Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil

A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Jessica Iasmim Santos
Outros Autores: Fonseca, Géssica Fabielly
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48186
record_format dspace
spelling ri-123456789-481862022-06-15T13:02:42Z Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil Bezerra, Jessica Iasmim Santos Fonseca, Géssica Fabielly Educação Infantil Ensino Pandemia Crianças com deficiência A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um recorte voltado à Educação Infantil em tempos de pandemia, e tem como objetivo analisar os processos de ensino de crianças com e sem deficiência na educação infantil em tempos de pandemia. Além disso, o artigo busca, ainda, situar problemáticas, desafios e possibilidades de ensino em tempos pandêmicos. O estudo é considerado exploratório e de natureza qualitativa. O procedimento utilizado foi a realização de uma entrevista com uma professora da educação infantil que trabalhou no ano de 2020 e início de 2021 tanto na escola pública como na privada, e passou pela experiência do ensino remoto, híbrido e presencial neste período de pandemia de Covid-19. Os resultados apontaram as particularidades do ensino híbrido e remoto em dois cenários distintos, impactados pelo envolvimento e a ausência das crianças com e sem deficiências no processo de ensino, marcado por dificuldades de acesso à tecnologias, participação familiar e avaliação da aprendizagem. Com base nesta pesquisa, conclui-se que os impactos causados pela pandemia de covid-19 gerou situações excludentes para muitas crianças e há necessidade de melhor preparar professores e familiares para contextos de vivência educacional e tecnológica em tempos remotos. 2021-10-28T17:10:43Z 2022-06-15T13:02:42Z 2021-10-28T17:10:43Z 2022-06-15T13:02:42Z 2021-04-19 bachelorThesis 20170092915 BEZERRA, Jessica Iasmim Santos. Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Infantil
Ensino
Pandemia
Crianças com deficiência
spellingShingle Educação Infantil
Ensino
Pandemia
Crianças com deficiência
Bezerra, Jessica Iasmim Santos
Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
description A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um recorte voltado à Educação Infantil em tempos de pandemia, e tem como objetivo analisar os processos de ensino de crianças com e sem deficiência na educação infantil em tempos de pandemia. Além disso, o artigo busca, ainda, situar problemáticas, desafios e possibilidades de ensino em tempos pandêmicos. O estudo é considerado exploratório e de natureza qualitativa. O procedimento utilizado foi a realização de uma entrevista com uma professora da educação infantil que trabalhou no ano de 2020 e início de 2021 tanto na escola pública como na privada, e passou pela experiência do ensino remoto, híbrido e presencial neste período de pandemia de Covid-19. Os resultados apontaram as particularidades do ensino híbrido e remoto em dois cenários distintos, impactados pelo envolvimento e a ausência das crianças com e sem deficiências no processo de ensino, marcado por dificuldades de acesso à tecnologias, participação familiar e avaliação da aprendizagem. Com base nesta pesquisa, conclui-se que os impactos causados pela pandemia de covid-19 gerou situações excludentes para muitas crianças e há necessidade de melhor preparar professores e familiares para contextos de vivência educacional e tecnológica em tempos remotos.
author2 Fonseca, Géssica Fabielly
author_facet Fonseca, Géssica Fabielly
Bezerra, Jessica Iasmim Santos
format bachelorThesis
author Bezerra, Jessica Iasmim Santos
author_sort Bezerra, Jessica Iasmim Santos
title Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
title_short Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
title_full Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
title_fullStr Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
title_full_unstemmed Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
title_sort processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186
work_keys_str_mv AT bezerrajessicaiasmimsantos processosdeensinodecriancascomesemdeficienciasemtempospandemicosnaeducacaoinfantil
_version_ 1773960170288709632