Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar

This work grows starting from an apprenticeship intervention accomplished in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte. Campus Parnamirim (IFRN/Parnamirim). The objective of that research was to identify to solemnity perception of the subjects uncentreds on hi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cunha, Sérgio Melo da
Outros Autores: Araújo, Allyson Carvalho de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48011
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-48011
record_format dspace
spelling ri-123456789-480112023-03-09T20:23:47Z Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar Cunha, Sérgio Melo da Araújo, Allyson Carvalho de Batista, Alison Pereira Chaves, Paula Nunes Gênero Sexualidade Descentramento Educação Física escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA This work grows starting from an apprenticeship intervention accomplished in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte. Campus Parnamirim (IFRN/Parnamirim). The objective of that research was to identify to solemnity perception of the subjects uncentreds on his/her path and to notice the implications of their experiences in the process of teaching of the school Physical Education. Founded in this, we still looked for to contemplate as the difficulties of relationships (of itself for itself, and with the others) faced by a person in formation interfere in his/her daily one; to tell the historical context of the school sphere lived by the individual; and to discuss the wrapped up bonds in the classes of Physical Education. While research method, we adopted the oral history through semi-structured interviews, tends as actors of that process 4 students of the teaching medium-technician of IFRN / Parnamirim. With the accomplished interviews, after analysis of the content, we classified them in 4 aspects: social, family, school and in the classes of Physical Education. We noticed that starting from the gender discussions and sexuality, it is evidenced to the subjects uncentreds a traditionalistic society and prejudice. However, it is looked for, starting from the school, a community with rights same to all, even if to short steps. Este trabalho se desenvolve a partir de uma intervenção de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim (IFRN/Parnamirim). O objetivo dessa pesquisa foi identificar a autopercepção dos sujeitos descentrados sobre sua trajetória e perceber as implicações de suas experiências no processo de ensino da Educação Física escolar. Fundado neste, buscamos ainda refletir como as dificuldades de relacionamentos (de si para si, e com os demais) enfrentadas por uma pessoa em formação interferem em seu cotidiano; relatar o contexto histórico da esfera escolar vivido pelo indivíduo; e discutir os vínculos envoltos nas aulas de Educação Física. Enquanto método de pesquisa, adotamos a história oral por meio de entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores desse processo 4 estudantes do ensino médio-técnico do IFRN/Parnamirim. Com as entrevistas realizadas, após análise do conteúdo, as categorizamos em 4 aspectos: social, familiar, escolar e nas aulas de Educação Física. Percebemos que a partir das discussões de gênero e sexualidade, é evidenciada aos sujeitos descentrados uma sociedade tradicionalista e preconceituosa. No entanto, se busca, a partir da escola, uma comunidade com direitos iguais a todos, mesmo que a curtos passos. 2018-07-10T04:03:28Z 2022-06-15T11:42:35Z 2018-07-10T04:03:28Z 2022-06-15T11:42:35Z 2018-06 bachelorThesis 2016007033 CUNHA, Sérgio Melo da. Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48011 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gênero
Sexualidade
Descentramento
Educação Física escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Gênero
Sexualidade
Descentramento
Educação Física escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Cunha, Sérgio Melo da
Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
description This work grows starting from an apprenticeship intervention accomplished in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte. Campus Parnamirim (IFRN/Parnamirim). The objective of that research was to identify to solemnity perception of the subjects uncentreds on his/her path and to notice the implications of their experiences in the process of teaching of the school Physical Education. Founded in this, we still looked for to contemplate as the difficulties of relationships (of itself for itself, and with the others) faced by a person in formation interfere in his/her daily one; to tell the historical context of the school sphere lived by the individual; and to discuss the wrapped up bonds in the classes of Physical Education. While research method, we adopted the oral history through semi-structured interviews, tends as actors of that process 4 students of the teaching medium-technician of IFRN / Parnamirim. With the accomplished interviews, after analysis of the content, we classified them in 4 aspects: social, family, school and in the classes of Physical Education. We noticed that starting from the gender discussions and sexuality, it is evidenced to the subjects uncentreds a traditionalistic society and prejudice. However, it is looked for, starting from the school, a community with rights same to all, even if to short steps.
author2 Araújo, Allyson Carvalho de
author_facet Araújo, Allyson Carvalho de
Cunha, Sérgio Melo da
format bachelorThesis
author Cunha, Sérgio Melo da
author_sort Cunha, Sérgio Melo da
title Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
title_short Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
title_full Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
title_fullStr Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
title_full_unstemmed Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
title_sort identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a educação física escolar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48011
work_keys_str_mv AT cunhasergiomeloda identidadesdegeneroesexualidadenarrativasdesujeitosdescentradosesuasrelacoescomaeducacaofisicaescolar
_version_ 1773959245113327616