O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais

The present work, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA) of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), problematized the Teaching of History integrated with mathematical and Portuguese literacies in Elementary School Early Years, having the aim o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Leite, Erickle de Lucena
Outros Autores: Spinosa, Vanessa
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-47174
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino de História
Anos iniciais
Gamificação
Tecnologias digitais da comunicação e informação
spellingShingle Ensino de História
Anos iniciais
Gamificação
Tecnologias digitais da comunicação e informação
Leite, Erickle de Lucena
O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
description The present work, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA) of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), problematized the Teaching of History integrated with mathematical and Portuguese literacies in Elementary School Early Years, having the aim of developing a digital product which collaborates with interdisciplinarity. First, a Brazilian panorama of the stage was raised, especially in the public sphere, through which one could conjecture the role the discipline of History has within school planning of pedagogue teachers. Then it was adopted two relevant historical concepts to BNCC for Initial Years, time and narrative, to guide pedagogical objectives of the product. At this stage, it was carried out a bibliographic survey to elucidate methodological possibilities of these concepts in teaching children aged 6 to 10 years. In the final phase, it was developed a digital diary in a web application with gamified interactions in which students and teachers can enter and read records of their daily lives through systems presented in games, such as missions, challenges, points, experience and medals. The application of the proposal took place in two stages, from February to July 2021. After application, teachers answered a questionnaire with Likert scales on the use of the product as a teaching tool. The data collected in the survey were analyzed and showed that the product has a great potential to support the development of innovative teaching strategies, requiring any device that has an internet browser. Thus, the construction of digital educational resources with game elements from the perspective of History Teaching, such as the Magic Diary, allows teachers to work with Gamified Learning Objects, helping children to develop historical concepts integrated with other areas of knowledge in a challenging and constructionist environment.
author2 Spinosa, Vanessa
author_facet Spinosa, Vanessa
Leite, Erickle de Lucena
format masterThesis
author Leite, Erickle de Lucena
author_sort Leite, Erickle de Lucena
title O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_short O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_full O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_fullStr O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_full_unstemmed O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
title_sort o diário mágico: construção de um red gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174
work_keys_str_mv AT leiteerickledelucena odiariomagicoconstrucaodeumredgamificadoparaoensinodehistoriaintegradoaosletramentosnosanosiniciais
_version_ 1773959770040958976
spelling ri-123456789-471742022-05-11T23:11:15Z O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais Leite, Erickle de Lucena Spinosa, Vanessa http://lattes.cnpq.br/3031380420073374 http://lattes.cnpq.br/1087304600335538 Oliveira, Margarida Maria Dias de https://orcid.org/0000-0002-8542-4173 http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 Silva, Lucas Victor Ensino de História Anos iniciais Gamificação Tecnologias digitais da comunicação e informação The present work, linked to the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA) of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), problematized the Teaching of History integrated with mathematical and Portuguese literacies in Elementary School Early Years, having the aim of developing a digital product which collaborates with interdisciplinarity. First, a Brazilian panorama of the stage was raised, especially in the public sphere, through which one could conjecture the role the discipline of History has within school planning of pedagogue teachers. Then it was adopted two relevant historical concepts to BNCC for Initial Years, time and narrative, to guide pedagogical objectives of the product. At this stage, it was carried out a bibliographic survey to elucidate methodological possibilities of these concepts in teaching children aged 6 to 10 years. In the final phase, it was developed a digital diary in a web application with gamified interactions in which students and teachers can enter and read records of their daily lives through systems presented in games, such as missions, challenges, points, experience and medals. The application of the proposal took place in two stages, from February to July 2021. After application, teachers answered a questionnaire with Likert scales on the use of the product as a teaching tool. The data collected in the survey were analyzed and showed that the product has a great potential to support the development of innovative teaching strategies, requiring any device that has an internet browser. Thus, the construction of digital educational resources with game elements from the perspective of History Teaching, such as the Magic Diary, allows teachers to work with Gamified Learning Objects, helping children to develop historical concepts integrated with other areas of knowledge in a challenging and constructionist environment. Este trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), problematizou o ensino de História integrado aos Letramentos Matemáticos e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o objetivo de desenvolver um produto digital que colabore com essa interdisciplinaridade. Levantou-se primeiramente um panorama brasileiro da etapa inicial da Educação Básica, especialmente na esfera pública, através do qual pudemos conjecturar o papel que a disciplina de História possui dentro do planejamento escolar dos professores pedagogos. Adotamos então dois conceitos históricos pertinentes a BNCC para os anos iniciais, tempo e narrativa, para nortear os objetivos pedagógicos do nosso produto. Neste momento, fizemos um levantamento bibliográfico para elucidar as possibilidades metodológicas desses conceitos no ensino para crianças de 6 a 10 anos. Na fase final, desenvolvemos um diário digital em uma aplicação web com interações gamificadas no qual estudantes e professores podem inserir e ler registros de seus cotidianos por meio de sistemas presentes em jogos, como missões, desafios, pontos, experiência e medalhas. A aplicação da proposta ocorreu em duas etapas, no período de fevereiro a julho de 2021. Após esta, os professores responderam a um questionário com escalas de likert sobre o uso do produto como ferramenta didática. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e mostraram que o produto tem um grande potencial de fornecer um suporte a elaboração de estratégias de ensino inovadoras, sendo necessário para isso qualquer aparelho que possua navegador de internet. Assim, a construção de recursos educacionais digitais com elementos de jogos a partir da perspectiva do Ensino de História, como o Diário Mágico, permite os docentes trabalharem com Objetos de Aprendizagem Gamificados, colaborando assim para que crianças possam desenvolver conceitos históricos integrados a outras áreas do conhecimento em um ambiente desafiador e construcionista. 2022-05-11T23:10:30Z 2022-05-11T23:10:30Z 2021-12-17 masterThesis LEITE, Erickle de Lucena. O diário mágico: construção de um RED gamificado para o ensino de história integrado aos letramentos nos anos iniciais. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47174 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL