Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-48186 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-481862022-06-15T13:02:42Z Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil Bezerra, Jessica Iasmim Santos Fonseca, Géssica Fabielly Educação Infantil Ensino Pandemia Crianças com deficiência A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um recorte voltado à Educação Infantil em tempos de pandemia, e tem como objetivo analisar os processos de ensino de crianças com e sem deficiência na educação infantil em tempos de pandemia. Além disso, o artigo busca, ainda, situar problemáticas, desafios e possibilidades de ensino em tempos pandêmicos. O estudo é considerado exploratório e de natureza qualitativa. O procedimento utilizado foi a realização de uma entrevista com uma professora da educação infantil que trabalhou no ano de 2020 e início de 2021 tanto na escola pública como na privada, e passou pela experiência do ensino remoto, híbrido e presencial neste período de pandemia de Covid-19. Os resultados apontaram as particularidades do ensino híbrido e remoto em dois cenários distintos, impactados pelo envolvimento e a ausência das crianças com e sem deficiências no processo de ensino, marcado por dificuldades de acesso à tecnologias, participação familiar e avaliação da aprendizagem. Com base nesta pesquisa, conclui-se que os impactos causados pela pandemia de covid-19 gerou situações excludentes para muitas crianças e há necessidade de melhor preparar professores e familiares para contextos de vivência educacional e tecnológica em tempos remotos. 2021-10-28T17:10:43Z 2022-06-15T13:02:42Z 2021-10-28T17:10:43Z 2022-06-15T13:02:42Z 2021-04-19 bachelorThesis 20170092915 BEZERRA, Jessica Iasmim Santos. Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil Ensino Pandemia Crianças com deficiência |
spellingShingle |
Educação Infantil Ensino Pandemia Crianças com deficiência Bezerra, Jessica Iasmim Santos Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
description |
A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um recorte voltado à Educação Infantil em tempos de pandemia, e tem como objetivo analisar os processos de ensino de crianças com e sem deficiência na educação infantil em tempos de pandemia. Além disso, o artigo busca, ainda, situar
problemáticas, desafios e possibilidades de ensino em tempos pandêmicos. O estudo é considerado exploratório e de natureza qualitativa. O procedimento utilizado foi a realização de uma entrevista com uma professora da educação infantil que trabalhou no ano de 2020 e início de 2021 tanto na escola pública como na privada, e passou pela experiência do ensino remoto, híbrido e presencial neste período de pandemia de Covid-19. Os resultados apontaram as particularidades do ensino híbrido e remoto em dois cenários distintos, impactados pelo envolvimento e a ausência das crianças com e sem deficiências no processo de ensino,
marcado por dificuldades de acesso à tecnologias, participação familiar e avaliação da aprendizagem. Com base nesta pesquisa, conclui-se que os impactos causados pela pandemia de covid-19 gerou situações excludentes para muitas crianças e há necessidade de melhor preparar professores e familiares para contextos de vivência educacional e tecnológica em tempos remotos. |
author2 |
Fonseca, Géssica Fabielly |
author_facet |
Fonseca, Géssica Fabielly Bezerra, Jessica Iasmim Santos |
format |
bachelorThesis |
author |
Bezerra, Jessica Iasmim Santos |
author_sort |
Bezerra, Jessica Iasmim Santos |
title |
Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
title_short |
Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
title_full |
Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
title_fullStr |
Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
title_sort |
processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186 |
work_keys_str_mv |
AT bezerrajessicaiasmimsantos processosdeensinodecriancascomesemdeficienciasemtempospandemicosnaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773960170288709632 |