Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasile...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-48189 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-481892022-06-15T13:02:51Z Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 Medeiros, Hoziana Cunha de Kranz, Cláudia Rosana Aguiar, Alexandre da Silva Pontes, Mércia de Oliveira Educação matemática inclusiva Educação especial Educação de Jovens e Adultos Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isto, o Estado da Arte foi usado como metodologia de pesquisa, visando promover um panorama sobre essa temática em um recorte de tempo. Dentre os autores que compõem o embasamento teórico deste trabalho é possível citar Schneider (2003), Rodrigues (2010), Kranz (2015) e Farias (2010). A metodologia consistiu em levantar, por meio de bases de teses e dissertações, pesquisas que abordassem a matemática inclusiva na EJA, e a partir daí, analisar os resultados encontrados e desenvolver uma discussão por meio dos apontamentos trabalhados pelos pesquisadores e outros autores que abordam esta temática. Foram analisados cinco trabalhos, sendo três pesquisas voltadas para a prática de sala de aula mediada pelo uso de materiais didáticos que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem, e dois trabalhos com foco na formação docente. Nossas análises apontaram para a importância da mediação, de uma formação inicial com preparo necessário para o trabalho na Educação inclusiva, e a importância do uso de instrumentos na dinâmica de sala de aula. Tais apontamentos se mostraram significativos para que o ensino de matemática na EJA com alunos com necessidades especiais, se dê de forma significativa. Esta pesquisa reforça, portanto, a necessidade de novos trabalhos que pesquisem essa qualificação do trabalho inclusivo, com olhar especial para a EJA, por meio de diferentes metodologias. 2021-10-29T18:37:09Z 2022-06-15T13:02:51Z 2021-10-29T18:37:09Z 2022-06-15T13:02:51Z 2021 bachelorThesis 20170090394 MEDEIROS, Hoziana Cunha de. Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação matemática inclusiva Educação especial Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Educação matemática inclusiva Educação especial Educação de Jovens e Adultos Medeiros, Hoziana Cunha de Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 |
description |
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isto, o Estado da Arte foi usado como metodologia de pesquisa, visando promover um panorama sobre essa temática em um recorte de tempo. Dentre os autores que compõem o embasamento teórico deste trabalho é possível citar Schneider (2003), Rodrigues (2010), Kranz (2015) e Farias (2010). A metodologia consistiu em levantar, por meio de bases de teses e dissertações, pesquisas que abordassem a matemática inclusiva na EJA, e a partir daí, analisar os resultados encontrados e desenvolver uma discussão por meio dos apontamentos trabalhados pelos pesquisadores e outros autores que abordam esta temática. Foram analisados cinco trabalhos, sendo três pesquisas voltadas para a prática de sala de aula mediada pelo uso de materiais didáticos que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem, e dois trabalhos com foco na formação docente. Nossas análises apontaram para a importância da mediação, de uma formação inicial com preparo necessário para o trabalho na Educação inclusiva, e a importância do uso de instrumentos na dinâmica de sala de aula. Tais apontamentos se mostraram significativos para que o ensino de matemática na EJA com alunos com necessidades especiais, se dê de forma significativa. Esta pesquisa reforça, portanto, a necessidade de novos trabalhos que pesquisem essa qualificação do trabalho inclusivo, com olhar especial para a EJA, por meio de diferentes metodologias. |
author2 |
Kranz, Cláudia Rosana |
author_facet |
Kranz, Cláudia Rosana Medeiros, Hoziana Cunha de |
format |
bachelorThesis |
author |
Medeiros, Hoziana Cunha de |
author_sort |
Medeiros, Hoziana Cunha de |
title |
Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 |
title_short |
Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 |
title_full |
Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 |
title_fullStr |
Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 |
title_full_unstemmed |
Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019 |
title_sort |
matemática inclusiva na educação de jovens e adultos: produções de 2011 a 2019 |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189 |
work_keys_str_mv |
AT medeiroshozianacunhade matematicainclusivanaeducacaodejovenseadultosproducoesde2011a2019 |
_version_ |
1773963246591541248 |