Matemática inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: produções de 2011 a 2019

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasile...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Hoziana Cunha de
Outros Autores: Kranz, Cláudia Rosana
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48189
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Descrição
Resumo:Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e discutir produções acadêmicas referente às temáticas da Educação Matemática Inclusiva na EJA no período compreendido entre os anos de 2011 e 2019, obtidas através do banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para isto, o Estado da Arte foi usado como metodologia de pesquisa, visando promover um panorama sobre essa temática em um recorte de tempo. Dentre os autores que compõem o embasamento teórico deste trabalho é possível citar Schneider (2003), Rodrigues (2010), Kranz (2015) e Farias (2010). A metodologia consistiu em levantar, por meio de bases de teses e dissertações, pesquisas que abordassem a matemática inclusiva na EJA, e a partir daí, analisar os resultados encontrados e desenvolver uma discussão por meio dos apontamentos trabalhados pelos pesquisadores e outros autores que abordam esta temática. Foram analisados cinco trabalhos, sendo três pesquisas voltadas para a prática de sala de aula mediada pelo uso de materiais didáticos que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem, e dois trabalhos com foco na formação docente. Nossas análises apontaram para a importância da mediação, de uma formação inicial com preparo necessário para o trabalho na Educação inclusiva, e a importância do uso de instrumentos na dinâmica de sala de aula. Tais apontamentos se mostraram significativos para que o ensino de matemática na EJA com alunos com necessidades especiais, se dê de forma significativa. Esta pesquisa reforça, portanto, a necessidade de novos trabalhos que pesquisem essa qualificação do trabalho inclusivo, com olhar especial para a EJA, por meio de diferentes metodologias.