Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si

La presente investigación tiene como objetivo realizar la biografiación de mi trayectoria como docente-artista, en la perspectiva de comprender acerca de las incursiones de mi(s) experiencia(s) al devenir artista-docente con las singularidades y pluralidades que me componen. Adopté el procedimiento...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo, Eduardo Augusto Martins de
Outros Autores: Oliveira, Adriano Moraes de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-47511
record_format dspace
spelling ri-123456789-475112022-06-02T22:54:39Z Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si Melo, Eduardo Augusto Martins de Oliveira, Adriano Moraes de http://lattes.cnpq.br/3003249122156631 http://lattes.cnpq.br/4119639556374645 Porpino, Karenine de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 Perez, Lúcia Maria Vaz Tessituras - teatro Atravessamentos - teatro (Auto) biografização - teatro Teatro - ensino La presente investigación tiene como objetivo realizar la biografiación de mi trayectoria como docente-artista, en la perspectiva de comprender acerca de las incursiones de mi(s) experiencia(s) al devenir artista-docente con las singularidades y pluralidades que me componen. Adopté el procedimiento metodológico “biografiar”, proveniente del campo de las (auto)biografías y relatos de vida, como forma de comprender la biografiación de mi camino formativo como docente en el área de Artes, en el Municipio de João Câmara. Los estudios de las autoras Christine Delory-Momberger y Marie-Christine Josso constituyen las principales referencias de la presente investigación. Como fundamento epistemológico, a partir de sus planteamientos en la investigación (auto)biográfica y las historias de vida como espacio de formación humana y profesional, trazo un camino que tiene como foco principal el yo-profesor-artista actual, mirando un camino formativo que es singular, porque me pertenece, pero también tiene pluralidades, porque pertenece al amplio universo de un maestro-artista que se forma y trabaja en el campo de Brasil. Es a través de la comprensión de los significados de mi existencia singular-plural, como sujeto en los ámbitos artístico y pedagógico, que presento mi biografía como una de las tantas posibilidades de formación para la formatividad y, por eso, busco contribuir investigar en el ámbito de la pedagogía del teatro y la enseñanza del arte en la educación básica, particularmente en el interior brasileño. A presente pesquisa tem por objetivo realizar a biografização de meu trajeto enquanto docente-artista, na perspectiva de compreender acerca das incursões do(s) meu(s) vivido(s) como me tornei artista-docente com as singularidades e pluralidades que me compõem. Adotei o procedimento metodológico “biografização”, oriundo do campo (auto)biografias e histórias de vida, como forma de compreender biografização do meu trajeto formativo enquanto professor da área de Artes, do Município de João Câmara. Os estudos das autoras Christine Delory-Momberger e Marie-Christine Josso conformam os principais referenciais da presente investigação. Enquanto fundamento epistemológico, a partir de suas abordagens em pesquisa (auto)biográfica e de histórias de vida como espaço de formação humana e profissional, traço um trajeto que tem como foco principal o eu-professor-artista atual, olhando para um percurso formativo que é singular, pois me pertence, mas que também tem pluralidades, pois pertence ao universo amplo de um docente-artista que se forma e atua no interior do Brasil. É por meio da compreensão dos sentidos da minha existência singular-plural, como sujeito nas esferas artística e pedagógica, que apresento minha biografização como uma das muitas possibilidades de formação para a formatividade e por conta disso, busco contribuir com pesquisas no âmbito da pedagogia do teatro e do ensino de arte na educação básica, particularmente, a do interior brasileiro. 2022-06-02T22:53:56Z 2022-06-02T22:53:56Z 2022-02-24 masterThesis MELO, Eduardo Augusto Martins de. Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si. 2022. 170f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Tessituras - teatro
Atravessamentos - teatro
(Auto) biografização - teatro
Teatro - ensino
spellingShingle Tessituras - teatro
Atravessamentos - teatro
(Auto) biografização - teatro
Teatro - ensino
Melo, Eduardo Augusto Martins de
Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
description La presente investigación tiene como objetivo realizar la biografiación de mi trayectoria como docente-artista, en la perspectiva de comprender acerca de las incursiones de mi(s) experiencia(s) al devenir artista-docente con las singularidades y pluralidades que me componen. Adopté el procedimiento metodológico “biografiar”, proveniente del campo de las (auto)biografías y relatos de vida, como forma de comprender la biografiación de mi camino formativo como docente en el área de Artes, en el Municipio de João Câmara. Los estudios de las autoras Christine Delory-Momberger y Marie-Christine Josso constituyen las principales referencias de la presente investigación. Como fundamento epistemológico, a partir de sus planteamientos en la investigación (auto)biográfica y las historias de vida como espacio de formación humana y profesional, trazo un camino que tiene como foco principal el yo-profesor-artista actual, mirando un camino formativo que es singular, porque me pertenece, pero también tiene pluralidades, porque pertenece al amplio universo de un maestro-artista que se forma y trabaja en el campo de Brasil. Es a través de la comprensión de los significados de mi existencia singular-plural, como sujeto en los ámbitos artístico y pedagógico, que presento mi biografía como una de las tantas posibilidades de formación para la formatividad y, por eso, busco contribuir investigar en el ámbito de la pedagogía del teatro y la enseñanza del arte en la educación básica, particularmente en el interior brasileño.
author2 Oliveira, Adriano Moraes de
author_facet Oliveira, Adriano Moraes de
Melo, Eduardo Augusto Martins de
format masterThesis
author Melo, Eduardo Augusto Martins de
author_sort Melo, Eduardo Augusto Martins de
title Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
title_short Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
title_full Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
title_fullStr Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
title_full_unstemmed Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
title_sort tessituras de um docente-artista camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47511
work_keys_str_mv AT meloeduardoaugustomartinsde tessiturasdeumdocenteartistacamarenseabiografizacaocomoconhecimentodoprojetodesi
_version_ 1773958627111993344