O trabalho produtivo na mercadoria audiência dos sites de redes sociais: uma revisão crítica

In the 1970s, Dallas Smythe coined the concept of audience commodity as a part of his critique of the political economy of the means of mass communication. Criticized for his position on labor, the text remained as a classic of the political economy of communication. Today, the concept returns to th...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Felipe Rocha Vale Ferreira da
Outros Autores: Aires, Janaine Sibelle Freires Aires
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48688
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spelling ri-123456789-486882023-01-11T20:34:58Z O trabalho produtivo na mercadoria audiência dos sites de redes sociais: uma revisão crítica Productive labor and the audience commodity on social networking sites: a critical review Silva, Felipe Rocha Vale Ferreira da Aires, Janaine Sibelle Freires Aires http://lattes.cnpq.br/7491898149684246 http://lattes.cnpq.br/4051151886203077 Gomes, Raimunda Aline Lucena http://lattes.cnpq.br/6106153702635737 Rocha Filho, Ruy Alkmim http://lattes.cnpq.br/4519158858937687 Sites de redes sociais Economia política da internet Capitalismo Monografia Internet Luta de classes In the 1970s, Dallas Smythe coined the concept of audience commodity as a part of his critique of the political economy of the means of mass communication. Criticized for his position on labor, the text remained as a classic of the political economy of communication. Today, the concept returns to the center of the debate facing the changes made by the Internet and social networking sites. At the core of the debate we find reflections upon value and productive labor. This work engages critically with the recent literature about productive labor on social networking sites, searching for the most appropriate characterization according to the marxist comprehension of the capitalist mode of production. Contra Fuchs, Smythe, Jhally and Livant, it is argued that the audience does not perform productive labor. Contra Caraway, Rigi and Prey, it is argued that it is not possible to characterize social networking sites as fictitious capital. It is concluded, with César Bolaño and Eloy S. Vieira, that the value of the audience commodity comes from the workers formally subsumed under capital and that this expenditure, for production in general, constitutes a productive cost of circulation, according to the Marxian theory of value. Nos anos 1970, Dallas Smythe cunhou o conceito de mercadoria audiência como parte de sua crítica da economia política dos meios de comunicação de massa. Criticado por sua posição acerca do trabalho, o texto manteve-se como um clássico da economia política da comunicação. Hoje, o conceito retorna para o centro do debate frente às mudanças operadas pela Internet e os sites de redes sociais. No cerne do debate, encontra-se a reflexão acerca do valor e do trabalho produtivo. Este trabalho engaja-se criticamente com a literatura recente acerca do trabalho produtivo nos sites de redes sociais, buscando a caracterização mais apropriada segundo a compreensão marxista do modo de produção capitalista. Contra Fuchs, Smythe, Jhally e Livant, argumenta-se que a audiência não realiza trabalho produtivo. Contra Caraway, Rigi e Prey, argumenta-se que não é possível caracterizar os sites de redes sociais como capital fictício. Conclui-se, com César Bolaño e Eloy S. Vieira, que o valor da mercadoria audiência advém dos trabalhadores formalmente subsumidos ao capital e que seu gasto, para a produção em geral, constitui uma despesa de circulação produtiva, segundo a teoria marxiana do valor. 2022-07-25T19:04:44Z 2022-07-25T19:04:44Z 2022-07-19 bachelorThesis SILVA, Felipe Rocha Vale Ferreira da. O trabalho produtivo na mercadoria audiência dos sites de redes sociais: uma revisão crítica. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Comunicação Social - Audiovisual), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48688 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Comunicação Social - Audiovisual Departamento de Comunicação Social
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