Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo

A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Marcilene França da
Outros Autores: Amorim, João Batista de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48080
record_format dspace
spelling ri-123456789-480802022-06-15T11:45:23Z Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo Inclusive education : physical education in perspective student deaf Silva, Marcilene França da Amorim, João Batista de Amorim, João Batista de Albuquerque, Edmilson Pinto de Barreto, Carlos Alberto de Castro Educação Física, Educação Inclusiva, Surdez. Physical Education, Inclusive Education, Deafness A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva de inclusão escolar do aluno Surdo na disciplina de Educação Física. Participaram do estudo 10 alunos surdos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Melo na cidade de Natal, Rio Grande Do Norte. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado especificamente para esse estudo com questões fechadas e duas questões abertas. Nos resultados e conclusões da pesquisa evidenciou-se que os alunos surdos apresentavam dificuldades comunicativas com os professores de EF e como requisito básico para de inclusão do aluno com surdez, na visão deles é a aprendizagem da Libras, as adaptações nas aulas e a preparação para a atuação em sala de forma humanizada, conhecendo as particularidades dos alunos e promovendo uma educação de qualidade. 2015-12-18T15:02:52Z 2022-06-15T11:45:23Z 2015-12-18T15:02:52Z 2022-06-15T11:45:23Z 2015-12-02 bachelorThesis 2011029510 SILVA, Marcilene França da. Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física Licenciatura
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física, Educação Inclusiva, Surdez.
Physical Education, Inclusive Education, Deafness
spellingShingle Educação Física, Educação Inclusiva, Surdez.
Physical Education, Inclusive Education, Deafness
Silva, Marcilene França da
Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
description A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva de inclusão escolar do aluno Surdo na disciplina de Educação Física. Participaram do estudo 10 alunos surdos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Melo na cidade de Natal, Rio Grande Do Norte. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado especificamente para esse estudo com questões fechadas e duas questões abertas. Nos resultados e conclusões da pesquisa evidenciou-se que os alunos surdos apresentavam dificuldades comunicativas com os professores de EF e como requisito básico para de inclusão do aluno com surdez, na visão deles é a aprendizagem da Libras, as adaptações nas aulas e a preparação para a atuação em sala de forma humanizada, conhecendo as particularidades dos alunos e promovendo uma educação de qualidade.
author2 Amorim, João Batista de
author_facet Amorim, João Batista de
Silva, Marcilene França da
format bachelorThesis
author Silva, Marcilene França da
author_sort Silva, Marcilene França da
title Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
title_short Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
title_full Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
title_fullStr Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
title_sort educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080
work_keys_str_mv AT silvamarcilenefrancada educacaoinclusivaaeducacaofisicanaperspectivadoalunosurdo
AT silvamarcilenefrancada inclusiveeducationphysicaleducationinperspectivestudentdeaf
_version_ 1773959347457490944