A atuação da gestão escolar numa perspectiva de gestão democrática

O presente estudo analisa a atuação da gestão escolar numa perspectiva democrática. A melhoria da qualidade do ensino é fortalecida mediante um trabalho feito em equipe com planejamento conjunto. Desse modo, questionamo-nos: que procedimentos da gestão escolar favorecem uma gestão na perspectiva dem...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Andrade, Helenice Souza de
Outros Autores: Silva, Rute Regis de Oliveira da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48191
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Descrição
Resumo:O presente estudo analisa a atuação da gestão escolar numa perspectiva democrática. A melhoria da qualidade do ensino é fortalecida mediante um trabalho feito em equipe com planejamento conjunto. Desse modo, questionamo-nos: que procedimentos da gestão escolar favorecem uma gestão na perspectiva democrática? Objetivou-se analisar a atuação da gestão escolar numa perspectiva democrática a partir de uma revisão de literatura assentada nos autores Libâneo (2004), Oliveira, (2009), Silva (2010), Freitas (2000), entre outros. Nossas considerações finais são que a gestão é a principal condutora desse processo de melhoria do ensino mediante ações concretas com objetivos determinados. Para isso, a participação de pessoas que se fazem presentes no contexto escolar com representatividade nos conselhos, é de extrema importância. A gestão conjuntamente com os conselhos é quem define as ações e essa parceria entre todos os segmentos da escola deve sempre ser preservada para que a democracia se fortaleça.