Nível de conhecimento sobre insuficiência cardíaca em pacientes acompanhados ambulatoriamente.

Fundamento: A insuficiência cardíaca apresenta um caráter crônico e sistêmico, que pode trazer severas limitações a qualidade de vida do paciente quando não manejada de forma adequada, a falta de conhecimento dos pacientes pode afetar diretamente nesse manejo e consequentemente no prognóstico da...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Assis, Lizandra Soares de
Outros Autores: Diniz, Rosiane Viana Zuza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48179
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Fundamento: A insuficiência cardíaca apresenta um caráter crônico e sistêmico, que pode trazer severas limitações a qualidade de vida do paciente quando não manejada de forma adequada, a falta de conhecimento dos pacientes pode afetar diretamente nesse manejo e consequentemente no prognóstico da doença. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento e as áreas de menor entendimento sobre a doença em pacientes acompanhados ambulatoriamente, assim como os fatores influenciadores destes. Método: Estudo transversal com 76 pacientes acompanhados ambulatorialmente por uma equipe multiprofissional de referência. O nível de conhecimento sobre doença foi avaliado e quantificado por meio de um questionário já validado e as características clinicas e sociodemográficas através de questionário estruturado e testado previamente. Resultados: A maioria dos participantes apresentou níveis baixos de conhecimento (83% estava abaixo do nível considerado “bom” pelo questionário), apresentando maior déficit nas áreas de conceito e fisiopatologia e houve correlação negativa moderada entre idade e nível de conhecimento. Conclusão: Os pacientes ainda não apresentam um adequado conhecimento sobre sua doença, afetando assim a forma como se envolvem e corresponsabilizam por seu tratamento, devendo assim haver maior envolvimento de toda equipe no processo de educação em saúde.