Projeto de Areeiro Ferroviário para VLTs

The problem of loss of adhesion between rails and vehicle wheels has always been present in rail transport, which can make travel unfeasible in unfavorable situations. Since the 19th century, so-called sandbox systems have been used, whose function is to expel sand or other abrasive materials in...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, João Raffael Dias da
Outros Autores: Silva, Bismarck Luiz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
VLT
LRV
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48644
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spelling ri-123456789-486442022-07-22T12:49:44Z Projeto de Areeiro Ferroviário para VLTs Silva, João Raffael Dias da Silva, Bismarck Luiz http://lattes.cnpq.br/5479594063168612 Fernandes, João Paulo Peres , Maurício Mhirdaui Areeiro Sandbox VLT LRV Projeto Project Seleção de Materiais Material selection The problem of loss of adhesion between rails and vehicle wheels has always been present in rail transport, which can make travel unfeasible in unfavorable situations. Since the 19th century, so-called sandbox systems have been used, whose function is to expel sand or other abrasive materials in the vicinity of the contact surface between the wheels and the rails. The fleet of Light Rail Vehicles (LRVs), inserted in Natal in 2014 by the CBTU, however, does not have sandboxes, which is a problem especially on rainy days. In this context, the present work aims to design a sandbox system for CBTU-Natal’s vehicles, addressing its operation, materials, costs, dimensioning and installation. This work deals with an initial proposal for the implementation of sandboxes in CBTU-Natal fleet and needs continuity in the more detailed survey of costs, component manufacturing processes, dimensioning and insertion tests in the LRVs. As a material for the sand container, the present proposal suggests polycarbonate (PC) due to its chemical stability, excellent mechanical properties, transparency and low density. For the compressed air outlet system and sand flow channel, the use of aluminum alloys is suggested due to their low density, low cost, low porosity, resistance to oxidation and ease of work, with emphasis on the binary Al-Si and ternary Al-Mg-Si. O problema da perda de aderência entre trilhos e rodas de veículos sempre esteve presente no transporte ferroviário, podendo causar a inviabilidade de viagens em situações desfavoráveis. São utilizados, então, desde o século XIX, os chamados sistemas de areeiros, cuja função é expelir areia ou outros materiais abrasivos nas proximidades da superfície de contato entre as rodas e os trilhos. A frota de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), inserida em Natal em 2014 por parte da CBTU, no entanto, não possui areeiros, o que caracteriza um problema especialmente em dias de chuva. Neste contexto, o presente trabalho objetiva projetar um sistema de areeiro para os VLTs da CBTU-Natal, abordando seu funcionamento, materiais, custos, dimensionamento e instalação. Para isso, foram realizadas visitas técnicas e consultas a profissionais especializados, além de uma revisão da literatura detalhada. Este trabalho trata de uma proposta inicial para implementação de sistemas areeiros em VLTs da frota CBTU-Natal e precisa de continuidade no levantamento mais detalhado de custos, processos de fabricação dos componentes, dimensionamento e testes de inserção nos VLTs. Como material para o contêiner de areia, a presente proposta sugere o policarbonato (PC) devido sua estabilidade química, ótimas propriedades mecânicas, transparência e baixa densidade. Para o sistema de saída de ar comprimido e canal de escoamento de areia, sugere-se a utilização de ligas de alumínio devido à baixa densidade, baixo custo, baixa porosidade, resistência à oxidação e facilidade de trabalho, com destaque para os sistemas binário Al-Si e ternário Al-Mg-Si. 2022-07-22T12:49:44Z 2022-07-22T12:49:44Z 2022-07-11 bachelorThesis SILVA, João Raffael Dias da. Projeto de Areeiro Ferroviário para VLTs. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48644 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia de Materiais Engenharia de Materiais
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