Educação inclusiva: a educação física na perspectiva do aluno surdo

A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Marcilene França da
Outros Autores: Amorim, João Batista de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48080
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A inclusão escolar ainda é alvo de impasses, porém percebe-se que existem alguns avanços no que se trata da disciplina de Educação Física (EF), agregando valores sociais e culturais na formação de todos os indivíduos. O presente trabalho teve por objetivo investigar e identificar qual a perspectiva de inclusão escolar do aluno Surdo na disciplina de Educação Física. Participaram do estudo 10 alunos surdos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Melo na cidade de Natal, Rio Grande Do Norte. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado especificamente para esse estudo com questões fechadas e duas questões abertas. Nos resultados e conclusões da pesquisa evidenciou-se que os alunos surdos apresentavam dificuldades comunicativas com os professores de EF e como requisito básico para de inclusão do aluno com surdez, na visão deles é a aprendizagem da Libras, as adaptações nas aulas e a preparação para a atuação em sala de forma humanizada, conhecendo as particularidades dos alunos e promovendo uma educação de qualidade.