Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-48080 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-480802022-06-15T11:45:23Z Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo Inclusive education : physical education in perspective student deaf Silva, Marcilene França da Amorim, João Batista de Amorim, João Batista de Albuquerque, Edmilson Pinto de Barreto, Carlos Alberto de Castro Educação Física, Educação Inclusiva, Surdez. Physical Education, Inclusive Education, Deafness A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva de inclusão escolar do aluno Surdo na disciplina de Educação Física. Participaram do estudo 10 alunos surdos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Melo na cidade de Natal, Rio Grande Do Norte. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado especificamente para esse estudo com questões fechadas e duas questões abertas. Nos resultados e conclusões da pesquisa evidenciou-se que os alunos surdos apresentavam dificuldades comunicativas com os professores de EF e como requisito básico para de inclusão do aluno com surdez, na visão deles é a aprendizagem da Libras, as adaptações nas aulas e a preparação para a atuação em sala de forma humanizada, conhecendo as particularidades dos alunos e promovendo uma educação de qualidade. 2015-12-18T15:02:52Z 2022-06-15T11:45:23Z 2015-12-18T15:02:52Z 2022-06-15T11:45:23Z 2015-12-02 bachelorThesis 2011029510 SILVA, Marcilene França da. Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física Licenciatura |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Física, Educação Inclusiva, Surdez. Physical Education, Inclusive Education, Deafness |
spellingShingle |
Educação Física, Educação Inclusiva, Surdez. Physical Education, Inclusive Education, Deafness Silva, Marcilene França da Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
description |
A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva de inclusão escolar do aluno Surdo na disciplina de Educação Física. Participaram do estudo 10 alunos surdos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Melo na cidade de Natal, Rio Grande Do Norte. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado especificamente para esse estudo com questões fechadas e duas questões abertas. Nos resultados e conclusões da pesquisa evidenciou-se que os alunos surdos apresentavam dificuldades comunicativas com os professores de EF e como requisito básico para de inclusão do aluno com surdez, na visão deles é a aprendizagem da Libras, as adaptações nas aulas e a preparação para a atuação em sala de forma humanizada, conhecendo as particularidades dos alunos e promovendo uma educação de qualidade. |
author2 |
Amorim, João Batista de |
author_facet |
Amorim, João Batista de Silva, Marcilene França da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Marcilene França da |
author_sort |
Silva, Marcilene França da |
title |
Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
title_short |
Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
title_full |
Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
title_fullStr |
Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
title_sort |
educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080 |
work_keys_str_mv |
AT silvamarcilenefrancada educacaoinclusivaaeducacaofisicanaperspectivadoalunosurdo AT silvamarcilenefrancada inclusiveeducationphysicaleducationinperspectivestudentdeaf |
_version_ |
1773959347457490944 |