O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos
Ageing brings with itself new demands, requiring more study and activities from various segments to assist the elderly public. For that, it’s essential to comprehend the heterogeneity as an unique individual and collective experiences built during one’s lifetime, which accentuates as they get older....
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47374 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-47374 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-473742023-02-23T18:45:35Z O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos Davim, Barbara Stephane Canales Santa Rosa, José Guilherme Santa Rosa, José Guilherme Boeufleur, Rodrigo Naumann Costa, Ivana dos Santos de Lima e Souza Idoso Design Envelhecimento Heterogeneidade Design, Gerontologia Ageing brings with itself new demands, requiring more study and activities from various segments to assist the elderly public. For that, it’s essential to comprehend the heterogeneity as an unique individual and collective experiences built during one’s lifetime, which accentuates as they get older. The designer, due their social and multidisciplinary nature, can help together with the elderly user to build new meanings. For the following study, an a group of elderly people’s logo has been redesign with the participation of its own members by the use of tools from participatory design such as interactive panel, semantic differential scale, semistructured interviews and drawing workshop. A big difference was seen by the inclusion of the elderly user in the process, as much as on receptivity, conceptualization, aesthetic patterns e most importantly, in how much the user recognized and identified themselves on the new logo. Hopefully, with this exploratory study, students and professionals might be encouraged to research and work more for and with the elderly. O envelhecimento traz consigo novas demandas, exigindo maior estudo e atuação de diversos segmentos a fim de atender o público idoso. Para isso, é essencial compreender a heterogeneidade como experiência individual e experiência coletiva únicas e construídas durante todo o ciclo de vida, que se acentua à medida que as pessoas envelhecem. O designer, por sua natureza social e multidisciplinar, pode contribuir junto ao usuário idoso na construção de novos significados. Para o estudo, foi desenvolvido o redesign de uma marca de grupo de idosos com a participação dos próprios membros através de ferramentas do design participativo como painel interativo, diferencial semântico, pesquisa semiestruturada e oficina de desenho. Foi constatado uma grande diferença, com a inserção do usuário idoso no processo, tanto na receptividade, conceituação, padrão estético e principalmente, no alcance do usuário em se reconhecer e se identificar na marca. Espera-se que, com esse estudo exploratório, estudantes e profissionais sejam incentivados a pesquisar e trabalhar para e com os idosos. 2018-04-24T21:36:50Z 2022-05-25T12:18:58Z 2018-04-24T21:36:50Z 2022-05-25T12:18:58Z 2017-12-01 bachelorThesis 2012932064 DAVIM, Barbara Stephane Canales. O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento humano: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos. 2017. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47374 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Design |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Idoso Design Envelhecimento Heterogeneidade Design, Gerontologia |
spellingShingle |
Idoso Design Envelhecimento Heterogeneidade Design, Gerontologia Davim, Barbara Stephane Canales O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
description |
Ageing brings with itself new demands, requiring more study and activities from various segments to assist the elderly public. For that, it’s essential to comprehend the heterogeneity as an unique individual and collective experiences built during one’s lifetime, which accentuates as they get older. The designer, due their social and multidisciplinary nature, can help together with the elderly user to build new meanings. For the following study, an a group of elderly people’s logo has been redesign with the participation of its own members by the use of tools from participatory design such as interactive panel, semantic differential scale, semistructured interviews and drawing workshop. A big difference was seen by the inclusion of the elderly user in the process, as much as on receptivity, conceptualization, aesthetic patterns e most importantly, in how much the user recognized and identified themselves on the new logo. Hopefully, with this exploratory study, students and professionals might be encouraged to research and work more for and with the elderly. |
author2 |
Santa Rosa, José Guilherme |
author_facet |
Santa Rosa, José Guilherme Davim, Barbara Stephane Canales |
format |
bachelorThesis |
author |
Davim, Barbara Stephane Canales |
author_sort |
Davim, Barbara Stephane Canales |
title |
O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
title_short |
O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
title_full |
O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
title_fullStr |
O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
title_full_unstemmed |
O designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
title_sort |
o designer na discussão da heterogeneidade do envelhecimento: estudo de caso do redesign de marca com participação de idosos |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47374 |
work_keys_str_mv |
AT davimbarbarastephanecanales odesignernadiscussaodaheterogeneidadedoenvelhecimentoestudodecasodoredesigndemarcacomparticipacaodeidosos |
_version_ |
1773961448021557248 |