Processos de ensino de crianças com e sem deficiências em tempos pandêmicos na educação infantil

A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Jessica Iasmim Santos
Outros Autores: Fonseca, Géssica Fabielly
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48186
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Descrição
Resumo:A Pandemia da Covid-19 tem feito a sociedade sentir grandes impactos em todo o mundo. A educação tem sido uma das áreas mais afetadas. A cada dia saem novos decretos: as escolas abrem, as escolas fecham, e nisto, tornamos o sistema educacional cada vez mais frágil e instável. Este artigo discute um recorte voltado à Educação Infantil em tempos de pandemia, e tem como objetivo analisar os processos de ensino de crianças com e sem deficiência na educação infantil em tempos de pandemia. Além disso, o artigo busca, ainda, situar problemáticas, desafios e possibilidades de ensino em tempos pandêmicos. O estudo é considerado exploratório e de natureza qualitativa. O procedimento utilizado foi a realização de uma entrevista com uma professora da educação infantil que trabalhou no ano de 2020 e início de 2021 tanto na escola pública como na privada, e passou pela experiência do ensino remoto, híbrido e presencial neste período de pandemia de Covid-19. Os resultados apontaram as particularidades do ensino híbrido e remoto em dois cenários distintos, impactados pelo envolvimento e a ausência das crianças com e sem deficiências no processo de ensino, marcado por dificuldades de acesso à tecnologias, participação familiar e avaliação da aprendizagem. Com base nesta pesquisa, conclui-se que os impactos causados pela pandemia de covid-19 gerou situações excludentes para muitas crianças e há necessidade de melhor preparar professores e familiares para contextos de vivência educacional e tecnológica em tempos remotos.