Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações
This dissertation aims to analyze the experiences socialized in the Virtual Community of Practice of the Sífilis Não Project, as a space for collective and collaborative construction that enables the exchange of ideas based on the reality of the subjects. The qualitative research adopted netnogra...
Đã lưu trong:
Tác giả chính: | |
---|---|
Tác giả khác: | |
Định dạng: | Dissertação |
Ngôn ngữ: | pt_BR |
Được phát hành: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Những chủ đề: | |
Truy cập trực tuyến: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47559 |
Các nhãn: |
Thêm thẻ
Không có thẻ, Là người đầu tiên thẻ bản ghi này!
|
id |
ri-123456789-47559 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-475592022-06-07T23:47:04Z Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações Medeiros, Maria Luziene de Rego, Maria Carmem Freire Diógenes http://lattes.cnpq.br/4508110133881508 Oliveira, Josineide Silveira de Paiva, Irene Alves de Cirino, Maria Reilta Dantas Ceccim, Ricardo Burg Comunidade de prática digital virtual Troca de ideias Ecossistema comunicativo This dissertation aims to analyze the experiences socialized in the Virtual Community of Practice of the Sífilis Não Project, as a space for collective and collaborative construction that enables the exchange of ideas based on the reality of the subjects. The qualitative research adopted netnography as an investigative flow, as it suits the need for emerging research in the network society, by verifying how virtual digital communicative interactions contribute to a structured dialogic environment based on visualization and observation in chatting lives. papo Sífilis Não, on the YouTube. The study is articulated to the references that direct research for teaching mediated by technologies and as theoretical interlocutors that dialogue with the text: Fleck (2010), Freire (1967, 2017), Castells (2003, 2013), Rêgo (2006), Wenger and Lave (1991). For the analysis, the principles of the Study Group on Educational Practices in Movement (GEPEM) were articulated, which proposes the process of construction of practices from different realities relating the study to a communicative ecosystem. The research pointed out the possibilities of interactions in a virtual, synchronous and asynchronous digital environment, during lives chat Syphilis No, on YouTube, guiding axis for the exchange of ideas, in a communicative ecosystem. A presente dissertação tem o objetivo de analisar as experiências socializadas na Comunidade de Prática Virtual do Projeto SífilisNão, como espaço de construção coletiva e colaborativa que possibilite a troca de ideias a partir da realidade dos sujeitos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou como fluxo investigativo a netnografia, por se adequar à necessidade de pesquisas emergente na sociedade em rede, ao verificar como as interações comunicativas digitais virtuais contribuem para um ambiente dialógico estruturado com base na visualização e observação nas lives de bate-papo SífilisNão, no YouTube. O estudo articula-se aos referenciais que direcionam as pesquisas para o ensino mediado por tecnologias e aos interlocutores teóricos que dialogam com o texto: Fleck (2010), Freire (1967, 2017), Castells (2003, 2013), Rêgo (2006), Wenger e Lave (1991). Para a análise foram articulados os princípios do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), que tem como proposta o processo de construção das práticas de diferentes realidades relacionando o estudo a um ecossistema comunicativo. A pesquisa apontou as possibilidades de interações em um ambiente digital virtual, síncrono e assíncrono, durante lives bate-papo do projeto SífilisNão, no YouTube, eixo norteador para a troca de ideias em um ecossistema comunicativo. 2022-06-06T22:52:54Z 2022-06-06T22:52:54Z 2022-02-25 masterThesis MEDEIROS, Maria Luziene de. Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47559 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Comunidade de prática digital virtual Troca de ideias Ecossistema comunicativo |
spellingShingle |
Comunidade de prática digital virtual Troca de ideias Ecossistema comunicativo Medeiros, Maria Luziene de Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações |
description |
This dissertation aims to analyze the experiences socialized in the Virtual
Community of Practice of the Sífilis Não Project, as a space for collective and
collaborative construction that enables the exchange of ideas based on the
reality of the subjects. The qualitative research adopted netnography as an
investigative flow, as it suits the need for emerging research in the network
society, by verifying how virtual digital communicative interactions contribute
to a structured dialogic environment based on visualization and observation
in chatting lives. papo Sífilis Não, on the YouTube. The study is articulated to
the references that direct research for teaching mediated by technologies
and as theoretical interlocutors that dialogue with the text: Fleck (2010), Freire
(1967, 2017), Castells (2003, 2013), Rêgo (2006), Wenger and Lave (1991). For
the analysis, the principles of the Study Group on Educational Practices in
Movement (GEPEM) were articulated, which proposes the process of
construction of practices from different realities relating the study to a
communicative ecosystem. The research pointed out the possibilities of
interactions in a virtual, synchronous and asynchronous digital environment,
during lives chat Syphilis No, on YouTube, guiding axis for the exchange of
ideas, in a communicative ecosystem. |
author2 |
Rego, Maria Carmem Freire Diógenes |
author_facet |
Rego, Maria Carmem Freire Diógenes Medeiros, Maria Luziene de |
format |
masterThesis |
author |
Medeiros, Maria Luziene de |
author_sort |
Medeiros, Maria Luziene de |
title |
Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações |
title_short |
Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações |
title_full |
Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações |
title_fullStr |
Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações |
title_full_unstemmed |
Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações |
title_sort |
comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do projeto sífilisnão e suas interações |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47559 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosmarialuzienede comunidadesdepraticasdigitaissobreacomunidadedepraticadoprojetosifilisnaoesuasinteracoes |
_version_ |
1773957914702118912 |