Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música

Este trabalho tem como principal objetivo compreender sobre as contribuições da minha trajetória como professora de instrumento no meu processo de formação docente. Como objetivos específicos, busquei refletir sobre a presença da música em minha vida e a minha prática docente, identificar pontos pos...

Descrizione completa

Salvato in:
Dettagli Bibliografici
Autore principale: Souza, Claudiane Santos de
Altri autori: Gaulke, Tamar Genz
Natura: bachelorThesis
Lingua:pt_BR
Pubblicazione: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Soggetti:
Accesso online:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48521
Tags: Aggiungi Tag
Nessun Tag, puoi essere il primo ad aggiungerne! !
id ri-123456789-48521
record_format dspace
spelling ri-123456789-485212022-07-15T19:15:48Z Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música Souza, Claudiane Santos de Gaulke, Tamar Genz http://lattes.cnpq.br/5743174259762170 França , Paulo Eduardo da Silva Lima, Erickinson Bezerra de Pesquisa (auto)biográfica Narrativa autobiográfica Professora de instrumento Educação musical Este trabalho tem como principal objetivo compreender sobre as contribuições da minha trajetória como professora de instrumento no meu processo de formação docente. Como objetivos específicos, busquei refletir sobre a presença da música em minha vida e a minha prática docente, identificar pontos positivos e negativos na minha atuação nas aulas de instrumento musical e entender como se dá o meu processo de formação docente em música. O referencial teórico-metodológico está fundamentado na pesquisa (auto)biográfica e suas vertentes, considerando-as como métodos de investigação importantes para a auto compreensão do processo de tornar-se professor por meio das experiências que construímos ao longo de nossa história de vida. Este trabalho foi desenvolvido através da autobiografia, caminho metodológico em que o narrador é o sujeito responsável pela reflexão de suas memórias e construção de sua história de vida. Em um processo de construir e reestruturar minhas memórias, narro a minha trajetória de vida com a música e a minha história e reflexão sobre como me tornei professora de instrumento. Com este trabalho pretendo contribuir com a área de educação musical no intuito de compreender aspectos sobre o processo de formação de professores de instrumento, percebendo-o como um momento ímpar no qual as histórias de vida de cada professor contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional. 2022-07-15T19:15:47Z 2022-07-15T19:15:47Z 2016 bachelorThesis SOUZA, Claudiane Santos de. Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48521 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pesquisa (auto)biográfica
Narrativa autobiográfica
Professora de instrumento
Educação musical
spellingShingle Pesquisa (auto)biográfica
Narrativa autobiográfica
Professora de instrumento
Educação musical
Souza, Claudiane Santos de
Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
description Este trabalho tem como principal objetivo compreender sobre as contribuições da minha trajetória como professora de instrumento no meu processo de formação docente. Como objetivos específicos, busquei refletir sobre a presença da música em minha vida e a minha prática docente, identificar pontos positivos e negativos na minha atuação nas aulas de instrumento musical e entender como se dá o meu processo de formação docente em música. O referencial teórico-metodológico está fundamentado na pesquisa (auto)biográfica e suas vertentes, considerando-as como métodos de investigação importantes para a auto compreensão do processo de tornar-se professor por meio das experiências que construímos ao longo de nossa história de vida. Este trabalho foi desenvolvido através da autobiografia, caminho metodológico em que o narrador é o sujeito responsável pela reflexão de suas memórias e construção de sua história de vida. Em um processo de construir e reestruturar minhas memórias, narro a minha trajetória de vida com a música e a minha história e reflexão sobre como me tornei professora de instrumento. Com este trabalho pretendo contribuir com a área de educação musical no intuito de compreender aspectos sobre o processo de formação de professores de instrumento, percebendo-o como um momento ímpar no qual as histórias de vida de cada professor contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional.
author2 Gaulke, Tamar Genz
author_facet Gaulke, Tamar Genz
Souza, Claudiane Santos de
format bachelorThesis
author Souza, Claudiane Santos de
author_sort Souza, Claudiane Santos de
title Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
title_short Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
title_full Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
title_fullStr Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
title_full_unstemmed Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
title_sort reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48521
work_keys_str_mv AT souzaclaudianesantosde reflexoessobreatrajetoriadeumaprofessoradeinstrumentonarrativasautobiograficasdeformacaoemmusica
_version_ 1773959904164315136