Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)

Despite the existence of Law No. 10.639, of January 9, 2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in elementary and high schools, and of Resolution No. 8, of November 20, 2012, that defines the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Ed...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Holanda, Nadiane Chaves Pereira de
Outros Autores: Maia, Ligio José de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47180
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-47180
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino de História
Saberes e práticas - espaço escolar
Escola - currículo - ensino de história
Educação escolar quilombola
Identidade
Paratibe
spellingShingle Ensino de História
Saberes e práticas - espaço escolar
Escola - currículo - ensino de história
Educação escolar quilombola
Identidade
Paratibe
Holanda, Nadiane Chaves Pereira de
Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
description Despite the existence of Law No. 10.639, of January 9, 2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in elementary and high schools, and of Resolution No. 8, of November 20, 2012, that defines the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, the educational reality of quilombola schools is still marked by a teaching that does not fully articulate school knowledge to the daily life and history of the community. As a result, they reinforce the existing silences regarding the culture and identity of these remaining quilombola groups. Reflecting on this issue and realizing the need to implement pedagogical practices that develop the specificities of Quilombola School Education in the environment of the Municipal Elementary School Prof. Antônia do Socorro Silva Machado, located in Paratibe, João Pessoa - PB, we developed this search. In this way, we hope to contribute to the development of a curriculum aimed at Quilombola School Education and that establishes references of belonging and identity for the community of Paratibe. In addition, we aimed to value and preserve memory and identity, through oral testimonies and sample narratives, from students and local leaders. We also take into account the questions raised by teachers and management about teaching practice and about the challenges for implementing specific education for the residents of Quilombo de Paratibe. This study was characterized as a field research with qualitative investigation, historical complementary method and bibliographical and documentary technique, carried out through the study of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education and the Political-Pedagogical Projects - PPP (2014-2020) from that school, in addition to the dialogue with works and authors who addressed and enriched the theme. As a product, an online page was created called Paratibe: history and resistance_ the teaching of history and quilombola school education, capable of respecting and valuing the culture, customs and traditions of the local quilombola peoples and which helps in the development of educational practices aimed at combating racial prejudice and at valuing the ethnic identity of the community in Paratibe-PB.
author2 Maia, Ligio José de Oliveira
author_facet Maia, Ligio José de Oliveira
Holanda, Nadiane Chaves Pereira de
format masterThesis
author Holanda, Nadiane Chaves Pereira de
author_sort Holanda, Nadiane Chaves Pereira de
title Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
title_short Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
title_full Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
title_fullStr Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
title_full_unstemmed Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020)
title_sort identidade, ensino de história e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de paratibe/joão pessoa-pb (c. 2012-2020)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47180
work_keys_str_mv AT holandanadianechavespereirade identidadeensinodehistoriaeeducacaoescolarquilombolareflexoeshistoricasapartirdeumaescolaquilombolaurbananacomunidadedeparatibejoaopessoapbc20122020
_version_ 1773963570283806720
spelling ri-123456789-471802022-05-12T19:45:45Z Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020) Holanda, Nadiane Chaves Pereira de Maia, Ligio José de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9077285917527672 https://orcid.org/0000-0001-9683-1965 http://lattes.cnpq.br/3637992585281501 Carvalho, Haroldo Loguercio https://orcid.org/0000-0003-2418-7212 http://lattes.cnpq.br/9190627462162920 Nunes, Cícera Ensino de História Saberes e práticas - espaço escolar Escola - currículo - ensino de história Educação escolar quilombola Identidade Paratibe Despite the existence of Law No. 10.639, of January 9, 2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in elementary and high schools, and of Resolution No. 8, of November 20, 2012, that defines the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, the educational reality of quilombola schools is still marked by a teaching that does not fully articulate school knowledge to the daily life and history of the community. As a result, they reinforce the existing silences regarding the culture and identity of these remaining quilombola groups. Reflecting on this issue and realizing the need to implement pedagogical practices that develop the specificities of Quilombola School Education in the environment of the Municipal Elementary School Prof. Antônia do Socorro Silva Machado, located in Paratibe, João Pessoa - PB, we developed this search. In this way, we hope to contribute to the development of a curriculum aimed at Quilombola School Education and that establishes references of belonging and identity for the community of Paratibe. In addition, we aimed to value and preserve memory and identity, through oral testimonies and sample narratives, from students and local leaders. We also take into account the questions raised by teachers and management about teaching practice and about the challenges for implementing specific education for the residents of Quilombo de Paratibe. This study was characterized as a field research with qualitative investigation, historical complementary method and bibliographical and documentary technique, carried out through the study of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education and the Political-Pedagogical Projects - PPP (2014-2020) from that school, in addition to the dialogue with works and authors who addressed and enriched the theme. As a product, an online page was created called Paratibe: history and resistance_ the teaching of history and quilombola school education, capable of respecting and valuing the culture, customs and traditions of the local quilombola peoples and which helps in the development of educational practices aimed at combating racial prejudice and at valuing the ethnic identity of the community in Paratibe-PB. Apesar da existência da Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino de História e de Cultura africana e Afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e da Resolução no 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, a realidade educacional das escolas quilombolas ainda se apresenta marcada por um ensino que não articula por completo os conhecimentos escolares ao cotidiano e à história da comunidade. Em virtude disso, reforçam os silenciamentos existentes a respeito da cultura e da identidade desses grupos remanescentes quilombolas. Refletindo sobre tal problemática e percebendo a necessidade de implementar práticas pedagógicas que desenvolvessem as especificidades da Educação Escolar Quilombola no ambiente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quilombola Prof.a Antônia do Socorro Silva Machado, localizada em Paratibe, João Pessoa – PB, desenvolvemos a presente pesquisa. Dessa maneira, esperamos contribuir com o desenvolvimento de um currículo voltado à Educação Escolar Quilombola e que estabeleça referenciais de pertencimento e de identidade para a comunidade de Paratibe. Além disso, tivemos como objetivo valorizar e preservar a memória e a identidade, através de depoimentos orais e narrativas por amostragem, dos/as estudantes e das lideranças locais. Também levamos em consideração as questões levantadas pelos/as docentes e pela gestão sobre a prática de ensino e sobre os desafios para a implementação de uma educação específica para os moradores do Quilombo de Paratibe. Esse estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo com investigação qualitativa, método complementar histórico e técnica bibliográfica e documental, feita por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e dos Projetos Político-pedagógicos – PPP (2014-2020) da referida escola, além do diálogo com trabalhos e autores que abordaram e enriqueceram a temática. Como produto foi elaborada uma página on-line chamada Paratibe: história e resistências_ o ensino de história e a educação escolar quilombola, capaz de respeitar e valorizar a cultura, os costumes e as tradições dos povos quilombolas locais e que ajuda no desenvolvimento de práticas educacionais voltadas ao combate do preconceito racial e à valorização da identidade étnica da comunidade de Paratibe-PB. 2022-05-12T19:44:54Z 2022-05-12T19:44:54Z 2021-12-20 masterThesis HOLANDA, Nadiane Chaves Pereira de. Identidade, ensino de História e educação escolar quilombola: reflexões históricas a partir de uma escola quilombola urbana na comunidade de Paratibe/João Pessoa-PB (c. 2012-2020). 2021. 272f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47180 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL