões e características. Tem-se que as silhuetas, formas e tamanhos das peças de vestuário, assim como, as imagens vinculadas às campanhas de moda, influenciam negativamente na percepção da imagem corporal e nos padrões alimentares da população estudada. Este é um estudo localizado e sugere-se que mais estudos sejam realizados para maiores investigações sobre a influência da moda na alimentação e percepção da imagem corporal.