“Lembre de mim”: Uma análise sobre a memória e o esquecimento no filme “Viva, a vida é uma festa”
Esse trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo, tem por objetivo analisar as categorias memória e esquecimento a partir da produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” (2017). Uma trama vivida no México e que retrata a comemoração do dia dos mortos da família Rivera. A produção avalia o enr...
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48188 |
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ri-123456789-481882022-06-15T13:02:48Z “Lembre de mim”: Uma análise sobre a memória e o esquecimento no filme “Viva, a vida é uma festa” Borba, Clara Maria de Medeiros Soares Junior, Azemar dos Santos Viva, a vida é uma festa Memória Esquecimento Tradição Esse trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo, tem por objetivo analisar as categorias memória e esquecimento a partir da produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” (2017). Uma trama vivida no México e que retrata a comemoração do dia dos mortos da família Rivera. A produção avalia o enredo cercado de fortes emoções, tradições, memórias, morte e esquecimento, que gira em torno da história de vida do jovem Miguel, menino que tem seu desejo de transforma-se em músico, reprimido pelo anseio dos mais velhos da família em apagar o sujeito que abandonou a família, da memórias de todos os parentes. Para tanto, dialogamos com as categorias de memória a partir de Joel Candau (2013) e de tradição a partir de Eric Hobsbawn (1997). Metodologicamente, construímos uma narrativa a partir da produção fílmica na tentativa de analisar os discursos produzidos sobre a memória e o esquecimento ao longo do filme. Nesse sentido, a produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” é abordado no texto como um documento histórico, capaz de ser analisado e interpretado para a escrita de uma história sobre uma dada tradição: a festa dos mortos para o mexicanos. Conclui-se que a memória e esquecimento fazem parte de uma tradição inventada historicamente pela sociedade que selecionam os fatos que devem ser preservados e os que devem ser banidos. 2022-06-13T18:49:54Z 2022-06-15T13:02:48Z 2022-06-13T18:49:54Z 2022-06-15T13:02:48Z 2021-04-29 bachelorThesis 20155136372 BORBA, Clara Maria de Medeiros."Lembre de mim": uma análise sobre a memória e o esquecimento no filme "Viva, a vida é uma festa". 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48188 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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Esse trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo, tem por objetivo analisar as categorias memória e esquecimento a partir da produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” (2017). Uma trama vivida no México e que retrata a comemoração do dia dos mortos da família Rivera. A produção avalia o enredo cercado de fortes emoções, tradições, memórias, morte e esquecimento, que gira em torno da história de vida do jovem Miguel, menino que tem seu desejo de transforma-se em músico, reprimido pelo anseio dos mais velhos da família em apagar o sujeito que abandonou a família, da memórias de todos os parentes. Para tanto, dialogamos com as categorias de memória a partir de Joel Candau (2013) e de tradição a partir de Eric Hobsbawn (1997). Metodologicamente, construímos uma narrativa a partir da produção fílmica na tentativa de analisar os discursos produzidos sobre a memória e o esquecimento ao longo do filme. Nesse sentido, a produção fílmica “Viva, a vida é uma festa” é abordado no texto como um documento histórico, capaz de ser analisado e interpretado para a escrita de uma história sobre uma dada tradição: a festa dos mortos para o mexicanos. Conclui-se que a memória e esquecimento fazem parte de uma tradição inventada historicamente pela sociedade que selecionam os fatos que devem ser preservados e os que devem ser banidos. |
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