Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor"
This work aims to resume the project “Conversando com o Professor”, initiated by the Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), now named by the Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) in partnership with the Secretaria de Educação à Distância da...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47415 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-47415 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação superior College education Serviços de apoio Pessoas com deficiência Animação |
spellingShingle |
Educação superior College education Serviços de apoio Pessoas com deficiência Animação Carlos, Vinicius Adler de Oliveira Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" |
description |
This work aims to resume the project “Conversando com o Professor”, initiated by the Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), now named by the Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) in partnership with the Secretaria de Educação à Distância da (SEDIS) of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), through a redesign of the graphic style and the proposal for presenting the material. An animated explainer video was developed on a high-fidelity animatic stage based on studies on the inclusion of people with disabilities in Brazilian Higher Education and the rules in force at UFRN, with regard to its inclusion and accessibility policy aimed at this audience. In addition, a survey was conducted on the history and resources of animation and motion design. The topic addressed was “Conversando sobre Redes de Apoio para Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas na UFRN”, which had as premise to gather the resources and services provided by the University in favor of inclusion in the academic scope. The work followed the methodology of Frascara and Fuentes (2006), mixed with the methodology presented by Gama (2016) and adapted to the needs of the material. Photographic records, interviews and visual studies were carried out to compose the structure of the script and to prepare the illustrations. The whole process of illustration and animation is explained as a guide for the development of the next animations and the final result serves as a reference for the production of the other titles that will be present in the project “Conversando com o Professor”. |
author2 |
Bastos, Helena Rugai |
author_facet |
Bastos, Helena Rugai Carlos, Vinicius Adler de Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Carlos, Vinicius Adler de Oliveira |
author_sort |
Carlos, Vinicius Adler de Oliveira |
title |
Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" |
title_short |
Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" |
title_full |
Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" |
title_fullStr |
Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" |
title_full_unstemmed |
Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" |
title_sort |
secretaria de inclusão e acessibilidade da ufrn e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "conversando com o professor" |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47415 |
work_keys_str_mv |
AT carlosviniciusadlerdeoliveira secretariadeinclusaoeacessibilidadedaufrneoensinoinclusivoredesenhodoprojetoconversandocomoprofessor |
_version_ |
1773964176024141824 |
spelling |
ri-123456789-474152023-01-25T19:57:33Z Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do projeto "Conversando com o Professor" Carlos, Vinicius Adler de Oliveira Bastos, Helena Rugai Bastos, Helena Rugai Romani, Elizabeth Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de Educação superior College education Serviços de apoio Pessoas com deficiência Animação This work aims to resume the project “Conversando com o Professor”, initiated by the Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), now named by the Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) in partnership with the Secretaria de Educação à Distância da (SEDIS) of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), through a redesign of the graphic style and the proposal for presenting the material. An animated explainer video was developed on a high-fidelity animatic stage based on studies on the inclusion of people with disabilities in Brazilian Higher Education and the rules in force at UFRN, with regard to its inclusion and accessibility policy aimed at this audience. In addition, a survey was conducted on the history and resources of animation and motion design. The topic addressed was “Conversando sobre Redes de Apoio para Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas na UFRN”, which had as premise to gather the resources and services provided by the University in favor of inclusion in the academic scope. The work followed the methodology of Frascara and Fuentes (2006), mixed with the methodology presented by Gama (2016) and adapted to the needs of the material. Photographic records, interviews and visual studies were carried out to compose the structure of the script and to prepare the illustrations. The whole process of illustration and animation is explained as a guide for the development of the next animations and the final result serves as a reference for the production of the other titles that will be present in the project “Conversando com o Professor”. Este trabalho visa retomar o projeto “Conversando com o Professor”, iniciado pela Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), hoje Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de um redesenho do estilo gráfico e da proposta de apresentação do material. Foi desenvolvido um vídeo explicativo animado em estágio de animatic de alta fidelidade com base em estudos sobre inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior brasileira e das normas vigentes na UFRN, no que diz respeito a sua política de inclusão e acessibilidade voltada para esse público. Ademais, foi realizado um levantamento sobre a história e os recursos da animação e do motion design. O tema abordado foi “Conversando sobre Redes de Apoio para Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas na UFRN”, o qual teve como premissa reunir os recursos e serviços disponibilizados pela Universidade em prol da inclusão no âmbito acadêmico. O trabalho seguiu a metodologia de Frascara e Fuentes (2006), mescladas com a metodologia apresentada por Gama (2016) e adaptada às necessidades do material. Foram realizados registros fotográficos, entrevistas e estudos visuais para compor a estrutura do roteiro e para a elaboração das ilustrações. Todo o processo de ilustração e animação é explicado como forma de guia para o desenvolvimento das próximas animações e o resultado final serve como referência para a produção dos demais títulos que estarão presentes no projeto “Conversando com o Professor”. 2020-12-21T16:21:11Z 2022-05-25T12:22:09Z 2020-12-21T16:21:11Z 2022-05-25T12:22:09Z 2020-12-02 bachelorThesis 20150111933 CARLOS, Vinicius Adler de Oliveira. Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e o ensino inclusivo: redesenho do Projeto “Conversando com o Professor. Orientador: Helena Rugai Bastos. 2020. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47415 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Design |