Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música
Este trabalho tem como principal objetivo compreender sobre as contribuições da minha trajetória como professora de instrumento no meu processo de formação docente. Como objetivos específicos, busquei refletir sobre a presença da música em minha vida e a minha prática docente, identificar pontos pos...
Salvato in:
Autore principale: | |
---|---|
Altri autori: | |
Natura: | bachelorThesis |
Lingua: | pt_BR |
Pubblicazione: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Soggetti: | |
Accesso online: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48521 |
Tags: |
Aggiungi Tag
Nessun Tag, puoi essere il primo ad aggiungerne! !
|
id |
ri-123456789-48521 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-485212022-07-15T19:15:48Z Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música Souza, Claudiane Santos de Gaulke, Tamar Genz http://lattes.cnpq.br/5743174259762170 França , Paulo Eduardo da Silva Lima, Erickinson Bezerra de Pesquisa (auto)biográfica Narrativa autobiográfica Professora de instrumento Educação musical Este trabalho tem como principal objetivo compreender sobre as contribuições da minha trajetória como professora de instrumento no meu processo de formação docente. Como objetivos específicos, busquei refletir sobre a presença da música em minha vida e a minha prática docente, identificar pontos positivos e negativos na minha atuação nas aulas de instrumento musical e entender como se dá o meu processo de formação docente em música. O referencial teórico-metodológico está fundamentado na pesquisa (auto)biográfica e suas vertentes, considerando-as como métodos de investigação importantes para a auto compreensão do processo de tornar-se professor por meio das experiências que construímos ao longo de nossa história de vida. Este trabalho foi desenvolvido através da autobiografia, caminho metodológico em que o narrador é o sujeito responsável pela reflexão de suas memórias e construção de sua história de vida. Em um processo de construir e reestruturar minhas memórias, narro a minha trajetória de vida com a música e a minha história e reflexão sobre como me tornei professora de instrumento. Com este trabalho pretendo contribuir com a área de educação musical no intuito de compreender aspectos sobre o processo de formação de professores de instrumento, percebendo-o como um momento ímpar no qual as histórias de vida de cada professor contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional. 2022-07-15T19:15:47Z 2022-07-15T19:15:47Z 2016 bachelorThesis SOUZA, Claudiane Santos de. Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48521 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Pesquisa (auto)biográfica Narrativa autobiográfica Professora de instrumento Educação musical |
spellingShingle |
Pesquisa (auto)biográfica Narrativa autobiográfica Professora de instrumento Educação musical Souza, Claudiane Santos de Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
description |
Este trabalho tem como principal objetivo compreender sobre as contribuições da minha trajetória como professora de instrumento no meu processo de formação docente. Como objetivos específicos, busquei refletir sobre a presença da música em minha vida e a minha prática docente, identificar pontos positivos e negativos na minha atuação nas aulas de instrumento musical e entender como se dá o meu processo de formação docente em música. O referencial teórico-metodológico está fundamentado na pesquisa (auto)biográfica e suas vertentes, considerando-as como métodos de investigação importantes para a auto compreensão do processo de tornar-se professor por meio das experiências que construímos ao longo de nossa história de vida. Este trabalho foi desenvolvido através da autobiografia, caminho metodológico em que o narrador é o sujeito responsável pela reflexão de suas memórias e construção de sua história de vida. Em um processo de construir e reestruturar minhas memórias, narro a minha trajetória de vida com a música e a minha história e reflexão sobre como me tornei professora de instrumento. Com este trabalho pretendo contribuir com a área de educação musical no intuito de compreender aspectos sobre o processo de formação de professores de instrumento, percebendo-o como um momento ímpar no qual as histórias de vida de cada professor contribuem significativamente para o desenvolvimento profissional. |
author2 |
Gaulke, Tamar Genz |
author_facet |
Gaulke, Tamar Genz Souza, Claudiane Santos de |
format |
bachelorThesis |
author |
Souza, Claudiane Santos de |
author_sort |
Souza, Claudiane Santos de |
title |
Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
title_short |
Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
title_full |
Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
title_fullStr |
Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
title_sort |
reflexões sobre a trajetória de uma professora de instrumento: narrativas autobiográficas de formação em música |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48521 |
work_keys_str_mv |
AT souzaclaudianesantosde reflexoessobreatrajetoriadeumaprofessoradeinstrumentonarrativasautobiograficasdeformacaoemmusica |
_version_ |
1773959904164315136 |