Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência

The objective was to understand the formation and the knowledge that professionals of Physical Education of municipal public Natal- RN have about the perspective of inclusion of people with disabilities. Was used for data collection semi-structured questionnaire consists of 14 open and closed questi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Denize Mota
Outros Autores: Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48082
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48082
record_format dspace
spelling ri-123456789-480822022-06-15T11:45:30Z Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência Nascimento, Denize Mota Coquerel, Patrick Ramon Stafin Coquerel, Patrick Ramon Stafin Dias, Maria Aparecida Cavalcanti , Renata Nishimura Guerra Educação Inclusiva Educação Física Formação Continuada The objective was to understand the formation and the knowledge that professionals of Physical Education of municipal public Natal- RN have about the perspective of inclusion of people with disabilities. Was used for data collection semi-structured questionnaire consists of 14 open and closed questions applied to physical education teachers from the regular system of local school Christmas. As a result, it was observed that most teachers demonstrated not have sufficient knowledge to include students with disabilities in their classes. Among the most cited requirements that assists the physical education teacher may include a disabled student is, the knowledge on the subject, specialization courses and training in the area, and a plan that comtemple the study population. Concluding that there is still a long way to go because it includes not only allow access of the disabled to school, it is necessary to make changes to achieve the goal. O objetivo do trabalho foi compreender a formação e o conhecimento que os profissionais de Educação Física da rede pública municipal de Natal- RN têm a respeito da perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência. Foi utilizado para coleta de dados um questionário semiestruturado composto por 14 questões abertas e fechadas aplicadas aos professores de Educação Física do sistema regular de ensino municipal de Natal. Como resultado, observou-se que a maioria dos professores demostraram não ter conhecimentos suficientes para incluir alunos com deficiência em suas aulas. Entre os requisitos mais citados que auxilia o professor de Educação Física poder incluir um aluno deficiente se encontra, o conhecimento sobre o assunto, cursos de especialização e capacitação na área, e um planejamento que comtemple a população do estudo. Concluindo-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, pois incluir não é só permitir o acesso dos deficientes á escola, é necessário fazer mudanças para se atingir o objetivo. 2015-12-22T21:29:11Z 2022-06-15T11:45:30Z 2015-12-22T21:29:11Z 2022-06-15T11:45:30Z 2015-12-02 bachelorThesis 2012935394 NASCIMENTO, Denize Mota. Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48082 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Inclusiva
Educação Física
Formação Continuada
spellingShingle Educação Inclusiva
Educação Física
Formação Continuada
Nascimento, Denize Mota
Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
description The objective was to understand the formation and the knowledge that professionals of Physical Education of municipal public Natal- RN have about the perspective of inclusion of people with disabilities. Was used for data collection semi-structured questionnaire consists of 14 open and closed questions applied to physical education teachers from the regular system of local school Christmas. As a result, it was observed that most teachers demonstrated not have sufficient knowledge to include students with disabilities in their classes. Among the most cited requirements that assists the physical education teacher may include a disabled student is, the knowledge on the subject, specialization courses and training in the area, and a plan that comtemple the study population. Concluding that there is still a long way to go because it includes not only allow access of the disabled to school, it is necessary to make changes to achieve the goal.
author2 Coquerel, Patrick Ramon Stafin
author_facet Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Nascimento, Denize Mota
format bachelorThesis
author Nascimento, Denize Mota
author_sort Nascimento, Denize Mota
title Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
title_short Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
title_full Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
title_fullStr Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
title_sort formação continuada de professores de educação física na atuação da perspectiva da educação inclusiva considerando a pessoa com deficiência
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48082
work_keys_str_mv AT nascimentodenizemota formacaocontinuadadeprofessoresdeeducacaofisicanaatuacaodaperspectivadaeducacaoinclusivaconsiderandoapessoacomdeficiencia
_version_ 1773959422127636480