Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasile...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Hoziana Cunha de
Outros Autores: Kranz, Cláudia Rosana
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48189
record_format dspace
spelling ri-123456789-481892022-06-15T13:02:51Z Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 Medeiros, Hoziana Cunha de Kranz, Cláudia Rosana Aguiar, Alexandre da Silva Pontes, Mércia de Oliveira Educação matemática inclusiva Educação especial Educação de Jovens e Adultos Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isto, o Estado da Arte foi usado como metodologia de pesquisa, visando promover um panorama sobre essa temática em um recorte de tempo. Dentre os autores que compõem o embasamento teórico deste trabalho é possível citar Schneider (2003), Rodrigues (2010), Kranz (2015) e Farias (2010). A metodologia consistiu em levantar, por meio de bases de teses e dissertações, pesquisas que abordassem a matemática inclusiva na EJA, e a partir daí, analisar os resultados encontrados e desenvolver uma discussão por meio dos apontamentos trabalhados pelos pesquisadores e outros autores que abordam esta temática. Foram analisados cinco trabalhos, sendo três pesquisas voltadas para a prática de sala de aula mediada pelo uso de materiais didáticos que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem, e dois trabalhos com foco na formação docente. Nossas análises apontaram para a importância da mediação, de uma formação inicial com preparo necessário para o trabalho na Educação inclusiva, e a importância do uso de instrumentos na dinâmica de sala de aula. Tais apontamentos se mostraram significativos para que o ensino de matemática na EJA com alunos com necessidades especiais, se dê de forma significativa. Esta pesquisa reforça, portanto, a necessidade de novos trabalhos que pesquisem essa qualificação do trabalho inclusivo, com olhar especial para a EJA, por meio de diferentes metodologias. 2021-10-29T18:37:09Z 2022-06-15T13:02:51Z 2021-10-29T18:37:09Z 2022-06-15T13:02:51Z 2021 bachelorThesis 20170090394 MEDEIROS, Hoziana Cunha de. Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação matemática inclusiva
Educação especial
Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Educação matemática inclusiva
Educação especial
Educação de Jovens e Adultos
Medeiros, Hoziana Cunha de
Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
description Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isto, o Estado da Arte foi usado como metodologia de pesquisa, visando promover um panorama sobre essa temática em um recorte de tempo. Dentre os autores que compõem o embasamento teórico deste trabalho é possível citar Schneider (2003), Rodrigues (2010), Kranz (2015) e Farias (2010). A metodologia consistiu em levantar, por meio de bases de teses e dissertações, pesquisas que abordassem a matemática inclusiva na EJA, e a partir daí, analisar os resultados encontrados e desenvolver uma discussão por meio dos apontamentos trabalhados pelos pesquisadores e outros autores que abordam esta temática. Foram analisados cinco trabalhos, sendo três pesquisas voltadas para a prática de sala de aula mediada pelo uso de materiais didáticos que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem, e dois trabalhos com foco na formação docente. Nossas análises apontaram para a importância da mediação, de uma formação inicial com preparo necessário para o trabalho na Educação inclusiva, e a importância do uso de instrumentos na dinâmica de sala de aula. Tais apontamentos se mostraram significativos para que o ensino de matemática na EJA com alunos com necessidades especiais, se dê de forma significativa. Esta pesquisa reforça, portanto, a necessidade de novos trabalhos que pesquisem essa qualificação do trabalho inclusivo, com olhar especial para a EJA, por meio de diferentes metodologias.
author2 Kranz, Cláudia Rosana
author_facet Kranz, Cláudia Rosana
Medeiros, Hoziana Cunha de
format bachelorThesis
author Medeiros, Hoziana Cunha de
author_sort Medeiros, Hoziana Cunha de
title Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
title_short Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
title_full Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
title_fullStr Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
title_full_unstemmed Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
title_sort matemática inclusiva na educação de jovens e adultos: produções de 2011 a 2019
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189
work_keys_str_mv AT medeiroshozianacunhade matematicainclusivanaeducacaodejovenseadultosproducoesde2011a2019
_version_ 1773963246591541248