O design atuante no ambiente empreendedor: uma proposta de ferramenta para avaliação da maturidade das startups em Natal

O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção e validação de uma ferramenta que auxilia a mensurar o grau de maturidade de uma startup, segundo a percepção do designer no âmbito do empreendedorismo. Em razão disso, no primeiro momento, mediante a pesquisa literária, identificaram...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Priscila Bezerra do Vale
Outros Autores: Santos, Dino Lincoln Figueiroa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47450
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção e validação de uma ferramenta que auxilia a mensurar o grau de maturidade de uma startup, segundo a percepção do designer no âmbito do empreendedorismo. Em razão disso, no primeiro momento, mediante a pesquisa literária, identificaram-se 6 metodologias relevantes de escala de maturidade encontradas nas áreas de administração e empreendedorismo, além da Escala de Diferencial semântico de OSGOOD, SUCI e TANNENBAUM (1957). Foi aplicado também, um questionário online, o qual foi possível traçar uma amostra do perfil do empreendedor local. Neste sentido, foi possível gerar uma prévia da ferramenta, a fim de resolver o problema encontrado. Já no segundo momento, o estudo foi voltado a melhorias do instrumento e validação do mesmo. Portanto, foram adicionadas as ferramentas “Teia do Efeito”, extraída do workshop efeito Orna (2017) e o “Teste de Perfil Comportamental” extraída de métodos de coaching (2016), além de aplicado um novo questionário online, a fim de dar o respaldo suficiente para validação da ferramenta. Após finalizado, o instrumento foi aplicado a 35 empresas, sendo 19 na Campus Party, 11 no Inova (IMD) e 4 ITNC (IFRN). Inicialmente alguns entrevistados não entenderam o objetivos do método, porém, após conversas, exemplos e finalmente o uso a ferramenta final apresentou altos índices de confiabilidade e aceitação dos usuários, ademais, gerou resultados satisfatórios.